andy77

[Dúvida] Amortização habitação - IRS 2010

17 publicações neste tópico

Boa tarde

O ano passado fiz uma permuta, de um apartamento por uma moradia.

No mesmo banco, contratei o crédito novo (obviamente muito superior), liquidando o anterior.

Agora, na declaração de «amortizações e juros» para o IRS, vem o valor das mensalidades mas também o dessa amortização; ou seja, vou declarar aí uns 70.000€! Sendo os rendimentos brutos do casal aí uns 21.000€...

Isto pode dar algum problema no IRS / Finanças? Por exemplo, na recuperação das retenções?

Ou eles «sabem» que isto resulta da contratação do crédito novo?

Obrigado pela ajuda que puderem dar.

Cumprimentos a todos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não te preocupes... como há um limite nas deduções, só te vão considerar uma pequena parte desse valor...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado

Sim, até aí eu sei... a minha preocupção é mais tipo «donde é que o tipo tirou 70 mil euros?...», percebes?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na declaração de IRS vai ter de ser declarada a compra e a venda dos imoveis através do codigo de freguesia e artigo. Aí ficam a saber de onde sairam esses 70000 e se as contas forem correctamente feitas no preenchimento, não perguntam nada. Se preencher algo errado, de certeza que vão chamar para esclarecer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado

Confesso então a minha ignorância (é a 1ª vez que vou fazer uma declaração de IRS tendo comprado uma casa!) - eu declaro em algum sítio a permuta, ou seja, a venda e a compra, é isso?

Obviamente, pelos valores da escritura.

(que as Finanças já têm, a propriedade de ambos os artigos já está alterada, em meu nome e como residência tenho a casa nova)

Há um anexo para essa declaração? Algo importante que deva ter em atenção no seu preenchimento?

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

declaras a venda no anexo G. A compra não declaras (os dados da compra só são importantes para a declaração de venda, um dia que vendas a casa nova). Tudo porque o que interessa ao fisco é calcular a mais valia que tiveste com a venda da casa para te poder cobrar IRS sobre a mesma.

Aliás, à conta disso este ano vais meter a declaração de IRS só na 2ª fase (se é que não o costumas fazer já).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Tem de preencher o anexo G e efectivamente uma permuta é uma venda para efeitos fiscais.

Dê uma olhada neste tópico http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,3315.0.html

Deve ter atenção aos valores correctos e fazer a simulação várias vezes para não falhar nada que é como lhe disse, se falhar algum valor ou dado, nos próximos 5 anos vão chamá-lo de certeza.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a ambos

Nas mais valias, interessa a reutilização na compra, certo? É pelo menos o que percebo do tópico que indicaste.

Pondo os valores em cima da mesa:

-> a permuta foi 100 mil euros - vendi por 70 mil, comprei por 170 mil (liquidei empréstimo de 61.000 +/-, contratei 159.000 mas isso não deve interessar)

Ou seja, reinvesti tudo (e mais alguma coisa) no mesmo acto.

Podem aconselhar-me como proceder? Onde posso simular isto para ver se serei tributado?

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que interessa é o valor por que adquiriste a casa que agora vendeste... Por exemplo, se a compraste por 50.000€ e a vendeste por 70.000€ tens uma mais-valia de 20.000€ - metade disso é tributado (entra como rendimento, tal como os rendimentos de trabalho, e é usado para cálculo do escalão de IRS e taxa a aplicar). Isto, claro se não o reinvestires noutra habitação próprio e permanente.

Mas ainda há que entrar em conta com os encargos, fatores de correção, etc, que podem diminuir a esse valor. Mais detalhes em http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743

Quanto ao reinvestimento tem em atenção que só é considerado reinvestimento o montante usado na compra sem recurso ao crédito. Se compraste por 170.000€ mas pediste 160.000€ de empréstimo, só 10.000€ é que são considerados reinvestimento

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Paulo

Não querendo abusar da tua boa vontade:

A casa que vendi por 70.000€ (Junho 2010), adquiri por 82.300€ em Agosto 2002 (vou espreitar o teu link)

Portanto, de facto tive uma menos-valia (o termo existe?!)

Quanto ao reinvestimento, comprei por 170.000€ (a tal permuta de 100.000€); o empréstimo foi de 159.000€

Com estes valores, o que te parece?

Já agora, os valores dos empréstimos, também são para mencionar em algum lado, ou apenas os de venda e compra?...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se tens menos-valias, tudo o resto que diga respeito ao reinvestimento deixa de interessar :)

E como o fisco não taxa menos-valias, não pagarás mais imposto (também não pagarás menos)

Salvo erro é pedido o valor do empréstimo que amortizaste agora com a venda. Mas isso é olhar para o anexo G, está lá tudo mais ou menos bem explícito...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Agora, na declaração de «amortizações e juros» para o IRS, vem o valor das mensalidades mas também o dessa amortização; ou seja, vou declarar aí uns 70.000€! Sendo os rendimentos brutos do casal aí uns 21.000€...

Quando mudei de empréstimo de habitação, o banco anterior enviou-me também um valor muito semelhante (cerca de 70.000€)... declarei no anexo H juntamente com o valor das restantes prestações do novo empréstimo...

foi há cerca de 5 anos atrás, e nunca me chatearam (e mesmo que me chamassem tinha todos os documentos para demonstrar a origem desse valor).

De qq forma, no anexo G (que terás de apresentar), existe o campo para indicares o valor em dívida na altura da alienação.

// FCLage

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado a todos pela ajuda e pelas dicas

Se tiver dúvidas em Maio no preenchimento, retomo o tópico para vos «chatear» um pouco mais!

Cumprimentos a todos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas. Desculpem a intromissão, mas também eu fiz uma permuta o ano passado, mas o problema é que como não sabia entreguei via net a minha declaração de irs na 1ª fase. Já liguei para as finanças da minha area e disseram-me que não havia problema tinha só de entregar o anexo G para o mês que vem... mas estou com medo. Será mesmo só assim??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se tens menos-valias, tudo o resto que diga respeito ao reinvestimento deixa de interessar :)

E como o fisco não taxa menos-valias, não pagarás mais imposto (também não pagarás menos)

Salvo erro é pedido o valor do empréstimo que amortizaste agora com a venda. Mas isso é olhar para o anexo G, está lá tudo mais ou menos bem explícito...

Boa tarde Paulo

Cá estou então pela 1ª vez a preencher o anexo G!

Para ter a certeza que não me engano, ajudas-me p.f. a confirmar os dados?

No quadro 4 coloquei o mês, ano e valor da compra e venda (2010, 70.000€), e em aquisição o mesmo para a compra do apartamento que agora permutei (2002, 82.300€)

No quadro 5, coloquei 2010, no campo 505 o valor do empréstimo que liquidei (61.117,23€)

A seguir é que tenho dúvidas, pois apesar de ser uma menos valia, «obriga-me» a preencher dados.

Que valor devo colocar nos campos 506 e 508? (valor que pretende reinvestir, sem recurso ao crédito; valor reinvestido no ano da alienação, sem recurso ao crédito)

– os 70.000€ da venda?

- os 11.000€ de diferença entre a nova compra e o novo empréstimo? Foi este o valor com que completei a compra, sem recorrer ao crédito…

- Ou serão os 8.882,77€ da diferença entre o crédito liquidado e o valor da venda?

No fundo, como se reinveste uma menos valia?!

Muito obrigado

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será que alguém pode ajudar?...

Em resumo: comprei em 2002 por 82300, vendi (permutei) em 2010 por 70000; liquidei nesse momento empréstimo de c. 61000, contratei novo de 159000 para casa que custou 170000

Que valor devo declarar?!

Obrigado

Cumprimentos a todos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos.

Consegui...

Tive de apagar o anexo, fazer de novo; preenchi o quadro 4, nem sequer toquei no campo 5... e já não deu qualquer erro.

Espero assim que esteja tudo ok

Cumprimentos a todos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead