Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
angrybird

Recibo verde? Como fazer?

5 publicações neste tópico

Boa tarde.

Trabalho por conta de outrem e vou efectuar ocasionalmente um pequeno trabalho que será remunerado no valor de 25€.

Nunca passei nenhum recibo verde pelo que não sei bem como fazer.

Através do site das finanças posso pedir para emitir o recibo sem ter que efectuar mais nada?

Vou ter grandes deduções fiscais sobre esse valor?

Presumo não passar os 250€ durante todo o ano.

Estou com receio que a burocracia e a carga fiscal não me compense executar o referido trabalho...

Desde já, muito obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Tens que começar por abrir atividade. Escolhe o regime simplificado.  Podes tratar disso no Portal das Finanças.

Normalmente isto daria direito a teres que começar a descontar para a Segurança Social mas como já o fazes pela atividade por conta de outrem ficas isento de o fazer sobre esta. Mas atenção - se algum dia fores despedido, começas a descontar pelo outro lado, pelo que deves fechar a atividade antes disso acontecer (salvo seja).

2. De cada vez que te pagarem, tens de passar um recibo. Como bem disseste, podes fazê-lo online também.

Escolhe a opção de isenção de IVA e de não retenção na fonte, uma vez que não atinges os 10.000€ anuais. Quer dizer, podes optar por fazer retenção na fonte, mas com montantes dessa ordem de grandeza não se justifica, e sempre ficas com o dinheiro do teu lado durante mais algum tempo...

3. No próximo ano, metes a declaração de IRS na segunda fase. No anexo B indicas os valores que recebeste enquanto trabalhador independente (eventualmente, se passares todos os recibos online, até pode ser que já venha preenchido, mas ainda não se sabe).

No regime simplificado, o fisco só tributa 70% dos rendimentos (assume que os restantes 30% são custos com a atividade). Depois aplica-lhe a taxa de IRS que corresponde ao escalão em que ficares. Por exemplo, se estiveres no escalão dos 35,5%, sobre este montante irias pagar 250 * 70% * 35,5% = 61,25€ (depois se efetivamente pagas ou não depende das deduções; eventualmente podes ter reembolso na mesma).

Se não tiveres reembolso, é provável que o fisco comece a pedir-te pagamentos por conta (adiantamento de imposto, um pouco como a retenção na fonte). Mas isso seria só daqui por 2 anos ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela resposta detalhada!  ;)

Foi muito simples e esclarecedora. :)

Ouvi falar também noutro regime, o acto único. Nesse caso não tenho que abrir actividade correcto? Como à partida só deverei efectuar trabalhos para essa entidade não será vantajoso ir utilizando esse regime? Pelo que li pela internet, esse modelo não exige que abra uma actividade...

Mais uma vez, muito obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não exige que abras atividade mas tens de ir cobrando IVA e entregá-lo nas Finanças. É muito mais burocrático, comparando com a simplicidade de passar um recibo.

Além disso, se prevês uma prática reiterada ao longo do ano, não encaixa nos parâmetros do ato isolado (que, como o nome indica, é suposto ser um caso isolado).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

É a minha primeira participação neste forúm ao qual aderi por precisar de esclarecer algumas dúvidas.

Neste momento estou desempregado e recebi um proposta por parte da Câmara Municipal da minha residência para efectuar alguns trabalhos a recibos verdes. O valor mensal não ultrapassa os 150e. Como devo fazer para agir na legalidade?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0