Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
JATG

[Dúvida] IVA de um orçamento de construção civil

6 publicações neste tópico

Gostava de colocar uma dúvida:

-Fizeram-me dois orçamentos para remodelação de uma moradia, que no final dizem "acrescido da taxa de IVA em vigor".

A minha dúvida é se a taxa de IVA é 20% do valor do orçamento ou se há discriminação entre mão-de-obra e materiais (taxas de IVA diferentes).

Para saber o preço total é só acrecentar 20% ao orçamento?

Thanks!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostava de colocar uma dúvida:

-Fizeram-me dois orçamentos para remodelação de uma moradia, que no final dizem "acrescido da taxa de IVA em vigor".

A minha dúvida é se a taxa de IVA é 20% do valor do orçamento ou se há discriminação entre mão-de-obra e materiais (taxas de IVA diferentes).

Para saber o preço total é só acrecentar 20% ao orçamento?

Thanks!

Ao existir uma discriminação, só terias a beneficiar, isto porque o máximo de IVA é de 20%.

No primeiro paragrafo do Link que o Paulo colocou diz "...podem beneficiar de uma taxa reduzida de IVA 5% para o continente..." o que é muito diferente de dizer "beneficiam".

Duvido que quem te apresentou os orçamentos pense/possa aplicar essa taxa de IVA (5%), tu é que terias que mexer os cordelinhos e obter informação no sentido de saberes se eventualmente te enquadras na situação do "podem beneficiar". 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nesse mesmo link também diz:

Esta taxa aplica-se, designadamente às obras de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação de imóveis ou partes autónomas destes afectos à habitação

Neste tipo de obras não se incluem os trabalhos de limpeza, de manutenção dos espaços verdes, nem tão pouco os trabalhos efectuados em piscinas, saunas, campos de ténis, golfe ou minigolfe ou instalações similares.

Em regra, a taxa reduzida aplica-se apenas à mão-de obra, estando expressamente excluídos os materiais aplicados. No entanto, se o valor destes materiais não exceder 20 % do valor global da prestação de serviços, a taxa reduzida pode aplicar-se ao valor total da empreitada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A meu ver a questão a que importa responder é: Quais as condições em que podem beneficiar do IVA a 5% (isto deve estar regulamentado em algum lado)....?

Depois de saber se se pode enquadrar nessa situação faz então as contas e pede ao empreiteiro para lhe dividir o orçamento em mão-de-obra e materiais, para aí poder fazer as contas e aplicar o 5% e os 20% respectivamente.

Para mim no entanto e por uma questão de lógica se o empreiteiro não apresentou esses valores em separado é claro que vai aplicar o IVA a 20%.

O resto é palha.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

O que é prática corrente, e pela experiência que tenho, é aplicarem iva à taxa de 20%.

No entanto, vou investigar, tentar saber que tipo de imóveis é que estão abrangidos pela taxa dos 5%.

:)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0