Filipa Doria

Irs de reformada p invalidez

3 publicações neste tópico

Olá,

queria tirar uma duvida em relação ao irs de um reformado,

quando se é reformado p invalidez,casado com casa comprada e a reforma anda a volta de uns 300 e poucos eurs, tem de se entregar o irs n msm certo?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem despesas com saúde?

Embora o valor da reforma seja inferior ao ordenado minimo nacional, creio que não perde nada por entregar o IRS!...

Observação: Recordo-me que ainda não há muito tempo houve milhares de pensionistas multados por não terem entregue a declaração de IRS: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?id=361562&template=SHOWNEWS_V2

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende dos rendimentos do cônjuge. Se o rendimento mensal do agregado familiar forem apenas os tais 300€, à partida não precisam de fazer a declaração (a esse propósito ver mais detalhes neste outro tópico: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,4186.0.html )

Se o rendimento é baixo não há imposto a pagar e se não há imposto a pagar não há onde deduzir despesas. De qualquer forma, o melhor é sempre fazer a simulação para confirmar que realmente assim é...

De qualquer forma, há uma situação em que, mesmo assim, pode compensar fazer a declaração - quando se tenha sofrido retenção na fonte ao longo do ano. Por exemplo, os juros de um depósito a prazo sofrem retenção na fonte à taxa de 21,5%. Como quem tem rendimentos baixos fica num escalão de IRS com uma taxa inferior, se declarar que já pagou aquele montante de imposto, à partida poderá reaver parte ou mesmo a totalidade do dinheiro retido, dependendo do escalão. A única chamada de atenção é que, ao optar pelo englobamento, é preciso englobar mesmo todos os rendimentos. Para esse efeito deve pedir no banco uma declaração para efeitos de englobamento.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor