Visitante Rui Andre

Dúvida recibos verdes e IRS

13 publicações neste tópico

Boas..  

Estou desde Outubro a recibos verdes numa clinica veterinária recebendo 750 euros mês! Como tinha isenção de 1 ano aproveitei. Preciso fazer IRS? Outra dúvida, onde e quando se tem que entregar os duplicados dos recibos verdes? E que não percebo nada disto.. se me puderem ajudar..

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A isenção é referente à Segurança Social, a declaração de IRS precisas de meter na mesma.

Não tens de entregar. Tens de os guardar como comprovativo do rendimento que tiveste para o caso de algum dia as Finanças te decidirem inspecionar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E que papeis do IRS preciso de preencher? Posso apresentar despesas de saúde? So as despesas com gasolina e almoço (despesas com a profissão por assim dizer) e que não posso apresentar nao e?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Compensa tratar os rendimentos como os da categoria A?

Os trabalhadores independentes podem optar por tratar fiscalmente os seus rendimentos (categoria B) como se fossem da categoria A. Mas isto nem sempre compensa e se o fizerem têm de manter a opção por três anos, a não ser que comecem a receber por serviços prestados a mais de uma entidade. Segundo a DECO esta opção só é vantajosa para os contribuintes só com rendimentos da actividade independente ou com rendimentos de outras categorias que não a A, porque permite beneficiar da dedução específica da categoria A. No entanto, se tiver rendimentos por trabalho por conta de outrem, esta opção já não é vantajosa. Se os rendimentos forem iguais ou inferiores a 13.680 euros e vierem apenas de uma entidade compensa seguir as regras da categoria A. É que abaixo deste valor a dedução específica da categoria A é sempre superior ao rendimento não considerado pelo Fisco no regime simplificado.

http://economico.sapo.pt/noticias/o-regime-mais-indicado-para-trabalhadores-independentes_112281.html

Não percebi muito bem este texto aqui...qual a vantagem que isto pode trazer em exemplos práticos?

tipo eu só recebo de uma empresa e nem vou chegar aos 10000 euros/ano, é vantajoso para mim?como?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tipo eu só recebo de uma empresa e nem vou chegar aos 10000 euros/ano, é vantajoso para mim?como?

Provavelmente sim. A dedução específica da categoria A é um valor fixo, enquanto que a da categoria B (no regime simplificado) é de 30% dos rendimentos para os casos de serviços.

Não fiz as contas mas o valor apresentado provavelmente é aquele para o qual os dois valores são iguais. Abaixo desse a dedução específica é menor na categoria B e logo, se não optar pelas regras da categoria A, paga mais imposto.

Reitero o que está escrito no texto - esta opção só existe se os rendimentos da categoria B forem todos prestados à mesma entidade...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

no meu caso é...

tudo à mesma entidade...

assim se optar pela A tenho que entregar agora, até ao fim do mês certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

assim se optar pela A tenho que entregar agora, até ao fim do mês certo?

não. continuas a só entregar na 2ª fase. Até porque a opção para escolheres esta forma de tributação está no anexo B, que só é aceite na 2ª fase ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não. continuas a só entregar na 2ª fase. Até porque a opção para escolheres esta forma de tributação está no anexo B, que só é aceite na 2ª fase ;)

desculpa a pergunta...quando é esta fase??e quando acaba as entregas pela net nesta fase?

é que estive a ler umas coisas e fiquei completamente confuso... ::) ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

desculpa a pergunta...quando é esta fase??e quando acaba as entregas pela net nesta fase?

A 2ª fase está a decorrer até ao fim do mês para quem quiser entregar em papel e durante o mês de Maio para entregas pela net.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A 2ª fase está a decorrer até ao fim do mês para quem quiser entregar em papel e durante o mês de Maio para entregas pela net.

obrigado pela resposta!só depois é que vi isso...já estava com os olhos em bico..LOL

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém pode, se faz favor me responder a uma dúvida?

Se eu tenho rendimentos de por ex. 5000€ de vendas coloco o valor na totalidade ou só uma percentagem pré-definida?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Se eu tenho rendimentos de por ex. 5000€ de vendas coloco o valor na totalidade ou só uma percentagem pré-definida?

Na totalidade. Se estiveres no regime simplificado, o fisco assume que 20% desse valor é o teu rendimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dúvida esclarecida. Obrigado  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor