m.elis

painéis fotovoltaicos - apoio para as PME?

6 publicações neste tópico

Olá bom dia,

Tenho algumas dúvidas que precisava de esclarecer. Tenho que corrigir um trabalho sobre    painéis foto-voltaicos em pequenas empresas ou IPSS, mais concretamente se a sua aplicação é ou não rentável, não do ponto de vista da empresa que instala mas do ponto de vista da empresa que pretende mudar as suas fontes de energia e opta por painéis fotovoltaicos.

Excluindo a componente ambiental, embora importante não é essencial neste caso, o que eu pretendia saber era se no ano de 2011 o Estado, através do QREN que apoiava as PME, ainda o está a fazer? Ou se agora as empresas que queiram introdizir essas mudanças têm que pedir financiamentos bancários como se fossem modernizar a empresa com uma grande máquina.

O que tenho lido não me tira as dúvidas: http://www.paineissolares.gov.pt/solar2010.html e www.renovaveisnahora.pt, precisava de experiências concretas - boas ou más - do ponto de vista empresarial e não dos particulares.

Muito obrigada pela potencial ajuda. Preciso de muita pois percebo pouco ou nada disto, mas há uns iluminados no M.E. que acham que um formador deve saber TUDO!!!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá bom dia,

Tenho algumas dúvidas que precisava de esclarecer. Tenho que corrigir um trabalho sobre    painéis foto-voltaicos em pequenas empresas ou IPSS, mais concretamente se a sua aplicação é ou não rentável, não do ponto de vista da empresa que instala mas do ponto de vista da empresa que pretende mudar as suas fontes de energia e opta por painéis fotovoltaicos.

Excluindo a componente ambiental, embora importante não é essencial neste caso, o que eu pretendia saber era se no ano de 2011 o Estado, através do QREN que apoiava as PME, ainda o está a fazer? Ou se agora as empresas que queiram introdizir essas mudanças têm que pedir financiamentos bancários como se fossem modernizar a empresa com uma grande máquina.

O que tenho lido não me tira as dúvidas: http://www.paineissolares.gov.pt/solar2010.html e www.renovaveisnahora.pt, precisava de experiências concretas - boas ou más - do ponto de vista empresarial e não dos particulares.

Muito obrigada pela potencial ajuda. Preciso de muita pois percebo pouco ou nada disto, mas há uns iluminados no M.E. que acham que um formador deve saber TUDO!!!

Tudo é pouco!...  :D  :D  :D

Ora dá uma vista de olhos aqui: http://www.dragteam.info/forum/energia-solar-termica/113366-subsidios-aos-paineis-solares-termicos-agora-sao-so-para-empresas-e-associacoes.html

Atenção que a nível particular os benefícios fiscais só serão atribuidos de 4 em 4 anos: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,3018.msg25674.html#msg25674

Consoante a dimensão do projecto, ter-se-á que analisar caso a caso o custo final da instalação. Só depois, se pode dizer a partir de que momento o investimento se torna rentável.

A titulo de exemplo para o caso de um particular:

Kit 3,45 kWp

Potência Total instalada - Painéis (potência mínima): 3.500,00 W

Preço: 14.500,00€

É esperado que haja retorno deste investimento, ao fim de 7 anos, isto no caso do tempo ser favorável e não haja lugar a despesas de manutenção muito elevadas. Mais uma vez, para um particular e para aquele kit, andarão na casa dos 100€/ano. Assim, é uma questão de adaptar esta realidade no caso particular, para a dimensão empresarial ou IPSS.

Espero que se tenha feito umas luzes por ai!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como complemento aqui fica a informação relativa aos apoios estatais: http://energiasolare.blogs.sapo.pt/24083.html

As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e as pequenas e médias empresas (PME) vão ter apoio para instalar painéis solares em instalações como escolas, piscinas e clubes desportivos. O protocolo assinado entre a Agência para a Energia e dez bancos prevê entre 25% a 30% de financiamento bancário, sendo que a grande fatia do apoio vem do QREN, mais precisamente 50 milhões de euros. Ouvido pela Antena 1, o secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, explica a importância deste apoio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Jribeiro,

Muito obrigada. Já tenho com que me entreter :(

O interessante é que os bancos não me dizem nada do que está no está no "papel".

Direi qq coisa quando estiver mais informada, no entanto, se alguém tiver mais alguma dica a dar-me, ficarei grata.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Supostamente os "gestores" deveriam dar alguma informação sobre o assunto aqui tratado!...

Se calhar é melhor ir à concorrência pedir informações e talvez deixar um contacto (email é o mais natural) para que alguêm especializado no assunto explique melhor o que aqui se fala!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead