nlopes

Amortização antecipada

7 publicações neste tópico

Olá a todos.

Neste momento, devo 68.800 euros ao banco por um empréstimo de habitação a 30 anos (quatro já em curso) e tenho algumas economias de lado.

A minha mensalidade cifra-se em 404 euros e estou a pensar em amortizar a dívida no valor 35 mil euros, o que ficaria com 33.800 euros em falta e com uma prestação mensal de 198 euros.

Acham que compensa?

Ou acham que também devia reduzir o número de anos do empréstimo?

A minha intensão é pagar uma mensalidade baixa para ter mais fôlego mensal e assim poder juntar dinheiro para que, nos próximos seis anos, no limite, possa pagar a casa na totalidade.

É uma boa estratégia?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sem duvida que é...

pode encurtar a prestação e caso não queira que ela fique nos 404 euros por mes faça as contas de modo a ficar com 300 fica a pagar menos por mês e ainda ve o prazo para emprestimo reduzido e consequentemente paga menos juros.

pode usar a folha de excel com o calculo da amortização antecipada e quanto fica a pagar de juros no total do emprestimo que o pedro colocou a disposição no blog.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas a minha dúvida é saber se devo abater a dívida com 35 mil euros e manter o prazo do empréstimo ou diminuir esse mesmo prazo?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas a minha dúvida é saber se devo abater a dívida com 35 mil euros e manter o prazo do empréstimo ou diminuir esse mesmo prazo?

Se não pagas penalização por amortizações antecipadas é indiferente.

Quanto menor o prazo maior a prestação, o que significa que mais depressa amortizas a dívida através dos pagamentos mensais. Ou seja, menos sobra para amortizações extraordinárias e, portanto, menos ficará sujeito a essa penalização.

Por outro lado tens que ver até que valor te sentes à vontade para ficar a pagar de prestação. Se o teu objectivo imediato é diminuir à prestação só para acumular mais depressa para uma nova amortização extraordinária não faz muita diferença - podes continuar a pagar o mesmo que a dívida até se some mais depressa (pagas menos de penalização por amortização antecipada e vais pagando menos de juros também). Se precisas de mais dinheiro disponível por outros motivos, é ver qual o prazo que corresponde à prestação que te sentes confortável a pagar neste momento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o teu objectivo imediato é diminuir à prestação só para acumular mais depressa para uma nova amortização extraordinária não faz muita diferença - podes continuar a pagar o mesmo que a dívida até se some mais depressa (pagas menos de penalização por amortização antecipada e vais pagando menos de juros também).

Isto, claro, desde que não consigas encontrar um investimento que te renda mais (taxa líquida) que a tua taxa actual do empréstimo. Nesse caso pode compensar mais não amortizar nada agora, ir acumulando o dinheiro pondo-o a render a essa taxa melhor para depois pagar tudo de uma vez. O que ganhas de juros com o investimento pode ser maior que o que pagas de juros com o empréstimo (tens é que fazer bem as contas nesse caso).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

depende, se n te fizer diferença encurtar o prazo abatendo com 35.000 e ficando a pagar a mesma prestação aproximadamente faz isso porque senao em mais 26 anos vais pagar 33.000 e vais acabar por pagar mais do que reduzindo o prazo.

198,26 x 312 (26 anos) = 61.857€ (empréstimo de 33.800)

404 x 192 (16 anos) = 77.568€ (emprestimo de 33.800)

404 x 120 (10 anos) = 48480 (emprestimo de 33.800)

Tens de ver depois o spread, euribor e muitas outras coisas mas penso que a minha explicação é simples. Mas tbm te dei uma opiniao pessoal porque se abateres e reduzires o prazo, depois da casa paga é so meteres dinheiro ao bolso.

404-198=206 x 312 (26 anos) = 64272

404 x 192 = 77568 (16 anos que metes so dinheiro ao bolso depois de teres pago a casa)

Podes fazer o que o paulo disse que tbm me parece ua boa opção

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

depende, se n te fizer diferença encurtar o prazo abatendo com 35.000 e ficando a pagar a mesma prestação aproximadamente faz isso porque senao em mais 26 anos vais pagar 33.000 e vais acabar por pagar mais do que reduzindo o prazo.

198,26 x 312 (26 anos) = 61.857€ (empréstimo de 33.800)

404 x 192 (16 anos) = 77.568€ (emprestimo de 33.800)

404 x 120 (10 anos) = 48480 (emprestimo de 33.800)

Tens de ver depois o spread, euribor e muitas outras coisas mas penso que a minha explicação é simples. Mas tbm te dei uma opiniao pessoal porque se abateres e reduzires o prazo, depois da casa paga é so meteres dinheiro ao bolso.

404-198=206 x 312 (26 anos) = 64272

404 x 192 = 77568 (16 anos que metes so dinheiro ao bolso depois de teres pago a casa)

Podes fazer o que o paulo disse que tbm me parece ua boa opção

Como posso pagar mais reduzindo o prazo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor