Visitante José Miguel

Casamento em regime de adquiridos

5 publicações neste tópico

Boa tarde,

Eu e a minha cara-metade estamos a pensar casar este ano, surge no entanto a dúvida relativamente ao apartamento no qual estamos actualmente a residir. O mesmo foi comprado por mim, através de crédito habitação, com fiança dos meus pais.

Obviamente a minha futura mulher irá pagar em conjunto comigo a prestação da mesma, tendo em conta que o crédito foi iniciado antes do casamento e o intuito é casarmo-nos em regime de comunhão de bens adquiridos, este bem (apartamento) pertencerá aos dois no final do crédito ou por outro lado prevalecerá apenas o meu direito sobre o bem?

Muito obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É só teu.

Claro que no dia em que vos divorciareis ela irá exigir que lhe devolvas o que ela pagou e tu irás pedir que lhe descontem o valor equivalente a uma renda (coisa que ela não teve que pagar durante o casamento) e depois é preciso fazer prova de quem pagou o que e como... enfim águas profundas e para todos os efeitos em caso de divórcio o bem será teu

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que conta é o que está no registo - se o apartamento continua registado em teu nome, é só teu, mesmo que ela pague parte das prestações.

Assim que me ocorram tens algumas hipóteses:

* Dar-lhe metade do imóvel, depois de se casarem, ficando este em nome dos dois. Têm de pagar 0,8% de imposto de selo sobre metade do imóvel (o valor da doação) e mais algum para os registos (perguntem exactamente quanto ao registo predial). Precisam da aprovação do banco e dos fiadores, uma vez que há uma hipoteca sobre o imóvel (aproveitem para tentar renegociar o empréstimo para condições mais favoráveis - pode ser que compense).

* Não fazer nada. Em caso de divórcio ela poderia sempre alegar que contribuiu para o pagamento da mesma e tentar ficar com uma parte maior para compensar (claro que é difícil comprovar qual foi exactamente a contribuição dela). Em caso de morte (tua) ela herdaria a casa juntamente com os teus filhos (se a casa fosse dos dois, metade da casa continuava a ser ela, ela só dividia a outra metade com os filhos; de qualquer forma, sendo a casa de família o cônjuge tem sempre direitos especiais sobre os filhos). Se não tiveres filhos, a casa ficaria toda para ela de qualquer forma.

* Casar com uma convenção antenupcial diferente. Há 3 convenções "standard" que são a de separação total de bens, comunhão de adquiridos e comunhão geral de bens. Mas podem estabelecer a vossa, com as condições que quiserem (por exemplo, uma que siga todas as regras da comunhão de adquiridos mas que declare que a casa é bem comum, mesmo tido sido adquirida antes). A desvantagem é que opção é mais cara que a opção pelo "standard" (quanto não sei - perguntem numa conservatória do registo civil, provavelmente é variável - aproveitem e perguntem de que forma outros casais costumam resolver esta questão). Também não sei bem até que ponto isto é possível tendo em conta que a casa está hipotecada ou mesmo se não seria considerado uma doação e teria que pagar imposto de selo de qualquer forma...

A convenção pode também decidir de que forma se processa a divisão em caso de divórcio, por exemplo.

A opção por um ou outro cenário deve ter em conta os custos de cada uma e também as consequências na altura em que o casamento acabe (por divórcio ou por morte).

E, acrescento eu, a situação actual do imóvel - se o imóvel valer 100.000€ e já só me faltassem pagar 15.000€ ao banco, muito provavelmente eu optava por manter a casa só em meu nome. Se um dia nos divorciássemos preferia dar-lhe 7.500€ que ela me tivesse ajudado a pagar do que ver "voar" 50.000€ para o lado dela (isto sem dizer que é sempre muito mais difícil vender uma casa que está em nome de duas pessoas desavindas, caso nenhum consiga comprar a metade do outro)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Compreendi.

No caso ainda existe um capital em dívida elevado (cerca de 100mil eur) no entanto eu dei uma entrada de cerca de 25mil eur sozinho, ou seja, de certo modo se a divisão fosse igual para ambos em caso de divórcio eu sairia prejudicado.

É algo que teremos de avaliar em conjunto de modo a conseguirmos chegar a um consenso os dois.

Muito obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No divorcio,a partilha de bens por via judicial, fiquei com o imovel que era comum aosdois. Sei que tenho que pagar 0,8% de imposto se selo sobre a outra metade. O emprestimo à habitaçao desse mesmo imovel tambem esta sujeito a imposto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead