Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
nprosado

Crise no mercado/fundos de investimento

12 publicações neste tópico

Bom dia...

Não percebo muito de economia, mas pelo que tenho ouvido penso que isto não tem estado muito bem, especialmente com a falência daquele banco Americano.

Tenho uns fundos de investimento no BES (baixo risco), mas estou a observar uma descida como nunca tinha visto. O que queria perguntar era se acham que deva resgatar os fundos ou acham, que daqui a umas semanas começam a levantar novamente?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sem saber qual a área de investimento dos fundos é difícil dar palpites. Mas penso que o consenso geral é de que as coisas vão cair mais antes de começarem a subir.

Mas, já agora, qual o horizonte temporal em que prevês vir a precisar do dinheiro? 10 anos, por exemplo, podem ser o suficiente para sair da crise e a economia voltar a melhorar (ou não...)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradecia que me dessem um conselho: tenho 3 ppr's no bpi: ppr reforma segura; ppr reforma investimento e ppr poupança acções. faço um reforço periódico mensal de 25 euros para cada ppr. A minha dúvida (e medo!) é se devo manter estes pprs com os reforços mensais ou cancelar e esperar para melhores dias? Tenho à volta de 2000 e nao faço intenção de resgatar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também tenho fundos de Investimento no BES, também de baixo risco e  também já estou a perder dinheiro...  Claro que se trata de uma quantia pequena mas sinceramente não sei o que fazer, apetece-me fazer o resgate para não perder mais dinheiro.

???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Resgatem e apliquem o dinheiro num fundo tipo tesouraria, ou nos depósitos a prazo, quando as coisas acalmarem voltem a pôr de novo, isto foi o que eu fiz o ano passado quando o fundo BPI Portugal começou a descer.

Semila porquê 3 PPR? eu tenho o Reforma acções, memso assim estando exposto a acções ainda é o ppr que menos perdeu rentabilidade desses 3.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu pensei que ao criar estes 3 ppr's, diversificava mais em termos de investimento e poupança. achas que fiz mal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim diversificas sem dúvida, mas os PPRs não são produtos muito "flexiveis", nomeadamente em termos de resgate, talvez um PPR bastasse e talvez tivesse sido melhor subscrever um seguro de capitalização ou mesmo aproveitar as taxas de juro dos depósitos a prazo ou mesmo um fundo de tesouraria com entregas periodicas. Por acaso não tinha reparado e só hoje verifiquei que o banco BIG tem uma conta poupança de seu nome BigAforro, uma espécie de certificados de aforro que pode permitir entregas periodicas, este mês de Setembro a taxa de subscrição é de 4.22 % TANB.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fundos de Investimento do BES, uma grande dor de cabeça! Principalmente os de alto risco, muitos deles eram/são aplicados no mercado imobiliário, logo, é mais fácil perder nos tempos que se avizinham.

E esperar até recuperar o capital aplicado, é outra dor de cabeça!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu pensei que ao criar estes 3 ppr's, diversificava mais em termos de investimento e poupança. achas que fiz mal?

Boas Semila,

Ao comprares esses 3 PPR não estás a diversifcar. Pelo contrário: estas apenas a comprar mais do mesmo. Se consultares a carteira de cada um desses produtos verás que as posições accionistas dos 3 são bastante semelhantes, se não iguais. O que muda é o peso que cada um dá às acções. Imagina que ambos os PPR têm acções da Galp. Na carteira do BPI Reforma Acções (com uma estratégia de investimento mais agressivo) estas acções pesam 5%; no BPI Reforma Investimento (risco intermédio), as acções da petrolífera nacional pesam 3% e no BPI Reforma Segura pesam 1%. No fim das contas, 3% do teu portefólio está investido em acções da Galp. Posto isto, o melhor será transferires todo o teu dinheiro para apenas um PPR, que segundo a tua idade e os teus objectivos melhor se adequará.

Bons investimentos.

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, entao vou aplicar tudo num so PPR - no PPR refomra segura.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:-\ :-\ :-\ :-\ :-\Ora bem... retirar e aplicar num depósito a prazo...

ok...

E quantoS €€€€€€ é que perdemos com estes resgates antecipados ????? >:( >:( >:(

Arriscamos ?????? :-\ :-\ :-\ :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

??? ??? [glow=red,2,300]Ou não  [/glow] ??? ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0