jsroma

divorcio como fazer com as financas

22 publicações neste tópico

Olá Pedro

estou divorciado desde dezembro de 2010, como faço agora com o irs perante as financas ,pois nao podemos por os dois as mesmas despesas e as criancas como é ja que temos guarda partilhada por isso fazem parte do agragado familiar quer de um quer de outro.

sera possivel tirar-me todas as duvidas e explicar o que fazer muito obrigado. :) :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cada criança só pode constar numa das declarações, e só esse pai é que pode deduzir as despesas com essa criança.

Se há mais do que uma criança, reparti-as entre as duas declarações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ok mas como e com os livros so existe uma factura as despesas de saude nao sao iguais para os dois e perante o banco por causa do emprestimo da casa eles fazem parte do agregado familiar? desculpe mas continuo com todas as duvidas. obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

desculpe e perante a segurança social como e eu e que recebo o abono o que tenho que fazer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As facturas têm que ficar na declaração onde consta a pessoa em cujo nome foram passadas.

Se só há uma factura, imagino que esteja em nome de um dos pais, pelo que nem é difícil perceber onde a incluir ;)

Não percebi a questão do empréstimo. Para o banco não faz a menor diferença se têm filhos ou deixam de ter, julgo eu...

Quanto à SS, uma vez que continua com a guarda das crianças acho que não é preciso fazer nada. Mas na dúvida é entrar na SS Directa e mandar uma mensagem a perguntar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ok mas a factura foi paga pelos dois sendo assim com a factura esta em meu nome tenho de lhe dar metade do valor que o estado paga?

em relacao ao banco o meu credito e bonificado e tendo filhos a bonificacao muda e agora so sou eu por isso as contas seram outras certo?

desculpe estar a ser chato mas tenho muitas duvidas.

obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De um ponto de vista puramente fiscal, as despesas de cada dependente só podem ser deduzidas no IRS de um dos pais.

Na prática, acho muito bem que as dividam entre vocês. Como até têm mais de um filho, é relativamente simples distribuir as coisas entre as duas declarações para não prejudicar nenhum dos pais. O que tipicamente acontece é que atingem o tecto máximo de deduções e não há qualquer acerto a fazer.

De qualquer forma, se quiserem de alguma forma simular um acerto de contas, sugiro-vos o seguinte procedimento:

* preencham a declaração de cada um, incluindo já os dependentes mas sem incluir as despesas deles (mas se tiverem despesas vossas, acrescentem-nas já).

* simulem o valor a pagar ou receber nestes moldes.

* acrescentem agora as despesas dos dependentes.

* simulem novamente o valor e calculem a diferença para a simulação anterior.

* o que tiver a diferença maior paga ao outro metade da diferença entre estas diferenças.

Na prática não será bem este o valor pois depende também daquilo que cada um já está a deduzir consigo próprio e as despesas dos dependentes podem não ser consideradas da mesma forma numa declaração ou noutra.

Por outro lado, se os menores vivem todos com um dos pais, tipicamente esse já terá mais despesas com eles, seria justo que fossem incluídos na declaração desse pai, de forma a o compensar um pouco das despesas extra - de notar que tipicamente neste caso, se o outro pai pagar uma pensão de alimentos a pode já deduzir no IRS...

Enfim, há várias hipóteses possíveis. Se têm a guarda conjunto, imagino que apesar de divorciados, ainda se entendem bem o suficiente para se poderem sentar umas horas à mesma mesa, em frente ao computador, a simular estes diferentes cenários e chegarem a um consenso sobre qual será mais vantajoso.

A única regra é que cada dependente só pode figurar numa das declarações.

Quanto ao bonificado, realmente é capaz de haver alterações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

muito obrigado foi muito util apesar de achar que a lei esta mal para estes cassos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

muito obrigado foi muito util apesar de achar que a lei esta mal para estes cassos.

Por curiosidade: o que mudavas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

desculpe responder so agora mas nao tenho tido tempo.

o que eu acho que seria mais correcto era dividir o total das despesas pois somos ambos pais porque comforme esta so um pode meter as despesas e depois tem que andar a fazer continhas para dar a parte do outro.

mais uma vez obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há vários problemas com essa sugestão - apresentar o mesmo dependente em duas declarações, se fosse possível (que não é), deveria dar direito a metade dos limites de deduções com esse dependente, por uma questão de justiça fiscal (senão os pais separados podiam deduzir o dobro das despesas dos pais casados).

Se um dos pais meter a declaração na 1ª fase e o outro na 2ª, por exemplo, como é que o fisco vai saber se o dependente aparece em mais de uma declaração a tempo de calcular o imposto para fazer o reembolso em 20 dias como já vai sendo prática em alguns casos atualmente?

Mas talvez pudesse passar a haver um campo a especificar se o dependente ia ser considerado em mais do que uma declaração e isso atrasasse o cálculo...

Enfim, aos dias de hoje, em que tudo isto é processado pelo computador, até seria possível, provavelmente. Mas não vejo que fosse simplificar assim tanto a vida aos pais. Até porque, como disse, há muitas despesas que nem sequer entram no IRS, dividir estas igualmente até ao último cêntimo, não é necessariamente a solução mais justa. E se dividem todas as outras despesas a meias, porque não estas também?

Mas experimenta propor isso no site do Simplex, por exemplo. Quem sabe, pode ser que aceitem os teus argumentos... só se nada se fizer é que se tem a certeza que nada muda ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ola mais uma vez.

nos dividimos as despesas mas por exemplo nao posso dividir uma factura de um medico ou farmacia neste caso so um pode entregar para irs e depois tem que dar metade da parte que o estado dá certo? este é o problema!!!

obrigada e um abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não acho que isso seja problema, salvo melhor opinião: a factura de uma consulta médica ou é tua ou é dela pois a consulta foi a um de vocês e não aos dois simultâneamente: deve ficar com ela aquele de vocês que efectivamente foi consultado.

assim como a farmácia: os medicamentos ou foram para ti ou para ele, cada um guarda as suas.

por vezes há coisas que não são problema, o problema somos nós...!    ou não ?

relativamente aos filhos, idem : se entram na declaração dela entrega-lhas todas e ela que te dê de imediato metade do seu valor total e receba o estorno total do IRS: façam contas ANTES da declaração de IRS e não depois, compreendes ? Pois antes vocês eram aquilo que agora já não são, ou seja um casal.

Assim cada um paga aquilo que deve e não há mais contas a fazer, recebendo do IRS cada um aquilo que deve receber, também.

resolvam os problemas sem essas miudezas mesquinhas - desculpa lá mas isso é uma mesquinhice e vocês supostamente são adultos e deviam resolver isso sem essas visões estreitas das coisas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia  o meu marido esta a morar nas ilhas  e eu no continente podemos meter o Irs em separado?

Temos um filho em comum que esta comigo que usufrui da Adse pelo meu marido há algum problema ser eu a meter no meu agregado familiar?

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

acho que não, se vocês estão casados devem entregar o IRS em conjunto.

falou-se há tempos atrás que o governo estava a estudar a possibilidade de os conjuges poderem entregar separadamente - aliás há países onde isso é assim, cada individuo entrega o seu independentemente do estado civil - mas por enquanto isso não é possível.

o teu marido estar nas ilhas ou em trás-os-montes é indiferente desde que vocês sejam casados um com o outro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá boa noite.Sou funcionária Publica meu filho recebo abonos por mim por isso tem ADSE.Estou separada do pai, o pai quer ter direito dos reembolsos da ADSE das despesas medicas isso é legal já se sou eu que faço os descontos.Como posso saber se é legal, já que vamos a tribunal em breve.Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

depende...mais do que uma questão de legalidade é uma questão de bom senso.

se as despesas médicas são pagas por ti então é evidente que deves ser apenas tu a receber os reembolsos

se as despesas médicas são pagas pelos dois então poderá parecer sensato que os reembolsos sejam divididos pelos dois, abatendo aos mesmos o teu contributo ( o pagamento mensal ) que tu fazes para a ADSE para lá teres o teu filho, se porventura tiveres alguma contribuição a fazer nesse sentido.

no entanto o dinheiro é apenas uma "unidade de conta" , ou seja, mais do que discutir quem recebe os reembolsos parecer-me-ia mais sensato discutir "quanto nos custa o filho por ano" e "quanto damos cada um de nós para ele" e depois os pormenores dos reembolsos dessas despesas seriam entregues a quem faz a sua gestão corrente e a quem declara o filho no IRS, que provavelmente és tu - se tu declaras as despesas de saúde no teu IRS e se tu és a associada da ADSE é lógico que sejas tu a receber os reembolsos, o resto é apenas um acerto de contas !  Olha, é chato mas porque não organizas um "livro de contabilidade" das despesas do vosso filho ? Para pessoas mesquinhas talvez seja essa a solução para evitar problemas.

acho que o teu marido está a ser mesquinho - mas tu conhece-lo melhor que eu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá boa noite.Sou funcionária Publica meu filho recebo abonos por mim por isso tem ADSE.Estou separada do pai, o pai quer ter direito dos reembolsos da ADSE das despesas medicas isso é legal já se sou eu que faço os descontos.Como posso saber se é legal, já que vamos a tribunal em breve.Obrigado

como o carlos2008 disse é preciso averiguar quem paga as despesas.

a criança vai ao médico e paga 100€ e vamos supor que a contribuição da ADESE é 40%, 40€ neste caso.

se é a ana que paga a despesa é a ana que recebe da ADSE.

se é o pai que paga a despesa, claro que o pai não pode receber da ADSE, mas não custava nada o pai pagar os 60€  e a mãe pagar os outros 40€, já que depois os vai receber de volta. Agora o pai pagar os 100€ e depois a mae receber 40€ de reembolso acho que não é moralmente o mais correcto.

se a despesa é paga a meias, o pai paga 30€ e a mãe 70€ como depois irá receber 40€ da ADSE, acaba por pagar tanto como o pai.

claro que isto tudo segue a regra do bom senso, legal legal se a mãe tem a tutela da criança o pai paga a pensão de alimentos e pronto, todas as outras despesas são para serem pagas pela mãe

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

estou divorciado desde o dia 20 de julho de 2012,agradecia que me informassem como tenho que fazer o IRS em 2013 , faço separado uo uma parte separada e outra em comjunto visto termos vivido 7 meses em comjunto.

Desde já muito obrigado pela informação

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boas tardes

quero entregar o irs e sinto-me azelha a preencher o documento.

estou divorciado  mas tenho com a ex esposa a chamada guarda partilhada das filhas.

a minha duvida é : os valores que vamos apresentar como despesas delas na saude ou ensino são apresentadas na totalidade pelos dois ou fazemos as contas e dividimos o total pelas duas declarações

ja fiz esta pergunta a muita gente e acho que as respostas ...são sempre bolas no poste

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

estou divorciado desde o dia 20 de julho de 2012,agradecia que me informassem como tenho que fazer o IRS em 2013 , faço separado uo uma parte separada e outra em comjunto visto termos vivido 7 meses em comjunto.

Desde já muito obrigado pela informação

Faz o ano completo sozinho, com o estado civil de divorciado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boas tardes

quero entregar o irs e sinto-me azelha a preencher o documento.

estou divorciado  mas tenho com a ex esposa a chamada guarda partilhada das filhas.

a minha duvida é : os valores que vamos apresentar como despesas delas na saude ou ensino são apresentadas na totalidade pelos dois ou fazemos as contas e dividimos o total pelas duas declarações

ja fiz esta pergunta a muita gente e acho que as respostas ...são sempre bolas no poste

obrigado

Deve indicar o número de identifi cação fi scal do dependente e eventual grau de incapacidade, quando devidamente comprovado através de atestado multiusos, bem

como o número de identifi cação fi scal do outro progenitor que partilha a responsabilidade parental com o sujeito passivo, na sequência de divórcio, separação judicial

de pessoas e bens, declaração de nulidade ou anulação do casamento, tal como se encontra previsto pelo n.º 9 do art. 78.º do Código do IRS.

Os dependentes que se encontrem em guarda conjunta devem ser identifi cados apenas neste quadro. Os seus rendimentos e respetivas deduções devem ser

declarados por metade do seu valor nas declarações de cada um dos progenitores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead