vagasplash

Vou emprestar algum dinheiro

13 publicações neste tópico

Boa noite!

Vou emprestar algum dinheiro a um amigo e gostava que me ajudassem a redigir um documento em que ele se comprometa a pagar-me e que possa ter algum fundo legal, para que, no caso de acontecer alguma coisa a algum dos dois, possa haver reembolso!!

Muito obrigada!!!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite!

Vou emprestar algum dinheiro a um amigo e gostava que me ajudassem a redigir um documento em que ele se comprometa a pagar-me e que possa ter algum fundo legal, para que, no caso de acontecer alguma coisa a algum dos dois, possa haver reembolso!!

Muito obrigada!!!

A melhor forma de perder o amigo é emprestar-lhes dinheiro. No fim do caso perdes o amigo e o dinheiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Oh!!!

Não seja tão pessimista!!

Já todos precisamos e se podemos ajudar alguem a evitar o sufoco, devemos virar as costas?

Só queria realmente salvaguardar a situação...

Parece uma questão dificil!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois eu tenho um conhecido em que isso aconteceu. Eram dois amigos um comprou uma casa e o outro foi fiador. O primeiro não consegui pagar a casa e o segundo foi chamado a pagar a divida. Depois disso não se podem ver.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

para isso fazes uma declaração de divida, coloca os dados de ambos o mais completos possiveis, especialmente os do amigo a quem vais emprestar dinheiro, (nome completo, morada, NIF e BI, se for casado podes colocar também essa informação, o nome do conjuge e o regime de casamento), indica o montante que vais emprestar e a forma como o teu amigo se compromete a pagar (montante e data dos pagamentos).

Podes indicar também o que pretendes fazer caso o emprestimo não seja pago na data acordada, por exemplo avançar com um processo em tribunal, assim pelo menos o teu amigo não pode invocar mais tarde que não sabia o que lhe poderia acontecer caso não pagasse.

Muito importante, reconhecer a assinatura do teu amigo no documento.

se me permites a pergunta a que se destina o emprestimo? Que garantias te pode dar o teu amigo? Ele trabalha? tem bens imóveis? Carro? não pretendo com isto ser intrometida, mas apenas entender um pouco melhor, são situações que deves ponderar antes de emprestar, pois podem-te ajudar a avaliar se corres ou não um grande risco de não voltar a ver o dinheiro se ele não te pagar de livre vontade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apenas acrescento que caso seja casado ou tenha companheira, deve esta, para além da identificação, tomar conhecimento do empréstimo e se possivel declarar ser solidária no pagamento do mesmo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela tua resposta!!

O emprestimo será para realizar pagamentos que ele tem que fazer...tem 3 empresas e o está em vias de deixar uma.....

Garantias pode dar, sim, tem além das empresas, carros ( uma frota com uns 20...) e mais coisas....

Prontos, vou-me sentar com ele e redigir o documento como me indicaste...pode ser à mão, certo????

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim, pode ser à mão, mas com letra bem legivel para que não haja lugar a mal entendidos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os tais 20 carros estam pagos ou são leasings, o pareçe por vezes não é, a grande maioria das bombas que vês na estrada são leasings e algumas em incumprimento.

Cordialmente

PNogueira

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde vagasplash...

se me permite gostaria de dizer o seguinte:

todo o papel que diz respeito a esse tipo de empréstimos é sempre bom que tenha alguma testemunha que também possa em caso de a divida não ser paga testemunhar o acordo. já ouviu falar em letras? é sempre uma forma segura de emprestar dinheiro quando a pessoa tem bens para em caso de incumprimento poderes reaver o que é teu.

não sei se é o caso, mas se acordarem o pagamento de juros sobre a quantia emprestada, não se esqueça de ao redigir o documento especificar esse facto.

é de louvar a sua atitude de emprestar dinheiro, acho que se todos se ajudarem é um bom passo pra um mundo melhor (no entanto ser solidario não significa ser inconsciente, ou seja, salvaguardar-se como esta a fazer), parabéns pela atitude.

Cumprimentos

NA

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sinceramente, é uma atitude louvável a sua.. mas alguém que tem 3 empresas, montes de carros... pedir dinheiro a um privado?? Acredito na parte de que talvez não vá pagar juros... mas... eu não fazia... por mais amigo que fosse...

Se o fizer, não se esqueça de mencionar no documento os montantes, e prazos de entrega.... se possível, faça transferência para uma conta onde seja titular o seu amigo.. sempre é mais uma prova... já vi perder-se amizades por valores bem pequeninos... de 2 dígitos só...

Fazer isso sem testemunhas... também pode ser tiro no escuro..

ahh, depois disso você fica com dinheiro para um advogado bom?

Boa sorte...

Mais uma vez  digo, atitude louvável...

nas na minha consciência, demasiado arriscada nos dias que correm..

já agora, acha que as empresas têm meio de fazer o seu dinheiro voltar? eu começava já por aqui...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com o ic3boy-17, de fato é muito estranho... alguém que tem bens como imóveis, uma frota de carros e ir pedir dinheiro a um amigo. ::)

Espero que corram tudo bem... mas palpito que esse amigo está a arranjar uma maneira de escapar e prejudicar o seu melhor amigo. ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
subscrevp

A melhor forma de perder o amigo é emprestar-lhes dinheiro. No fim do caso perdes o amigo e o dinheiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor