fernandosousa

Recibos Verdes

6 publicações neste tópico

Bons dias!

Será que alguém me consegue ajudar??

Tenho um amigo a quem lhe foi oferecido um emprego (estágio remunerado) recebendo 500 € a recibos verdes.

Pelo aquilo que me consegui informar terá de pagar um valor mínimo à SS (suponho cerca de 150 €) mais descontos de IRS (suponho cerca de 26%)

Assim irá receber no final, em termos líquidos, a quantia de:

SS - 150 €

IRS - 500 x 26% = 130 €

Líquido = 220 €

Será que estou correcto??!!!

Obrigado!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com esse rendimento, o seu amigo irá pagar cerca de 180 € de Segurança Social até Outubro, mês em que será colocado no escalão mais baixo (ou seja, passará a pagar 100 €). Atenção que o seu amigo pode pedir uma isenção de Segurança Social durante um ano se nunca tiver aberto actividade anteriormente.

Quanto ao IRS, com esse rendimento, o seu amigo não é obrigado a fazer retenção na fonte em cada recibo (só será obrigado a isso se, num ano, ultrapassar os cerca de 10 000 euros de rendimento, passando depois a estar em regime de IVA e de retenção na fonte). Só precisará de pagar o imposto na altura da declaração de IRS e com esse rendimento, é provável que pague muito pouco imposto ou até talvez nenhum caso tenha algumas despesas (como despesas de saúde, por exemplo) - neste ponto, não lhe sei dizer porque não conheço as taxas ao certo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A taxa de retençao na fonte tipicamente e' de 21,5% (depende da atividade), nao 26%. De qualquer forma, como disse o fernando, ele so esta obrigado a fazer retençao na fonte se ultrapassar os 10.000€ anuais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado!

O valor da SS é obrigatório?? ou é possível pedir algum tipo de isenção (excepto no primeiro ano)?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O valor da SS é obrigatório?? ou é possível pedir algum tipo de isenção (excepto no primeiro ano)?

E' obrigatorio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A contribuição para a Segurança Social é obrigatória, mas há reduções para quem ganhar muito pouco. Não conheço os tectos para as reduções, o melhor é passar na Segurança Social e perguntar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead