rfsp85

Desempregados tem que entregar IRS ?

46 publicações neste tópico

Desempregados tem que entregar IRS ?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, neste caso o único rendimento é o subsidio de desemprego.

Será que é preciso preencher apenas o modelo 3 sem os anexos A/H ,uma vez, que não tem despesas a declarar nem rendimentos? 

Agradeço pelos possíveis esclarecimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Face ao direito nacional o subsídio de desemprego não constituí rendimento sujeito a tributação em IRS, por não estar previsto em nenhuma das normas de incidência deste imposto, pelo que não terá que ser declarado.

Se existirem outros rendimentos, ainda que a título parcial, os mesmos terão que ser declarados para efeitos de IRS.

Se apenas aufere o suibsídio de desemprego não deverá apresentar qualquer declaração de IRS e muitos menos declarar esse subsídio.

Cpts

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Estou desempregado há 1 ano e alguns meses, com rendimentos apenas do subsídio de desemprego.

Como possuo uma casa em meu nome com hipoteca bancária, sou obrigado a fazer a declaração de IRS?

Obrigado pelo esclarecimento.

João Patrício 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia, recebo uma pensão de incapacidade parcial de Espanha, e como tal o ano passado pedi informações ás finanças, se tinha que meter este rendimento, me responderam que sim, tinha que preencher o anexo J salvo erro, e assim fiz, agora voçes dizem que o subsidio de desemprego não é necessario, a ser verdade não entendo onde está a difrença entre uma pensão e este subsidio, a diferença é é Espanha que me paga, gostaria que alguem me esclarecesse, obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou desempregado há 1 ano e alguns meses, com rendimentos apenas do subsídio de desemprego.

Como possuo uma casa em meu nome com hipoteca bancária, sou obrigado a fazer a declaração de IRS?

Se dessa casa resultarem rendimentos sim, têm de ser declarados para efeitos de IRS. Agora a hipoteca por si só não tem sequer onde ser inscrita na declaração...

Ser proprietário não é a mesma coisa que ter rendimentos - e a declaração chama-se declaração de rendimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia, recebo uma pensão de incapacidade parcial de Espanha, e como tal o ano passado pedi informações ás finanças, se tinha que meter este rendimento, me responderam que sim, tinha que preencher o anexo J salvo erro, e assim fiz, agora voçes dizem que o subsidio de desemprego não é necessario, a ser verdade não entendo onde está a difrença entre uma pensão e este subsidio, a diferença é é Espanha que me paga, gostaria que alguem me esclarecesse, obrigado

Boa tarde,

São consideradas rendimentos da categoria H as prestações que sejam pagas a título de invalidez, doença profissional, ou outras, daí ser necessária a entrega da declaração de rendimentos no caso que apresenta. Conforme já respondido anteriormente, o subsídio de desemprego está excluído de tributação, por não estar previsto em nenhuma das normas de incidência do imposto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, antes de mais queria agradecer pela explicação, pelo que dizes este ano terei que preêncher o anexo H, devem ter mudado as regras pois estou lembrado que no ano passado meti o J, mas isso deve ser o menos, mais uma vez obrigado. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Deverá preencher o anexo J que é relativo a rendimentos no estrangeiro. O que queria indicar é que as pensões são considerados rendimentos da categoria H.  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Em 2011 apenas tive rendimentos provenientes do subsídio de desemprego.

Parece que neste caso não se torna necessário fazer a declaração de IRS, mas pode ser feita?

Por outro lado, onde é que entram as deduções relativas aos juros de hipoteca bancária da casa que habito, assim como de despesas com saúde?

Não havendo outros rendimentos além dos do desemprego, também não tenho o direito a deduzir despesas?

Obrigado pelo esclarecimento

João da Fonseca

Nota: Podem as finanças daqui a uns anos pedir-me a declaração de 2011 e, não a fazendo, vir a ter problemas com o fisco?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em 2011 apenas tive rendimentos provenientes do subsídio de desemprego.

Parece que neste caso não se torna necessário fazer a declaração de IRS, mas pode ser feita?

Se não tens rendimentos, queres declarar o quê?

Por outro lado, onde é que entram as deduções relativas aos juros de hipoteca bancária da casa que habito, assim como de despesas com saúde? Não havendo outros rendimentos além dos do desemprego, também não tenho o direito a deduzir despesas?

Exatamente - essas despesas todas são deduzidas no rendimento coletável ou na coleta (depende). Não havendo rendimentos, não há o que tributar, logo não há onde deduzir coisa nenhuma.

Essas deduções normalmente dão direito a reembolso por causa do que foi sendo retido na fonte ao longo do ano anterior, que ultrapassa o imposto que era devido - mas se também não te foi retido nada na fonte, não há nada a devolver...

