Galamba

duvidas

6 publicações neste tópico

boas

tenho certas duvidas talvez basicas

pedi um emprestimo de 78 mil euros para comprar casa (73 mil +5 mil)

as minhas questoes sao as seguintes:

1ª para abater no credito habitação devo de abater nos juros ou no capital?

2ª se abater no capital a prestação baixa? e se for nos juros tambem baixa?

3ª se abater no capital os juros baixam?

4ª posso abater no credito habitação todos os meses? existe algum minimo para o fazer?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há para aí alguns equívocos relativamente à forma como é composta a prestação num crédito. Vamos começar pelo princípio:

* Suponhamos que contratas um empréstimo de 10.000€ a uma taxa anual de 12%.

* Ao fim de um mês, tens de pagar juros ao banco sobre essa dívida: 10.000 * 12% / 12 = 100€

* Ao fim desse mês pagas uma prestação ao banco. Suponhamos que foi calculada em 150€. Como tens de pagar 100€ de juros, os outros 50€ abatem ao valor em dívida. Portanto, ao fim desse primeiro mês deves 9950€.

* No segundo mês, os juros são de 9950 * 12% / 12 = 99,50€.

* Assumindo que a prestação continua a ser de 150€, os restantes 50,50€ abatem à dívida, ou seja, passas a dever 9899,50€.

Portanto, como se vê, os juros são sempre calculados em cada mês, em função daquilo que tu deves nessa altura. O conceito de amortizar aos juros não faz sentido porque não é algo que esteja predefinido à partida.

Voltando ao exemplo, suponhamos agora que naquele segundo mês amortizavas 1000€ que tinhas conseguido juntar entretanto. O capital em dívida passava a ser 9899,50 - 1000 = 8899,50€

No terceiro mês, os juros passavam a ser 8899,50 * 12% / 12 = 89,00€ (por arredondamento). Mais uma vez, o que excedesse esse valor até ao valor da prestação era usada para amortizar à dívida.

Se o valor da prestação é o mesmo ou não depende da modalidade do teu empréstimo:

* O mais habitual no crédito habitação é o prazo ficar sempre constante - no início do crédito (ou de cada vez que a taxa ou o valor em dívida muda) o valor da prestação é calculado de forma a ser sempre constante até ao fim do prazo. Portanto, uma dívida mais baixa, paga no mesmo número de meses implica um pagamento menor todos os meses.

* Noutros casos, é o valor da prestação que é constante e o prazo aumenta ou diminui consoante o tempo que levaria a pagar o empréstimo com aquela prestação. Nesse caso, ao amortizares à dívida não vais diminuir o valor da prestação. Mas como tens menos para pagar e os juros baixam (pois são directamente proporcionais ao valor em dívida) vais amortizar a dívida ainda mais depressa.

* Finalmente em alguns casos as pessoas aproveitam para renegociar o contrato ao fazer amortizações, tentando diminuir o prazo para ficar menos tempo a pagar juros. Neste caso é difícil dizer se vão ficar a pagar mais ou menos, depende das novas condições que forem negociadas com o banco... certo é que ficam a dever menos ;)

Respondendo agora às tuas questões:

1ª não existe o conceito de amortizar nos juros

2ª se a amortização no capital da dívida faz baixar a prestação depende do tipo de contrato, como já expliquei. No formato mais habitual sim, faz.

3ª Claro. Os juros são sempre calculados em função do capital em dívida em cada momento. Mesmo que o valor da prestação não seja alterado, por causa do tipo de contrato, os juros a pagar diminuem sempre - o que quer dizer que, nesse caso, a componente de amortização aumenta e bem.

4ª relativamente a amortizar todos os meses à partida a resposta é sim. De qualquer forma consulta as condições do teu contrato, podem especificar que o deves fazer em determinadas alturas, e se há ou não montantes mínimos para as amortizações extraordinárias. Certo é que provavelmente deves começar por amortizar o empréstimo adicional e, só depois desse estar liquidado, podes começar a amortizar no crédito habitação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

muito obrigado pela sua resposta, ja fiquei mais esclarecido : ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

falei com o meu banco (cgd) e disseram-me que existe um minimo para abater no credito habitação que é de 500 euros...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde!gostaria que me responde-se a uma duvida que tenho.

o meu pai vive na casa dos meus avos,mas o meu avo ja faleceu,e o meu pai depois de ele ter falecido construiu uma casa no terreno,com autorizaçao da minha avo.agora a minha avo quer vender a casa a minha tia (irma do meu pai),mas eu nao sei se ela pode fazer isso.se poder dar ou vender o terreno e casa a minha tia, se a mais filhos que sao herdeiros.agradecia que me responde se obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se o teu avô faleceu a propriedade onde vive a tua avó já não é apenas dela: é dela, do filho e da filha, nas devidas proporções evidentemente.

quer isto dizer que a tua avó nada pode vender sem o acordo e assinatura dos dois filhos

o que o teu pai deverá fazer, juntamente com a mãe e a irmã, é ir às Finanças declarar a morte do pai e à Conservatória registar o prédio no nome dos três - mãe , filho e filha.

evidentemente que existe um problema que pode ser grave de resolver: se o teu pai construiu uma casa no terreno que não era dele a sua irmã ( se for mal formada ) pode efectivamente colocar problemas e começar, p.ex., a dizer que a casa era dos pais e portanto agora também é dela numa determinada % - se isso acontecer o melhor é o teu pai arranjar um advogado para lhe tratar do assunto - se evidentemente não o conseguir tratar "a bem" como se costuma dizer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead