diabo11982

Duvida - Isenção IMI

6 publicações neste tópico

Boa tarde

Tenho uma dúvida:

Eu sou proprietário de um imóvel, pelo qual tenho isenção de IMI durante 8 anos, na cidade do Porto.

Agora vou mudar de casa, para a cidade da Maia.

A casa vai ser comprada em nome de duas pessoas (eu e a minha namorada). A minha dúvida é: temos direito ao período de isenção de IMI, neste imóvel?

Tenho esta dúvida porque eu já beneficio de uma isenção, e pelo que li, acho que casa pessoa singular só tem direito a pedir uma vez a isenção. E, neste caso, estou a pedir segunda vez.

Por outro lado, a minha namorada nunca beneficiou de isenção.

Estou com muitas duvidas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cada pessoa tem direito a pedir 2 vezes a isenção. Por isso podeis pedir de novo. Mesmo que tu já não tivesses direito a mais isenções, ela podia sempre pedir isenção da parte dela...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao pedires a isenção desta vais perder a isenção da outra. A isenção é apenas para imóveis para habitação própria e permanente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na continuação deste assunto sobre a isenção de IMI..queria perguntar o seguinte..

De acordo com os seguintes dados:

CASA A:

É a minha casa actual, onde sou o único proprietário, tenho isenção de IMI até 2014 (adquirida c/crédito à habitação).

A casa tem um valor patrimonial de 52000 €uros e situa-se no Porto.

CASA B:

É a nova casa para onde vou residir juntamente com a minha companheira e vai ser adquirida em nome dos dois (c/crédito à habitação).

A casa tem um  valor patrimonial de 110000 €uros e situa-se na Maia.

Se eu mantiver a minha morada fiscal na casa actual e a minha companheira ser a única a ter a sua morada fiscal na nova casa…não é mais benéfico em termos de IMI?

Isto porque mantenho a isenção de IMI na CASA A, e a minha namorada poderia pedir a isenção na CASA B.

Estou a pensar bem ou esta situação tem mais repercussões negativas que positivas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A tua namorada só ficaria com isenção sobre a parte dela. Tu continuarias a ter que pagar IMI sobre a tua parte.

Entre pagar IMI numa casa de 52.000€ ou numa de 55.000€, qual achas que fica mais barato? ;) (sendo certo que na Maia se paga a taxa máxima de IMI - julgo que no Porto também)

Compensa mais pedir a isenção na casa nova...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead