Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Noka

Permuta; necessário dois créditos? Valor de IMT?

4 publicações neste tópico

Boas,

Talvez alguém me possa ajudar.

Eu e minha namorada estamos em vias de comprar casa juntos e envolve uma permuta. O construtor aceita a permuta mas no entanto os dois bancos onde metemos o pedido de crédito (um deles já apresentou a FIN), disseram que temos que ter dois créditos distintos (habitação + multi-opções). Um para saldar a dívida existente, outro para pagar o restante ao construtor.

Já falei com várias pessoas e tive respostas diferentes (incluindo uma amiga minha que é também a minha gestora de conta e está agora a iniciar o processo para a aprovação do crédito que me disse que só preciso de um único crédito).

Então é o seguinte:

Apenas a minha namorada é proprietária do apartamento a permutar e no novo, ambos vamos ser proprietários (não sei se é aqui que reside o problema); ela deve 70,000€ ao banco e o construtor dá 68,000€. Não é problema pois temos poupanças e cobrimos os restantes €2000.

O imóvel novo, custa 155,500€ e nós só precisamos de 148,000€ de crédito.

Sempre tive a ideia que se o banco concedesse o empréstimo, no dia da escritura aconteceria qualquer coisa como o seguinte:

70.000€ - para liquidar a hipoteca existente;

+78.000€ - para o construtor;

------------------

=148.000€ - total do empréstimo necessário

+9.500€ - montante das nossas poupanças para dar ao construtor

------------------

=155.500€ - total do valor da casa nova

Por outro lado, o construtor recebia 87,500€ em dinheiro mais o imóvel no valor de 68,000€, perfazendo o total de 155,500€ da transacção.

No entanto, os bancos disseram que davam um crédito (multi-opções) de 70,000€ para saldar a dívida existente e os restantes 78,000€ de crédito habitação, em vez do total de 148,000€ de crédito habitação.

O multi-opções, na realidade tem taxas de juro mais baixas mas a questão e o porquê disto.

Outra situação é do IMT a pagar. Segundo as finanças, transacções abaixo dos 90,000€ estão isentas de IMT. No entanto, a minha namorada esteve isenta quando comprou a casa dela a um ano atrás por 70,000€.

Com esta transacção, deveríamos pagar IMT sobre diferença que é 87,500€ (155,500€ – 68,000€). Sendo esta também abaixo dos 90,000€, estamos isentos de IMT? Estou achar bom de mais para ser verdade. Ainda uma outra questão, haverá diferença em IMT a pagar entre um empréstimo de 148,000€ e dois (78,000€ + 70,000€)?

Se alguém me pudesse esclarecer agradecia.

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite!

Ando à procura da resposta para os dois créditos. Fizeram-me a mesma proposta numa situação semelhante e eu não entendo o porquê.... Agradeço se alguém me ilucidar!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente ao IMT é mesmo assim, à partida estás isento. Repara que é um imposto sobre transmissões. Na prática só vão ser "transmitidos" 87.500€, logo dentro do intervalo de isenção...

Eu esperaria que aparecesse a proposta do multi-opções mas por outros motivos - tipo, estarem a pedir mais de 80% do valor do imóvel, o banco só financiar até aos 80% e o resto ter de vir do multiopções. Agora nesses moldes não percebo o motivo também...

Mas se conseguem taxas mais baixas, talvez seja de aproveitar ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sonseguem mesmo que o construtor aceite a troca pelos 70000 em vez dos 68000...pode ser que se forem convincentes consigam do construtor o valor total que a tua namorada deve ao banco. olhe que as vezes conseguem-se milagres e sempre é menos esse que tem de pedir. sejam convincentes...

eheheheh, conheço quem com bastante incistência conseguiu, e inicialmente o construtor também não queria.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0