Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
ananorte

Dúvida acerca da retenção na fonte

2 publicações neste tópico

Boa noite

Eu estive a ver as tabelas de retenção na fonte para este ano e surgiu uma dúvida ???.

Eu vivo em união de facto com o meu namorado e este era o primeiro ano em que poderiamos apresentar a declaração de IRS em conjunto. Acontece que estou grávida e verifiquei que existe a diferença de 1 % no escalão do meu namorado na tabela de retenção da fonte caso este se declare como solteiro ou casado, no meu caso é indiferente pois pertenço ao escalão mais baixo e não faço retenção.

A dúvida é a seguinte: uma vez que é mais vantajoso podemos continuar a apresentar as declarações em separado?  E para o ano, como faço, apresento o dependente nas duas declarações ou só na dele (como se eu não tivesse filho)? Ou posso apresentar nas duas mas as despesas relativas à saúde e educação apenas na dele?

E também relativamente à entidade patronal, quando o bebé nascer, penso que teremos de fazer as devidas alterações e como fazer para deixar esta situação bem clara.

Agradeço de antemão a disponibilidade

Cpmts

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O n.º 6 do artigo 13.º do Código do IRS determina que “… as pessoas referidas nos números anteriores não podem, simultaneamente, fazer parte de mais de um agregado familiar nem, integrando um agregado familiar, ser consideradas sujeitos passivos autónomos…”.

Desta forma, o dependente apenas poderá fazer parte de uma única declaração de IRS.

Contudo, num ano poderá integrar a declaração de um dos pais e noutro ano integrar a declaração do outro.

As despesas só podem ser abatidas na declaração em que o dependente faça parte.

Cps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0