Podem as finanças daqui a uns anos pedir-me a declaração de 2011 e, não a fazendo, vir a ter problemas com o fisco?

Não tendo obrigação de a fazer, que tipo de problemas poderias ter?

Se precisares, por algum motivo, de apresentar uma declaração de IRS de 2011, podes sempre pedir nas Finanças uma declaração em como não tinhas que a entregar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

Tenho duvidas em relação ao IRS. Estou desempregada desde julho de 2010 e o ano todo de 2011 não recebi nenhum rendimento, apenas gastei em farmácia e em renda.

Porem ao fazer o irs preenchi o anexo H por causa das despesas de saude mas não me deixa validar porque diz que tenho que preencher o anexo 4 ou o 10.

Sera que me pode ajudar.

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se

Tenho duvidas em relação ao IRS. Estou desempregada desde julho de 2010 e o ano todo de 2011 não recebi nenhum rendimento, apenas gastei em farmácia e em renda.

Porem ao fazer o irs preenchi o anexo H por causa das despesas de saude mas não me deixa validar porque diz que tenho que preencher o anexo 4 ou o 10.

Se não tiveste rendimento não tens por que entregar a declaração de rendimentos.

Se o estás a fazer a pensar que vais ter dinheiro por causa das despesas de saúde ou da renda, explico que essas despesas são dedutíveis no imposto a pagar. Não tendo rendimentos, não pagas imposto e como também não fizeste retenção na fonte, não tens dinheiro a reaver...

Se tiveres recebido juros de depósitos a prazo, por exemplo, que sofrem retenção na fonte, poderias ir buscar esse dinheiro de volta (até mesmo sem despesas, porque com rendimentos tão baixos o imposto apurado seria sempre zero). Mas para isso deverias ter pedido ao banco uma declaração dos montantes ganhos, declaração essa que devia ter sido pedida em janeiro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok entao quer dizer que não tenho que fazer IRS este ano certo?

Porque o sistema nao me deixa fazer so a folha de rosto logo não terei que fazer o IRS.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em 2011 não fiz mais sem ser procurar trabalho e receber o subsidio... sendo assim, nada-a-declarar, nem tenho de preencher nada......

Sem chegar a ter de perguntar alguma coisa, agradeço desde já as vossas respostas! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E as pessoas que estiveram o ano todo de 2011 com baixa medica, têm de entregar IRS?

Precisava de uma resposta urgente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E as pessoas que estiveram o ano todo de 2011 com baixa medica, têm de entregar IRS?

Precisava de uma resposta urgente...

Isso ás vezes são perguntas muito vagas, convêm dizerem mais qualquer coisinha  ;D , se apenas teve baixa médica, o mesmo não é considerado rendimento, logo á patida a resposta é não, mas imaginemos que vendeu uma casa? que tem rendimentos de rendas? etc... nesses casos já tinha de entregar a declaração, por isso convêm fazerem as perguntas com mais dados para se tentar responder de uma forma mais correcta  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

D@vid:

Obrigado pela resposta.

Sim, a pessoa esteve o ano todo de baixa, não tem rendas nem vendeu casas...

Não entendo como a pessoa já meteu IRS...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Moro numa casa alugada, tenho contato de arrendamento e recibos da renda paga. Posso deduzir no IRS de 2012, as respetivas rendas pagas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Moro numa casa alugada, tenho contato de arrendamento e recibos da renda paga. Posso deduzir no IRS de 2012, as respetivas rendas pagas?

Sim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite mais uma vez a esta exelente equipa, eu estive o ano transato sem trabalhar mas sou vendedora de empresa por catalogo desde Novembro no qual so paguei 2 faturas relativas a 2012 mas de pouca importância em termos de montante. Tenho que apresentar alguma declaração, a nível online ou em papel ou fico dispensada da apresentação de qualquer documento? Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite mais uma vez a esta exelente equipa, eu estive o ano transato sem trabalhar mas sou vendedora de empresa por catalogo desde Novembro no qual so paguei 2 faturas relativas a 2012 mas de pouca importância em termos de montante. Tenho que apresentar alguma declaração, a nível online ou em papel ou fico dispensada da apresentação de qualquer documento? Obrigado

Essa actividade trata-se de ganhar uma margem/comissão sobre vendas, certo? E abriu actividade nas finanças?

Esse tipo de actividade é um pouco confusa... eu nem sei se deve ser considerada compra e venda de artigos, ou se deve ser considerada comissionista.

Mas em termos fiscais parece-me que se trata de um rendimento da categoria B (actividade independente), logo os ganhos (comissão) ou volume de vendas (compra e venda de artigos), deve ser declarado no irs.

Primeiro veja como está, ou como deveria estar, a situação da actividade perante as finanças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead