mehrlicht

ruídos de padaria em edificio de habitação e comércio

5 publicações neste tópico

Boas.

Sou novo neste forum mas já há alguns meses que sou leitor assíduo do Professor Pedro e do seu blog.

Comprei um apartamento num 1º andar há um mês e comecei lá a dormir neste fim-de-semana.

O prédio tem um aspecto impecável, mesmo tendo uma padaria a funcionar por baixo, que eu pensava ter tudo nos conformes. Até porque passei por lá várias vezes a diferentes horas antes de comprar e nada me deu a entender o que a seguir descrevo.

Na primeira noite que lá dormi (sábado para domingo de Páscoa), comecei a ouvir diversos ruídos a partir das 3h da manhã - gavetas a abrir, batidelas, ressonãncias, maquinas disto e daquilo. Às 7h da manhã uma outra maquina começou a funcionar com um ruido infernal e a trepidar a casa toda. Demorou uns 10min e depois voltou às 8h e às 9h. Essa máquina nunca mais ouvi.

Mas todas as noites é sempre o mesmo xinfrim a partir das 3h da manhã.

Debaixo do meu apartamento está só uma minoritária porção da 'fábrica do pão' mas no meu WC grande passa uma "corette" que parece que transmite tudo com ampliação para o meu apartamento inteiro, incluindo cheiros, ruídos e vibrações...

Ainda não falei com condominio nem com proprietário da padaria mas gostava de saber que passos tenho de seguir, sabendo que no registo de propriedade horizontal diz que o edificio é só para habitação e comércio (querendo dizer que não pode ter fábricas de pão ou bolos sem que o registo seja alterado).

muit obrigado pela atenção

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sobre esta matéria existe o Regulamento Geral do Ruído (http://www.dre.pt/pdf1sdip/2007/01/01200/03890398.PDF) que especifica que o período nocturno (de silêncio) é entre as 23h e as 7h.

Sugiro que, para além de consultar a legislação faça uma pesquisa também num fórum mais virado para este tipo de questão (relações de condomínio) - http://www.gestaodocondominio.net/forum.php

Procure ser activo - fale com os donos da padaria, calafete a porta da case de banho para ver se diminui o ruído, tente arranjar um medidor de ruído emprestado para ver se se trata de ruído "oficialmente" ou se apenas tem uns ouvidos demasiado sensíveis.

Se o ruído ultrapassar mesmo os valores máximos permitidos para o período nocturno pode sempre chamar a polícia a intervir. Se não conseguir chegar a acordo com a padaria e quiser fazer queixa, vai precisar de alguns registos na polícia para suportar a queixa...

Finalmente, a maior parte das pessoas habitua-se a esse tipo de coisas. Conheço quem tenha ido morar para junto de uma estação de comboios e no início passava noites sem pregar olho. Hoje em dia já nem nota os comboios a passar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vivi durante largos anos junto de uma linha de comboio e foi fácil lidar com isso, mas ruídos de vizinhos em apartamentos nem se compara, realmente existem pessoas sem respeito nenhum pelas outras.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu diria que o primeiro passo é a abordagem amigável. Tentar falar com o dono da padaria, para ver se há algo a fazer no sentido de diminuir/eliminar esses problemas.

Se o modo "simpático" não resolver, talvez seja necessário partir para o condomínio ou via legal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tendo eu o mesmo problema so posso te desejar melhor sorte que a minha

nem a asae me resolve o problema, tenhos dois filhos e nem a eles os respeitao

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead