JoaoMatias

Seguros e TAER

6 publicações neste tópico

Bom dia.

Ao efectuar o pedido de empréstimo, as simulações foram efectuadas com o seguro de vida a ser actualizado em função do capital em divida. A simulação apresentava os seguintes valores : TAN:2,172; TAE: 2,932; TAER: 2,932;

Ao receber as cartas de aprovação, o valor do seguro não era actualizado em função do capital em divida, o que alterava os valores para TAN:2,167; TAE: 3,59; TAER: 3,59;

Esta diferença de calculo na actualização do seguro fazia o valor do seguro quase triplicasse, num prazo de 30 anos.

A euribor a 3 meses desceu entre as duas simulações, mas, devido à alteração do calculo dos seguros, a TAER aumentou significativamente.

Recebi hoje a minuta que irá ser assinada daqui duas semanas, e os valores TAN:2,167; TAE: 3,59; TAER: 3,59; mantêm-se.

Já alertei o banco, que me garantiu que não há qualquer problema, mas eu gostaria de ter a certeza que ao assinar o contrato com esses valores eles não se tornam vinculativos, e ao alterar o seguro de vida, as taxas referidas descem para os valores iniciais.

Qual é a vossa opinião ?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste caso não é com as taxas que vais assinar que tens de te preocupar, mas sim com os contratos de seguro que assinas-te!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tu nunca te comprometes com taxas pelo simples motivo de que elas estão indexadas à Euribor. Mesmo as TAE e TAER que te são apresentadas são calculadas no pressuposto de que a Euribor se mantinha constante durante todo o tempo do empréstimo o que obviamente não acontece.

Como disse o CFinanceiro, tens que te preocupar é em garantir que o valor do seguro é actualizado periodicamente em função do capital em dívida. Mas mesmo quanto a isso, está na lei que o banco tem de comunicar o valor em dívida à seguradora para esta fazer a respectiva actualização.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exacto, era precisamente a minha opinião, porque as taxas variam em função da euribor ao longo do tempo.

Apenas mais uma questão, os seguros são assinados na data da escritura, ou numa outra altura?

Penso que já os assinei, calculados em função do capital em divida ... por isso é que acho tão estranho as cartas virem com esse calculo diferente !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Salvo erro é antes, sobretudo se forem feitos numa seguradora diferente da do banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deve ter assinado na altura da abertura da conta do crédito!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead