Visitante ffg

bolsa de valores

2 publicações neste tópico

Boas, gostava de saber o seguinte se eu investir na bolsa de valores atraves do site do BPInet e comprar 1000 acções da empresa x a 5,00 e as vender a 10,00 qual é o meu lucro depois de impostos taxas etc, e se for possivel esclareçam-me para onde vão os impostos taxas etc.

Desde já o meu obrigado a todos e desculpem a minha ignorância no assunto.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

O modo com funciona é o seguinte. você hoje compra a acção e investe 1000*5=5.000 eur, passado um tempo e admitindo que ocorre o milagre de ter a possibilidade de vender as mesmas acções por 10 eur/cada (rendibilidade de 100%!!!) então irá encaixar o produto da venda que serão 1000*10=10.000 eur (aqui estou a ignorar as comissões que obviamente irá suportar tanto para realizar a compra como a venda, e que reduzem a sua mais valia). Assim, encaixa uma mais valia de 10.000-5.000=5.000. O tema impostos sobre mais valias é tratado depois quando preencher a sua declaração de IRS onde essa mais valia terá de ser declarada por si e tributada - ou seja, o acerto de IRS que irá ocorrer relativo ao ano em que vende a sua posição irá ter em consideração que irá pagar IRS sobre os 5.000 eur de mais valias do exemplo acima. A taxa de tributação é de actualmente 20% ou 21.5%, não tenho a certeza.

Mais importante do que tudo que disse em cima, é fazer um comentário sobre a sua questão e sobre a forma como a coloca. Parece-me que tem ainda um longo caminho pela frente para perceber o que é o mercado accionista e como funciona, quais os riscos, qual a forma correcta de investir e que minimiza a probabilidade de perdas (e eventualmente a probabilidade de ganhos enormes), que normalmente passa pela diversificação. Quais os agentes e intermediários que actuam no mercado, quais os custos que eles introduzem no processo de investimento, quais os seus interesses e motivações, porque não é aconselhável considerar que a opinião do seu gestor de conta é isenta e no seu melhor interesse, porque as plataformas de negociação apesar de interessantes com todos os graficos e preços a mexer não são necessáriamente no melhor interesse do investidor na medida em que apelam a natureza de jogaor do nosso subconsciente fazendo o investidor fazer demasiados negocios de compra e venda (gerando comissões para os bancos e corretoras - e impostos para o Estado), estrategia que não é necessariamente a melhor para os interesses de longo prazo do investidor. Enfim, o que quero dizer é que antes de usar a plataforma que refere, ou outra qualquer, dê-se ao trabalho de aprender um pouco mais sobre o assunto para não andar a gastar dinheiro de olhos fechados. E uma vez que o dinheiro custa a ganhar, cada vez mais, creio que é um esforço que se justifica.

Abraço e boa sorte.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead