Visitante Ana_Santos

Crédito Habitação - avaliação de imóvel

3 publicações neste tópico

Boa noite

Solicito a v/ ajuda / comentários relativamente a esta situação:

Tenho em curso um processo de crédito habitação com a Caixa Galicia (ao abrigo do protocolo DECO, que terminou entretanto a 31/12/2010).

O imóvel em questão foi avaliado há 1 ano e meio por 90.000€ e consegui negociar a sua venda, por 80.000€.

A avaliação foi feita na minha presença e o avaliador verificou todas as divisões do imóvel, assim como áreas exteriores.

No entanto, fui contactada pelo banco a informar que já tinha recebido o relatório de avaliação por parte da empresa avaliadora mas o resultado não era nada favorável...O imóvel foi avaliado por pouco mais de 60.000€, o que invalida todo o processo de crédito (o banco só financia até 90% do valor)!! O critério que mais pesou foi, segundo  o banco, o facto de a casa se encontrar arrendada pelos actuais proprietários...

Referi que a casa se encontrou efectivamente arrendada, mas deixou de o estar, uma vez que foi rescindido o contrato de arrendamento a partir do momento em que iniciei o processo de crédito. A pedido do banco, vou enviar cópia da carta de rescisão e aguardar uma reavaliação tendo em conta esse novo dado, que não qustionado pelo avaliador nem solicitado qualquer documento por parte dele.

Em primeiro lugar, questiono se alguém me sabe explicar por que motivo o facto de uma casa estar arrendada constitui um critério para a avaliação da mesma;

Em segundo, como é possível um imóvel desvalorizar 30.000€ no espaço de 1 ano e meio; Será o critério do arrendamente assim tão fulcral? Nessa medida, acham que o problema ficará resolvido com o docuemnto que irei enviar, ou não será assim tão simples?;

Por último, caso o crédito fique mesmo inviabilizado por este motivo, qual a vossa sugestão? É possível eu pedir uma nova avaliação a outra entidade? Há referências para empresas avaliadoras credíveis?

Muito obrigada pela ajuda possível,

Ana Santos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há varias empresas de avaliação e normalmente cada banco trabalha com mais do que uma.

Penso que um das principais razões da questão do arrendamento está respondida com o pedido de rescisão, ou seja uma casa se está arrenda e não é, a quem vai comprar pode trazer problemas legais no sentido da pessoa que lá está a morar poder não querer sair de lá!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde Ana,

Quanto à questão do arrendamento não lhe sei responder.

Quanto à questão que coloca: "Em segundo, como é possível um imóvel desvalorizar 30.000€ no espaço de 1 ano e meio"

Respondo-lhe que sim! Comprei casa recentemente e recorri ao crédito da CG, quando vi o relatório de avaliação (TecniTasa) nem queria acreditar pois eu tinha alguns valores de referência de avaliações há menos de um ano na mesma urbanização. Posso-lhe dizer a título de comparação, eu comprei um T3 com box com uma área bruta total de 140 e poucos m2, foi avaliado pelo mesmo valor de um T2 (R/C) sem box nem parqueamento com 80m2 avaliado há menos de um ano num prédio mais abaixo.

Fiquei bastante revoltado pois para além de já estar a ser fortemente afectado no spread pela situação bancária actual ainda tive mais esta agravante.

O único conselho que lhe posso dar é que exponha a situação e peça uma reapreciação da avaliação com base em todos os argumentos que tiver ao seu alcance, no meu caso consegui que aumentassem cerca de 3mil eur o valor da avaliação, ainda assim ficou bastante aquém do expectável...

Boa sorte!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead