Visitante RMMA

Deduções de rendas e empréstimos no IRS

5 publicações neste tópico

Boa noite,

Tenho aqui uma dúvida relativamente às deduções de rendas e empréstimo no IRS.

A situação é a seguinte:

Eu e o meu namorado (não estamos em União de Facto) alugámos uma casa até Novembro, sabendo que o contrato de arrendamento estava em nome dele e que só ele poderá deduzir as rendas no IRS. Sublinho que ele chegou a mudar a residência fiscal para essa casa arrendada, mas eu nunca a cheguei a alterar.

Em Agosto, comprámos uma casa (em copropriedade). Recebemos agora a declaração do banco relativamente à amortização e juros, da qual constam os números de contribuinte dos dois.

A questão é a seguinte: é possível ele deduzir a renda da casa arrendada e eu deduzir a totalidade da amortização e juros (sendo que, naturalmente, não vamos entregar a declaração em conjunto visto que só alterei a minha residência fiscal quando comprámos a casa).

Obrigada desde já!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada Paulo.

Suponho, então, pela sua resposta, que somos obrigados a dividir os juros e amortizações por 2, certo? No caso dele, ele pode deduzir as rendas e os juros/amortização ou terá de optar por uma das despesas? Neste caso, poderá optar pela despesa de maior montante ou só poderá deduzir a situação que se aplicava à data de 31.12.2010?

Obrigada!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente ao empréstimo, sim, têm que dividir os juros e amortizações por 2 (partindo do princípio que a casa é vossa em partes iguais, claro).

Quanto a ele, pode deduzir quer as rendas (na totalidade) quer a metade dele nos juros e amortizações do empréstimo. O mais provável é que apenas uma bastasse para atingir o limite máximo de dedução, mas isso só fazendo a simulação é que se vê. De qualquer forma pode deduzir as duas coisas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou esclarecida, obrigada, Paulo, pela sua ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead