pauloaguia

Tabelas de retenção na fonte 2011

10 publicações neste tópico

Foram publicadas as novas tabelas de retenção na fonte (para trabalhadores por conta de outrem e pensionistas) para este ano (pelo menos para o Continente)

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/tabela_ret_doclib/

Comparando com as do ano passado dá para perceber que foram acrescentados alguns escalões, e que nos escalões superiores a taxa subiu ligeiramente, provavelmente para reflectir o novo escalão do IRS e o limite às deduções nos escalões superiores.

O que acho curioso é que os restantes valores se mantêm. Isto apesar de os limites dos escalões do IRS terem sido aumentados em 2,2% (ou seja, para o mesmo rendimento vai-se pagar menos imposto). Se se vai reter o mesmo, quer dizer que para o ano o reembolso será maior...

Será uma forma de garantir temporariamente mais algum dinheiro do lado do estado durante este ano?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois....não encontro outra razão: temporariamente o dinheiro está do lado de lá. O Estado terá mais liquidez ao longo do ano e até o pode investir; o pior é que depois tem que o restituir!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, certo Sr. Paulo.

As contas do estado funcionam em "regime de caixa". Quando mais receber este ano mais contribuirá para baixar o défice. Para o ano quem lá estiver que resolva.

Cps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho ouvido falar que os contribuíntes do 3º escalão para o ano de 2011 só poderão ter 100 euros de benificios fiscais.

Quando falam em beneficios fiscais são os planos poupança reforma, e despesas de habitação?

ou tambem englova as despesas de saude e de educação?

É que eu encontro-me no limite entre o 2º e o 3º e se englovar todas as despesas de educação e saude é preferivel eu trabalhar menos duas semanas e ficar no 2º escalão porque no 2º escalão não á limites nos beneficios fiscais e logo assim consigo ír buscar +-1050 euros no IRS ?

É assim ou eu estou a fazer confusão?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As despesas de saude e de educação são deducões ou beneficios fiscais?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas já fez o IRS referente a 2010?

Encontra o que precisa de saber aqui (atenção que onde está 5%, deverá ser 6%  ;)): http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,3018.0.html

Alguma informação referente a 2011: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,3018.msg29722.html#msg29722

Indo a 2009, também tem este tópico esclarecedor: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2031.0.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Acabo de consultar a tabela de retenção na fonte disponibilizada pela Sara e penso que contém um erro.

Julgo saber que aos pensionistas do Estado, a partir de 2011 a tabela de retenção sobre as suas pensões, é a mesma que é usada para os trabalhadores que estão no activo.

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Acabo de consultar a tabela de retenção na fonte disponibilizada pela Sara e penso que contém um erro.

Julgo saber que aos pensionistas do Estado, a partir de 2011 a tabela de retenção sobre as suas pensões, é a mesma que é usada para os trabalhadores que estão no activo.

Cumprimentos.

Consegue dar-nos mais informação sobre isso? Além disso as tabelas são cópia das oficiais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As despesas de saude e de educação são deducões ou beneficios fiscais?

São deduções.

Quanto ao limite dos benefícios fiscais, só se aplica aos dois últimos escalões. Na primeira proposta do Orçamento de Estado para este ano falava-se em começar mais abaixo, mas o que chegou à versão final foram só os dois últimos. Mesmo assim, salvo erro, acho que nunca esteve em causa que os limites começassem a ser impostos tão abaixo. Seja como for, isto só tem impacto para a declaração que será feita no próximo ano, o cálculo feito este ano ainda é com as regras do ano passado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead