miguelitosantos

Qual o banco mais seguro?

44 publicações neste tópico

Muito se fala em crise,muito se fala em desemprego...todos dias se ouve falar em tudo e mais alguma coisa,,,tudo é negativo em portugal...

Muito se fala em fundos de garantia etc etc etc...bla bla bla...o k realmente as pessoas kerem saber é:

kual o banco mais seguro??????axo k esta é a pergunta chave...

agradecia a opiniao de kada um...pois sera muito util para muita gente...

um grande abraço a todos...e um grande obrigado por este site k muita utilidade tem...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

rapax, em primeiro lugar deicha-mi felixitar-te pelo teu escelente purtugez e pela excrita evulutiva que utilixas ! Expero que o ilustre Vasco Graça Moura, que paxa a vida a perorar contra o Acordo Ortográfico, leia os teus posts pois vai aprender mueto e talvex escreva sobre ti no Diário de Notixias !

agora, respondendo à tua pergunta, eu diria que em Portugal neste momento podes ter confiança na Banca - a banca portuguesa  parece que é sólida sendo isso aceite pela generalidade das pessoas - e refiro-me a quem sabe. Repara que os dois únicos casos graves que se passaram em Portugal devem-se a fraudes, são casos de polícia, e mesmo num caso desses, devido à dimensão do banco, o Estado assegurou os depósitos.

Portanto acho que podes utilizar qualquer banco que não terás problema: no entanto aconselho-te a , se tiveres muito dinheiro (mais de 100 mil, p.ex.) distribuíres o teu dinheiro por dois ou três bancos, assim evidentemente diminuis o risco inerente, além de poderes aproveitar as melhores ofertas de cada um deles.

Mas dorme descansado, essa é a minha opinião, a menos que a Europa ou o Euro vão á falência...mas nesse caso não te preocupes porque vais como os outros todos, para o buraco ! Antes isso que a morte, deixa estar !

Olha, e continua axim k é giro !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Caixa Geral de Depósitos em Portugal será sempre o banco mais seguro pelo facto de pertencer ao estado, mesmo este estando no estado que está!

Um banco privado pode estar bem ou mal de finanças mas estará sempre muito mal quando o Estado não tiver dinheiro! O acesso ao financiamento desse banco privado será cada vez mais reduzido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Caixa Geral de Depósitos em Portugal será sempre o banco mais seguro pelo facto de pertencer ao estado, mesmo este estando no estado que está!

Um banco privado pode estar bem ou mal de finanças mas estará sempre muito mal quando o Estado não tiver dinheiro! O acesso ao financiamento desse banco privado será cada vez mais reduzido.

Errado. És o Elo mais fraco. Adeus!!!

Nota: Este senhor Presidente da Junta recebe pela publicidade que faz da CGD, só pode.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso sempre me foi dito por professores de economia que é o melhor banco é sempre a CGD porque pertence ao estado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu atentaria (esta palavra existe?) à garantia depositária (e esta?) temporal da entidade bancária!...  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gonçalo,

por acaso eu não tenho essa ideia do Presidente da Junta, pelo contrário. Estarás atento aos posts ou entraste de rompante sem ler o histórico...?

Mas enfim, cada um com a sua pois eu também não tenho procuração para o defender...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Sr Gonçalo tem direito à sua opinião pois estamos num fórum e vou respeitar os seus comentários. No entanto acho que se deveria preocupar em participar de forma educada e no âmbito do fórum porque responder atacando o membro A ou B não lhe fica bem.

Gonçalo o fórum agradece que comentes os tópicos mas caso não queiras comentar agradece também que respeites as opiniões de todos e não impliques com as pessoas!

Respondendo ao tópico que é o que interessa, posso responder que os dois bancos mais seguros em Portugal são a CGD e o Santander. A  CGD por ser do estado e o Santander por pertencer ao 9º banco mais sólido do mundo. Isto em termos teóricos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando é que vão ser feitos novos testes de stress? Eu ouvi dizer que era brevemente mas quando nao sei...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso sempre me foi dito por professores de economia que é o melhor banco é sempre a CGD porque pertence ao estado.

Por essa lógica, logo a seguir vem o BPN que agora também é do estado. Mas nesse caso as opiniões já divergem ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No caso do BPN acho que é diferente pois o estado não se importaria de perder o banco a ter de injectar novamente milhões de euros lá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Acho incrível a falta de conhecimento.

Não estou a atacar A ou B, simplesmente estou a falar em factos e já que falas em A ou B, considera-te como o A porque em todos os tópicos que criei e subscrevi, nunca me viram a atacar outros (B?), pelo que podem considerar como um acto isolado.

Fundamento a minha opinião quando tiver tempo, tanto em relação a segurança dos Bancos, como à sistemática insistência do Presidente da Junta falar nos Bancos se são bons ao não, falando nas ATM e nos Depósitos ao Balcão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gonçalo este é o último post que vou escrever em relação à tua falta de ética aqui no fórum porque não é este tipo de atitudes que se pretende no fórum nem enriquece em nada o mesmo. Se quiseres continuar este assunto ficarás a falar sozinho porque por mim está encerrado.

Vou continuar a participar neste fórum e falar da banca como sempre fiz. É um assunto que por mais que se fale é sempre pouco dada a grande falta de conhecimento que as pessoas em geral têm sobre o assunto. Trocar ideias, trocar experiências enriquece de facto o nosso conhecimento sobre os inúmeros bancos que temos.

Peço desculpa aos membros por este Off Tópic mas prometo ser o último em relação ao senhor Gonçalo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual o banco mais seguro?

Seguindo a premissa " To big to fall"

Colocaria num primeiro grupo de bancos com menos risco:

CGD

Santander Totta

BES

BCP

BPI

Devido ao seu tamanho no mercado, a sua queda teria de ser evitada através de um resgate publico ou privado.

Segundo Grupo de Bancos:

Barclays

Credito Agricola

Montepio Geral

Banif

O Barclays é uma instituição bancaria inglesa a operar em Portugal que poderia estar no primeiro grupo, mas não coloco por ter um peso inferior aos 5 principais bancos. Depois existe sempre aquele risco daquela instituição vender a sua actividade bancaria em portugal a outro banco, ou seja, enquanto cliente tenho de pensar que aquele banco poderá não estar em Portugal daqui 10 anos.

O Credito Agricola é um universo diferente, penso que existem cerca de 80 Caixas Agricolas a operar em Portugal, por norma tem um perfil conservador, mas mesmo assim existem Caixas rentaveis e outras que podem apresentar prejuizos. Nos anos mais recentes já ocorrem fusões de Caixas. Por isso acredito que as Caixas Agricolas possam ser resgatadas por outras Caixas Agricolas num processo de integração ou pela Caixa Central do Credito Agricola. Mas repito, este banco é muito consevador e também apresenta lucros.

As contas bancárias do Montepio Geral e agora as contas do Finibanco encaixam praticamente os criterios do Credito Agricola, tem um perfil conservador, que evita entrar em situações de risco de viabilidade futura (vejam a situação do fundo de pensões). Não sou cliente desse banco, mas não acredito que haja muito risco no montepio geral.

O Banif, talvez destes 4 o mais arriscado. É VERDADE. Coloco neste grupo pelo peso que esta instituição tem em determinadas areas geograficas de Portugal (Madeira e Açores). Se este banco corresse o risco de cair teria um efeito nefasto nas regiões anteriormente referidas. Por isso acredito da necessidade de um resgate publico ou privado. Para além disso essa instituição é sempre referida como possivel futuro alvo de compra. É sempre mais seguro ter um banco em que haja sempre interessados em comprar.

Terceiro Grupo de Bancos:

Bigonline

BEST

ActivoBank

BBVA

Se estes 3 bancos online tivessem no cenario de cair, eu não acredito que o Estado Português fosse resgatar, e por isso estão num terceiro Grupo. Mas nem todo é mau, já que o Activobank pertence ao BCP e o Best pertence na sua maioria do seu capital ao BES e por isso acredito que haveria sempre um resgate dessas instituições-mãe.

Já o Bigonline não tem um grande banco atrás de si, mas devido aos resultados que essa instituição apresenta desde à anos para cá com um crescimento nos seus lucros e depois tem excelentes racios de solvibilidade com bons niveis da TIER 1.

Não acredito que o BBVA fosse salvo pelo Estado, por ter um expressão pequena no mercado português. Mas como pertence a um grande internacional bancario eu acredito que seria sempre resgatado pela empresa mãe.

Quarto Grupo de Bancos:

Banco Popular

BPN

BIC

É verdade que coloquei o BPN neste grupo mesmo estando abrangido pela protecção do Estado, mas enquanto este banco tiver uma perspectiva futura com um ponto de interregação, eu em perfeito juizo não sou capaz de abrir conta. Para mim segurança não se limita a 6 meses ou 1 ano, mas sim pensar que aquela instituição poderá existir daqui a 10 anos.

Se o BIC cair, o Estado salva? Não acredito.

E os seus accionistas salvam o banco? Acredito que hoje salvam, mas daqui a 5 anos, será que os angolanos continuam com dinheiro?

São muitas interrogações para um banco numa perspectiva por exemplo de 10 anos.

O Banco Popular, não seria salvo pelo Estado Português em caso de resgate. Desconheço como está o Banco Popular em Espanha, por isso tenho alguns receios neste banco.

Quinto Grupo de Bancos:

Outros bancos pequenos, com um unico balcão (ou 2), como por exemplo bancos estilo do BPP

Privat Bank

Perfil de bancos com elevados retornos mas com riscos mais elevados comparativamente com outros bancos. Resgate estatal não acredito e resgate privado com hipoteses mais reduzidas comparativamente a outros bancos. As suas actividades serem compradas por outras instituições também é reduzida porque não tem qualquer expressão a nivel nacional.

Estes foram os meus criterios. Penso que não esqueci de referir nenhum banco importante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

é excelente o teu post DavidMLeal.

Concordo a 100%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Abri este debate do banco mais seguro.pois penso que é o que mais gente procura saber....

Agradeço a opiniao de todos...

Acho que cada opiniao é cada opiniao,e nao vale a pena ninguem se zangar...

todas as opinioes sao validas....no meu caso,tbm ouvi dizer sempre que a CGD É o mais seguro..

um grande abraço para todos...........

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

todas as opinioes sao validas....no meu caso,tbm ouvi dizer sempre que a CGD É o mais seguro..

Deve ser por isso que há intenção de privatizar a CGD!...  :P

Até porque "aparentemente" estão a aumentar os juros dos DP para atrair capital. Devem estar a precisar dele, ou não será?...  :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

esse facto é mesmo a novidade desta crise: A CGD (Banco público e todo poderoso) também está com necessidades prementes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A CGD está com necessidades prementes de dinheiro desde o momento em que foi obrigada a absorver o BPN. Este facto levou a que a CGD tenha tido necessidade de aumentar os capitais próprios 3 vezes (salvo erro) ao longo de 2009 e 2010.

onde acima se le "aumentar os capitais próprios" significa o estado injectar dinheiro dos contribuintes.

Entretanto, e com as crescentes dificuldades do estado (e da própria CGD) em pedir emprestado a juros decentes, o banco está a optar por tentar captar depósitos para se financiar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ja reparei que toda gente,ou a maioria das pessoas diz mal da CGD,mas porque é que teem tanto odio a CGD,pois ja reparei com muita gente que falo aqui no forum 90% das pessoas dizem mal da cgd...

sera um banco assim tao pessimo??um banco tao caro a nivel de despesas??? etc etc??

ate tenho receio de ter conta lá.............

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho conta na CGD e gosto bastante do banco. A minha gestora de conta é excelente.

Só recentemente começou a ter Depósitos a Prazo com valores mais interessantes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a CGD é mesmo assim ou se adora ou se detesta!. Penso que tem muito a ver com o tipo de cliente e o perfil mais conservador (adoram) e Futurista (Detestam)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a CGD é mesmo assim ou se adora ou se detesta!. Penso que tem muito a ver com o tipo de cliente e o perfil mais conservador (adoram) e Futurista (Detestam)

Então porque gosto de ser cliente CGD sou conservador ... ok, é a sua opinião  ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

BL não leves isto à letra. Quando me refiro aos clientes CGD serem mais conservadores é porque é um banco muito pouco evoluído tecnologicamente em comparação com por exemplo BCP ou Santander e porque é também um banco mais burucrático e mais "lento".

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Penso que relativamente aos 5 grandes bancos é necessário analisar alguns números. A CGD é o banco com melhor equilibrio na relação entre crédito/depósitos com 121%, o Banco logo a seguir é o BPI com 129%. Os outros já tem valores proibitivos. Contudo, a CGD é o banco com menor rentabilidade dos capitais próprios, com apenas 5% (mais valia fechar e fazer um depósito a prazo com o capital próprio). BPI, BES e Santander são os que apresentam melhores rentabilidades, acima dos 8%. O BPI até ao final do ano não tem dívidas junto do BCE, enquanto que os restantes Bancos tem montantes elevados a reembolsar.

http://espacopoupanca.blogspot.com/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor