Visitante Tiago B

Informação sobre crédito à habitação

10 publicações neste tópico

Caros amigos, posto aqui um e-mail que enviei hoje para o meu banco. Se alguém me conseguir esclarecer fico muito agradecido.

Cumprimentos,

Tiago

"

Serve o presente e-mail como pedido de esclarecimento sobre o crédito à habitação do qual sou titular, associado à conta xxxxxxxxxxxxxxxxxx.

O referido produto foi contratado a 21-11-2008, sendo a data de vencimento 25-11-2008. Nesse documento é referido que a prestação será vencida com uma taxa de juro segundo a média aritmética simples das taxas EURIBOR 6 meses, acrescida de um spread de 0,55, podendo decrescer 0,25 caso o valor do indexante seja inferior a 3,625%.

Num artigo mais à frente são referidas ainda a Taxa nominal de 3,925%, e a TAE de 3,926%.

Tanto quanto sei, digam-me se estiver enganado, a prestação deve sofrer alteração nos meses de Dezembro e de Junho (de acordo com as taxas de Euribor 6 meses dos meses de Outubro e Abril, respectivamente). Agora, deixo um breve resumo das prestações já vencidas:

1ª prestação (Dezembro/2008): 492,52 €

7ª prestação (Junho/2009): 382,57 €

9ª prestação (Agosto/2009): 382,67 €

13ª prestação (Dezembro/2009): 382,67 €

14ª prestação (Janeiro/2010): 382,72 €

19ª prestação (Junho/2010): 382,72 €

25ª prestação (Dezembro/2010): 382,72 €

As minhas questões são:

 Qual a razão para a alteração da 9ª e da 14ª prestação?

 Qual a razão para a taxa não variar desde Janeiro de 2010?

Por fim gostaria que me dissessem qual a taxa aplicada neste momento aos juros das minhas prestações, e de que forma é calculada. Ao que pude apurar, a média da EURIBOR 6 meses de Outubro de 2010 foi de 1,224%. Acrescentando o spread de 0,55, dá 1,774%. Não devia ser esta a média a aplicar no actual período?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As minhas questões são:

 Qual a razão para a alteração da 9ª e da 14ª prestação?

 Qual a razão para a taxa não variar desde Janeiro de 2010?

Por fim gostaria que me dissessem qual a taxa aplicada neste momento aos juros das minhas prestações, e de que forma é calculada. Ao que pude apurar, a média da EURIBOR 6 meses de Outubro de 2010 foi de 1,224%. Acrescentando o spread de 0,55, dá 1,774%. Não devia ser esta a média a aplicar no actual período?

1 - Não faço ideia, mas possivelmente alguns arredondamentos. Não penso que valha a pena chateares-te por um ou dois euros.

2 - Isso é que é mais estranho, mas só o banco te pode explicar o porquê.

3 - Podes ver qual é a Euribor aplicada ao teu crédito aqui: http://www.pedropais.com/creditos/taxa-apos-revisao , mas à partida parece-me que estás a calcular bem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esses valores são só da prestação ou de mais alguma coisa? Por exemplo, se incluirem a chamada "comissão de processamento mensal" que alguns bancos praticam, pode ter a ver com alterações do preçário, que tenham elevado o valor da referida comissão...

Outra hipótese - o teu empréstimo é dos "normais"? Ou é daqueles em que a prestação é fixa e o prazo é que vai aumentando ou diminuindo com a subida das taxas? (mesmo assim não explica porque é que a prestação subiu 0,1€ quando as taxas já estavam a descer).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Pedro e Paulo pelas vossas respostas.

Bom, o empréstimo tem um nr. de prestação fixas, que são 600. Resumidamente:

Mês do contrato: Novembro 2008

Capital: 100 000 Euros

Até agora estão vencidas 576 prestações e o capital em falta é de 98 679,09.

Ontem debitaram a prestação de Janeiro (os tais 382,72).

E o capital em falta antes de ontem era de 98 737,41. O que significa que a parcela de juros da última prestação foi de 324,4 euros!

Estranho não?

Nada bate certo com as ferramentas de cálculo do blog.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Pedro e Paulo pelas vossas respostas.

E o capital em falta antes de ontem era de 98 737,41. O que significa que a parcela de juros da última prestação foi de 324,4 euros!

Estranho não?

Qual foi o mapa que utilizou?

Se foi este, http://www.pedropais.com/creditos/mapa-de-prestacoes-avancado, deve ter o cuidado de actualizar o capital em dívida apenas a partir de 2009. Utilizando o seu caso, começaria por introduzir a prestação nº ... (600 - Agosto de 2009 = 99, exemplo pois não fiz as contas) e o capital em divida (incluindo os céntimos) a partir dessa data. Depois, é só comparar os resultados obtidos com a prestação que efectivamente pagou. Atenção que alguns bancos cobram comissões de processamento (o nome varia de banco para banco) mais imposto de selo e todos os anos costuma aumentar, embora não seja por ai que se explique as diferenças de 0,1€ em menos de 6 meses (ou talvez sim, porque depois se manteve constante).

Experimente primeiro o mapa de prestações avançado e depois diga algo!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro JRibeiro, neste momento não posso fazer essa simulação porque me faltam dados, nomeadamente o capital em dívida e a taxa de juro.

De qualquer forma não estou certo se percebi o que me disse. Diz-me para contar a partir de Janeiro de 2009? Em Janeiro de 2009 foi a segunda prestação, por isso teria 599 em falta, e o capital em dívida devia ser muito próximo dos 100 000.  Talvez não tenha percebido bem, e me possa esclarecer.

A mim o que me faz mais confusão é as prestações permanecerem praticamente inalteradas, perante estas variações de taxa:

Abr ’09 1,608%

Out ’09 1,017%

Abr ’10 0,955%

Out ’10 1,224%

O problema é que nunca analisei este contrato como deve ser, visto ser a minha mãe quem paga as prestações e assume o controlo do empréstimo. De qualquer forma, agora que lhe peguei, espero clarificar a situação e dessa forma poder prever oscilações futuras :)

Obrigado pelas v/respostas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estranho não?

Se estão vencidas 576 prestações, entendi que já só faltavam 24!...

Que ferramentas de cálculo do blog utilizou?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Se estão vencidas 576 prestações, entendi que já só faltavam 24!...

Credo! Pagar 576 prestações para dever quase o mesmo e depois pagar quase 100.000€ em 24 prestações remanescentes era muito mau sinal mesmo ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caros amigos, logo ontem recebi um e-mail do meu banco a esclarecer toda a situação.

Este contrato foi feito com uma taxa prémio de 0,25%.

E6 + Spread (0,55%) - 0,25%

Como contra-partida desse prémio (e que contra-partida!), estabeleceu-se um valor mínimo do indexante em 3,625%. Ou seja, sempre que a E6 estiver a baixo desse valor, a taxa aplicada será:

3,625 + 0,55 - 0,25 = 3,925%

E pronto, é essa a taxa que tem vindo a ser aplicada desde Junho de 2009!

As subidas de 0,05euros e 0,10euros, foram aumentos da comissão de processamento+imposto de selo.

Esta taxa foi contratada para ser aplicada durante 5 anos, portanto agora resta aguardar até 2013 para poder renegociar algo mais vantajoso.

Obrigado pelas v/ repsostas

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Credo! Pagar 576 prestações para dever quase o mesmo e depois pagar quase 100.000€ em 24 prestações remanescentes era muito mau sinal mesmo ;)

:D  :D  :D

Caros amigos, logo ontem recebi um e-mail do meu banco a esclarecer toda a situação.

Este contrato foi feito com uma taxa prémio de 0,25%.

E6 + Spread (0,55%) - 0,25%

Como contra-partida desse prémio (e que contra-partida!), estabeleceu-se um valor mínimo do indexante em 3,625%. Ou seja, sempre que a E6 estiver a baixo desse valor, a taxa aplicada será:

3,625 + 0,55 - 0,25 = 3,925%

E pronto, é essa a taxa que tem vindo a ser aplicada desde Junho de 2009!

As subidas de 0,05euros e 0,10euros, foram aumentos da comissão de processamento+imposto de selo.

Esta taxa foi contratada para ser aplicada durante 5 anos, portanto agora resta aguardar até 2013 para poder renegociar algo mais vantajoso.

Obrigado pelas v/ repsostas

Abraço

O valor do indexante anula um pouco esse spread!...  :o

Com os dados que dispõe, pode utilizar a ferramenta que indiqueui umas mensagens atrás. Servirá para seu controlo efectivo!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor