Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
b3dukes

Compra de Imóvel Alvo de Permuta

4 publicações neste tópico

Boa noite,

Solicito o vosso auxilio na seguinte questão, desde já exponho a situação:

Por intermédio de uma imobiliária, foi-me apresentado um imóvel que me preencheu as medidas, então dei inicio ao processo de pedido de crédito, que após algum esforço se concretizou no BPI, foram entregues todos os documentos necessários, efectuada a avaliação do imóvel, e emitida a carta de aprovação com validade de 3 meses.

Com a carta de aprovação na mão, foi marcada uma reunião com o vendedor para se assinar o CPCV, após o mesmo ser assinado, solicitei a documentação do imóvel (cadernetas, certificados etc..) para proceder á marcação da Escritura, nesta altura foi-me informado que uma vez que se tratava de uma permuta e a escritura da permuta ainda não tinha sido efectuada, essa documentação não se encontrava ainda em nome da "vendedor" que consta do meu CPCV, logo teria que aguardar que essa escritura fosse efectuada para dar seguimento á minha escritura.

O que acontece é que neste momento a minha carta de aprovação encontra-se a chegar ao fim da validade, e a escritura da permuta ainda não foi feita, pois está pendente da aprovação de um outro pedido de crédito habitação do actual "real" proprietário do imóvel.

Entrei em contacto com o Banco para solicitar um prolongamento da Carta de Aprovação, e os mesmo indicaram que só re-submetendo o processo, mas ao simularem essa situação dizem que com as condições disponibilizam agora o mesmo é rejeitado.

Ou seja, estou prestes a perder o negócio, devido a um atraso da parte de terceiros, e na parte que pensei ser a mais fácil... é literalmente como morrer na praia...

Alguma sugestão na resolução ou encaminhamento desta situação?

Desde já obrigado!

NA

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que foi um risco começar a tratar do processo com o banco antes mesmo de assinar o CPCV... mas pronto, essa parte correu bem.

Risco ainda maior foi só ter ido ver a situação do imóvel depois de assinar o CPCV.

No CPCV ficou alguma cláusula sobre até quando se tinha de realizar a escritura? Se a carta de aprovação já tinha sido emitida, espero que tenha ficado lá esse prazo bem definido...

Em caso afirmativo, e se o vendedor não a cumprir pode acabar com o negócio exigindo o dobro do sinal de volta. E voltar a começar tudo de novo... sendo que agora vai ser difícil achar as mesmas condições de crédito de há 3 meses atrás :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Efectivamente, sempre assumi que o ideal seria, ter inicialmente a aprovação bancária, antes de assinar o CPCV, uma vez que caso o crédito não fosse aprovado perderia o sinal do CPCV.

Neste caso existe um desfazamento de cerca de 10 dias, entre o final do prazo do CPCV(dia 15) e da Carta de Aprovação (dia 5), ou seja se a escritura não se realizar até ao dia 5 perco o crédito e não vejo um chavo do sinal, certo?

Ou então mantenho-me calado e vejo se eles não conseguem marcar a minha escritura até ao dia 15, e aí exijo o sinal, mas nem sei se isso é possivel.

Atentamente

NA

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Efectivamente, sempre assumi que o ideal seria, ter inicialmente a aprovação bancária, antes de assinar o CPCV, uma vez que caso o crédito não fosse aprovado perderia o sinal do CPCV.

O ideal é isso sim, mas gastar dinheiro a começar o processo sem ter a garantia de que a casa não é vendida a outros entretanto, é um risco...

Quanto ao sinal, hoje em dia há muita gente que mete uma cláusula no CPCV dizendo que se o promitente comprador não conseguir o empréstimo, pode desistir do negócio e devem devolver-lhe o sinal. Tudo depende daquilo que o vendedor estiver disposto a aceitar...

Neste caso existe um desfazamento de cerca de 10 dias, entre o final do prazo do CPCV(dia 15) e da Carta de Aprovação (dia 5), ou seja se a escritura não se realizar até ao dia 5 perco o crédito e não vejo um chavo do sinal, certo?

Ou então mantenho-me calado e vejo se eles não conseguem marcar a minha escritura até ao dia 15, e aí exijo o sinal, mas nem sei se isso é possivel.

Se já sabias o prazo da carta de aprovação porque é que aceitaste no CPCV um prazo que terminava 10 dias depois ???

Começaste por dizer na primeira mensagem que estavas prestes a perder o negócio devido a um atraso de terceiros mas parece que a única pessoa aqui com culpa disso és tu - o banco está a cumprir o prazo e os vendedores, para já, também - tu é que não conciliaste as duas coisas...

Faz uma última tentativa - inventa que no emprego te vão mandar para fora nas próximas semanas ou algo assim e vê se consegues que as escrituras se realizem todas até dia 5.

Mas olha que não é nada fácil marcar escrituras de um dia para o outro :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0