JAlmeida

Dúvida acerca da cessação de contrato e respectivas contas

1 publicação neste tópico

Olá a todos,

O meu contrato não foi renovado há cerca de dois meses mas só recentemente, após uma conversa acerca de indemnizações, verifiquei o último recibo de vencimento. Tanto quanto me disseram e consegui confirmar no código do IRS as indemnizações não são tributadas se não excederem um determinado valor. Por descargo de consciência fui confirmar o recibo porque já não era a primeira vez que se enganavam nas contas. A imagem em anexo mostra o cenário estranho com que me deparei:

- O subsídio de almoço faz parte das remunerações e dos descontos

- O IRS que habitualmente me era descontado era 15.5% mas se eu fizer as contas ao contrário obtenho 542/0.155 = 3496.77. Assim sendo aparentemente estão a tributar também uma parte indemnização, a não ser que tenha subido de escalão por causa dos subsídios de férias.

- Por outro lado, se fizermos o mesmo exercício com a Segurança Social que deveria ser de 11%, vemos que o valor bruto de onde foram deduzidos os impostos é de 428.04/0.11 = 3900.36. Tanto quanto julgo saber estes dois valores deveriam ser coincidentes já que só existe um valor bruto que deve ser tributado.

Será possível subir de escalão? Que conta mirabolantes é que eles fizeram ou mais importante quais são as contas correctas e será que tenho dinheiro a receber (para além do subsídio de almoço que aparentemente se evaporou)? Existe algum prazo para efectuar estas reclamações?

Desde já vos agradeço a vossa disponibilidade para me ajudarem com estas questões.

Cumprimentos,

João

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor