ajsi

Recibos verdes

7 publicações neste tópico

Bom dia,

Sei que já se falou aqui e já li muito aqui no forum sobre recibos verdes...mas estou todo confuso.

Vou explicar a minha situação:

Encontro-me a trabalhar por conta de outrem, mas surgiu um projecto e vou começar a receber alguns (poucos) rendimentos do mesmo.

Vou ganhar mais cerca de 150.00€ esporádicamente. Estando a trabalhar por conta de outrém, e uma vez que ganhanho mais cerca de 150.00€, não tenho que fazer retenção na fonte, nem cobrar iva, certo?

Em relação à Seg. Social também não tenho que fazer descontos, uma vez que trabalho por conta de outrém e a minha entidade faz os meus descontos, certo?

Quanto à entreda do IRS, entrego depois na 2ª fase, certo?

Agora fala-se muito dos recibos electrónicos....eu vou passar os meus em papel ou de modo electronico também?

Agradeço já a vossa ajuda :)

Obrigado

Artur

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Enquanto o teu volume de negócios (pela actividade independente) não ultrapassar os 10.000€ anuais não tens de cobrar IVA e podes optar por não fazer retenção na fonte, certo.

Enquanto acumulares com actividade por conta de outrem tens direito a isenção de desconto para a SS, certo.

Se abrires actividade este ano, a partir do próximo passas a entregar a declaração de IRS na 2ª fase, sim (a deste ano ainda seria na primeira fase).

Recomendo que passes recibos electrónicos pois são de borla. Além disso, o mais provável é que no próximo ano dêem direito a teres a declaração já pre-preenchida o que te facilita a vida ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Paulo,

Depois em relação à Seg. Social é preciso comunicar alguma coisa, ou fico sossegado?

Em relação aos recibos electronicos tenho que me informar então como funcionam....se recebo nao tenho que passar logo um recibo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se os descontos por conta de outrem já são feitos à SS, em teoria não é preciso fazer nada (mas convém estar atento à SS Directa, a ver se às vezes não aparece lá uma cobrança).

Se forem feitos a outro sistema, é preciso meter o pedido de isenção... http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.03.03.02 (faz uma pesquisa por isenção)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto aos recibos verdes electrónicos é ir ao Portal das Finanças e, no canto superior direito, pesquisar por Recibo Verde -> na lista de resultados, logo ao cimo, surgem os links pretendidos ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou ver então :)

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este ano, os recibos verdes têm levantado muitas dúvidas pois alguns dizem que mesmo sendo trabalhador dependente, temos de efectuar descontos na SS sobre os recibos verdes. como ficamos?

dou o meu exemplo: trabalho na função pública e faço outros trabalhos (formação e outras prestações de serviços) a outras entidades. tenho isenção da SS e nao retenho na fonte. Na minha situação permanece tudo como antes ou não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead