Ecomnuai

Mexer Spred para negociar Taxa?

6 publicações neste tópico

Boa tarde a todos,

Tenho uma duvida.

Tenho o meu Crédito Habitação no **** e estava com taxa fixa a 4 anos, o spred foi na altura atribuído com critério no perfil, financiamento, produtos etc o normal. A escritura não prevê nenhuma clausula para mexer no mesmo. No entanto após terminar os 4 anos da taxa fixa passou para a Euribor a 3 meses. A nível de negociação de taxas, caso eu queira novamente taxa fixa, pode o banco tentar mexer no spred? Ou exigir novamente documentos como IRS e nota de liquidação para negociar novamente a taxa fixa? Pelo menos foi o que me disseram no banco. Não sei o que uma coisa tem a ver com outra. Passar para taxa fixa mostrar novamente o IRS?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Provavelmente o contrato previa que no fim dos 4 anos passasse automaticamente a estar indexado à Euribor e foi o que aconteceu.

Qualquer coisa para além disso é uma renegociação do contrato como outra qualquer. A questão do IRS tem a ver com o facto de o banco pretender avaliar a situação financeira do cliente, nomeadamente, qual o seu nível de rendimentos. O cliente não é obrigado a fornecê-la, naturalmente, mas o banco também não é obrigado a renegociar nada...

Nos casos em que o cliente tem o ordenado domiciliado no banco, pode perfeitamente responder a essa exigência dizendo que os seus rendimentos estão já ao alcance do banco... mas eles são meio lerdos, qualquer coisa que saia do habitual demoram muito mais tempo a resolver, por isso também não custa nada apresentar o tal papel :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, sobre mostrar o papel, tudo bem.

Então sobre o facto dos clientes negociarem taxas? Tem que passar pelo Spred? Podem querer? Negociar Euribor ou taxa fica, não é um direito do cliente? O Spred como margem de lucro do Banco não tem directamente a ver. Quando o banco aplica o Spred é com base na avaliação de risco, perfil e tipo de negócio. A taxa é a que existe no momento quer seja Swap ou Euribor 3,6, 12 meses. Certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Então sobre o facto dos clientes negociarem taxas? Tem que passar pelo Spred? Podem querer? Negociar Euribor ou taxa fica, não é um direito do cliente?

Ainda não disseste o que prevê o contrato. Se assinaste um contrato que dizia que era taxa fixa durante x anos e depois passava a taxa variável e foi isso que aconteceu, o contrato está a ser cumprido. Qualquer alteração tem que ser negociada entre as partes (é possível fazer alterações, têm é que estar os dois de acordo, sim).

Portanto, se estás a querer alterar as condições do contrato voltando para a taxa fixa quando isso não estava previsto, o banco pode fazer uma contraproposta pedindo outras alterações, sim - é por isso que se chama negociação ;)

Se, por outro lado, o contrato prevê que possas escolher a taxa fixa em qualquer altura, então o banco só tem que cumprir o contrato e acatar o teu pedido...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O contrato previa entrar na Euribor 3 meses ao fim do prazo taxa fixa. Mas pelas contas que fiz até parece-me bem estar na Euribor 3 meses. Espero que o Sr. Jean-Claude Trichet só pense aumentar a taxa de referência lá para Outubro.

Para finalizar, houve algo neste passagem da Taxa Swap para Euribor  que me fez uma tremenda confusão. Ao finalizar o prazo da Swap o banco disse-me que não podia passar logo para a taxa em vigor na Euribor. Tinha que estar 3 meses em Swap, embora a mesma tivesse acabado o prazo. Eu ao fim de um mês fui reclamar pois com um amigo meu não aconteceu isso, terminou a Swap e passou para a Euribor actual. Fui ao balcão e perguntei porque tinha de ficar um trimestre com a mensalidade no valor da Swap quando esta tinha terminado um mês atrás e disse que queria reclamar no livro. Alguns minutos depois disseram-me que já estava a partir daquele dia na Euribor actual no momento, e só mudava no vencimento dos três meses actualizando-se com a média do trimestre. Disse que era um novo procedimento do Banco. Estranho, não? Acho que ainda vou pedir o que paguei a mais naquele mês, pois no contrato não fala nada disso, de ficar-se com a Sawp um trimestre mais depois de finalizar a Swap.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Acho que ainda vou pedir o que paguei a mais naquele mês, pois no contrato não fala nada disso, de ficar-se com a Sawp um trimestre mais depois de finalizar a Swap.

Se te cobraram mais do que deviam deves reclamar, sim...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead