arturjcs

Crédito terreno

3 publicações neste tópico

Boa noite!

Em 1º, fica aqui o meu agradecimento pelo espectacular site!

Li no forum a situação abaixo mencionada e questiono qual o banco que faz este tipo de empréstimo para compra de terrenos e se há mais alguns no mercado!

"Estou a ponderar a compra de um terreno para construção de habitação. Tendo em conta que:

1- Comprei apartamento há cerca de dois anos e a perspectiva será de ficar pelo menos mais 2/3 anos

2- Não pondero começar no imediato a construção pois não tenho disponibilidade financeira líquida

3- Existe uma conjuntura positiva para compra, no que diz respeito seja à oferta seja ao financiamento

4- Existe uma conjuntura negativa para venda, neste caso refiro-me ao meu apartamento;

Preciso de avaliar o VAL desta aquisição considerando os seguintes dados:

1- O terreno em causa vai custar 32.500

2- Vou financiar a aquisição através de 2ª hipoteca sobre o apartamento (felizmente tenho margem pois a avaliação da habitação menos o valor financiado é de 50.000)

3- As condições do empréstimo são euribor + spread 2,1% (TAE - 6,59 %)+ 1.500 para despesas iniciais, para uma duração de 450 meses;

Essencialmente o que preciso saber é o seguinte:

Se daqui a 5 anos pretender vender o terreno por ter mudado de ideias, qual terá de ser o valor da venda de forma a absorver todos os custos de emprestimo (despesas iniciais + juros) contemplando ainda o coeficiente de desvalorização da moeda e considerando uma mais valia igual a 0 (zero)?"

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem essa será uma resposta sempre incerta, até porque uma suposta venda pode não ser concretizada quando pertender.

Para adquirir ainda vai havendo alguma facilidade, agora para vender as coisas não estão muito faceis.

DEVE pensar muito bem antes de adquirir se não tem certeza do que irá fazer. Se mesmo que não consiga vender o apartamento conseguir construir a habitação que planeia é um assunto, agora se a construção está dependente de uma venda as coisas complicam-se sempre.

Na minha opinião, embora de leiga, mesmo que decida vendar posteriormente o terreno será muito complicado ter algum lucro (visto que terá de fazer emprestimo e consequentemente pagar juros), ou melhor pelo menos não ter prejuizo.

Sei que a minha opinião não foi muito animadora mas dada a conjuntura actual penso que não estarei muito errada.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Essencialmente o que preciso saber é o seguinte:

Se daqui a 5 anos pretender vender o terreno por ter mudado de ideias, qual terá de ser o valor da venda de forma a absorver todos os custos de emprestimo (despesas iniciais + juros) contemplando ainda o coeficiente de desvalorização da moeda e considerando uma mais valia igual a 0 (zero)?"

Se me disseres qual vai ser a evolução dos juros nos próximos 5 anos, faço-te as contas ao cêntimo ;)

De qualquer forma, podes simular vários cenários de custos no simulador de prestações, disponível no blog: http://www.pedropais.com/creditos/mapa-de-prestacoes-avancado. Se queres simular só os custos dos primeiros 5 anos, simulas uma amortização total nessa altura e pronto (acrescenta mais 0,5% do valor em dívida nessa data, que costuma ser a penalização por amortização antecipada).

Pessoalmente eu não comprava a menos que tivesse a certeza de ir construir (mesmo que fosse para depois vender a construção - aí sim, é mais fácil garantir as mais valias, valorizei o imóvel). Comprar para vender no mesmo estado passados 2 ou 3 anos é difícil conseguir fazer um bom negócio (depende do terreno e da evolução da economia, claro está - mas como disseste, as previsões não são famosas, quanto estás disposto a arriscar?).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead