Novato

Acto Único

29 publicações neste tópico

Boas a todos, sou um novato nisto de finanças e este pareceu-me o lugar indicado para retirar umas dúvidas que tenho sobre o acto isolado.

Já li e ouvi muita coisa contraditória, até nas próprias finanças...portanto decidi expor aqui a minha situação já que pelo que li as explicações são muito claras!

A minha situação é esta:

Fui contactado para dar uma formação e como é algo pontual decidi desde logo, e informei a empresa, que iria fazer um acto único.

Mas agora, surgiram-me algumas questões relacionadas com o preenchimento do recibo.

1ª Segundo sei o recibo do acto único pode ser impresso por mim certo? (Penso que sim e tenho a minuta mas gostaria de confirmar)

2ª Os meus rendimentos são menores que 10 000 euros, portanto posso optar por não fazer retenção na fonte? (Já me disseram que sim, mas também já me disseram que não :S)

3ª Como o serviço prestado foi uma formação, a importância que vou receber está isenta de IVA?

De certeza que já responderam a muitas dúvidas semelhantes, mas como é o primeiro recibo que passo não estou dentro de como isto funciona.

Obrigado desde já

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Certo

2. Esse limite dos 10.000€ é para os trabalhadores independentes, que passam recibos verdes, e estejam no regime simplificado. No caso do acto isolado acho que não fazes retenção na fonte se a outra entidade não tem contabilidade organizada.

3. http://info.portaldasfinancas.gov.pt/dgci/Templates/Description.aspx?NRMODE=Published&NRNODEGUID=%7b0E880883-6669-449E-85A8-B770FA68D32C%7d&NRORIGINALURL=%2fpt%2fapoio_contribuinte%2fguia_fiscal%2fiva%2f&NRCACHEHINT=Guest#xptoform

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Certo