Paulo M

Taxa dos Certificados do Tesouro

52 publicações neste tópico

Como é sabido ataxa a 5 e a 10 anos baixou para subscrições feitas este mês de Janeiro.

Pergunto aos entendidos,se é de subscrever já ou esperar por uma subida para as subscrições de Fevereiro?

Cumps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Aproveito o topico criado já que tenho a mesma duvida. Aproveito ainda para perguntar mais uma coisa, como é calculada a taxa de jutos dos CTs? É com base na procura dos leilões, em que indicadores se baseia?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como é sabido ataxa a 5 e a 10 anos baixou para subscrições feitas este mês de Janeiro.

Pergunto aos entendidos,se é de subscrever já ou esperar por uma subida para as subscrições de Fevereiro?

Cumps

Jornal de Negocios

O comportamento das taxas de juro das obrigações no mercado secundário não está a ser definido. Os juros da dívida a 10 anos sobe 1,5 pontos base para 6,616%, o que coloca o prémio face às “bunds” nos 370 pontos base, uma vez que a taxa de juro das obrigações alemãs está a descer 4,8 pontos base para 2,915%.

No prazo de cinco anos, os juros da dívida portuguesa estão a subir 6,6 pontos base para 5,752% e no prazo a dois anos desce 4,1 pontos base para 4,221%.

É ainda muito cedo determinar se 6,40 % TANB a 10 ano é uma boa taxa de juro. Existe uma pressão muito grande nos mercados e a necessidade da nossa Republica em financiar nos proximos meses não ajuda em nada a descida dos juros da Republica Portuguesa.

Por isso a minha resposta é um nim! Pode descer em Fevereiro, mas em Março, Abril e Maio os juros podem atingir recordes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O mais seguro sera' esperar ate' 27 de Janeiro para saber qual a taxa aplicada em Fevereiro e nesse momento decidir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O mais seguro sera' esperar ate' 27 de Janeiro para saber qual a taxa aplicada em Fevereiro e nesse momento decidir.

Mas quando a taxa é anunciada,não entra logo em vigor?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas quando a taxa é anunciada,não entra logo em vigor?

Nao, so' no dia 1 seguinte. Porreiro, hein? :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nao, so' no dia 1 seguinte. Porreiro, hein? :)

Porreiro pá.Assim dá para subscrever se a taxa subir:)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguem me pode dizer como é calculada a taxa dos certificados do tesouro??

É com base nos leiloes anteriormente feitos ou em otros factores? obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguma previsão se as taxas para fev11 serão mais elevadas que as taxas de Jan11?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ando para "trocar" uns Certificados de Aforro pelos CT, mas se calhar vou aguardar mais uns tempos para ver se o juro sobe!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ando para "trocar" uns Certificados de Aforro pelos CT, mas se calhar vou aguardar mais uns tempos para ver se o juro sobe!

Apesar dos Certificados de Aforro terem maior liquidez, estes só rendem 1.2% TAEL, que é 1/3 do que rendem os Certificados de Tesouro a 5 anos.

tiopatinhas, se é isso que está a pensar fazer, não espere mais.

Isto partindo do pressuposto que não se importa de ter o dinheiro parado tanto tempo para ter uma boa rentabilidade.

Caso contrário sugiro Depósitos a Prazo, a 1 Ano no máximo.

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu caso que tenho CA série B e se a Euribor subir poderão a curto, médio prazo não valer a pena trocar por CT.

Também há a tendencia de os juros dos DP subirem nos próximos tempos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tiopatinhas, se é isso que está a pensar fazer, não espere mais.

No dia 27 vai ser anunciada a taxa aplicada a subscricoes efectuadas em Fevereiro. Pode por isso valer a pena esperar estes 6 dias, para decidir se se subscreve com a taxa actual ou se espera pelo dia 1.

Penso (opiniao pessoal) nem a Euribor nem os DPs (nao promocionais) vao no futuro proximo chegar perto da taxa actual dos CTs a 10 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No dia 27 vai ser anunciada a taxa aplicada a subscricoes efectuadas em Fevereiro. Pode por isso valer a pena esperar estes 6 dias, para decidir se se subscreve com a taxa actual ou se espera pelo dia 1.

Penso (opiniao pessoal) nem a Euribor nem os DPs (nao promocionais) vao no futuro proximo chegar perto da taxa actual dos CTs a 10 anos.

É uma opinião pertinente, mas ninguém consegue saber o que irá acontecer no próximo ano, quanto mais daqui a 5, 10 anos.

O problema é que poderá valer a pena, mas daqui a 5 anos e olhando para o presente. Mas quem diz que se a tendência é as taxas subirem, se investir o dinheiro em DP´s não promocionais, o custo de oportunidade vai ser muito alto se subscrever Certificados do Tesouro. Isto já para não falar se tiver que fazer algum resgate!

Mas, continuo a dizer, que é um bom investimento. Mas prefiro outros, nomeadamente Depósitos a Prazo. Daqui a 2 anos, volto a investir em Acções!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Fevereiro de 2011 a:

• Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,55%
  • Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 5,80%
  • Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 6,65%

Fonte: http://www.igcp.pt/gca/?id=948

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Subscrevi certificados do tesouro a 25 de Agosto de 2010 e a taxa era de 5.35%. Reparei que a taxa de Fevereiro 2011 é de 6.44 %.

A minha pergunta é: será possível eu resgatar os certificados de 25 de Agosto e fazer nova aplicação em Fevereiro....a 25 de Fevereiro passaram 6 meses.

Como funciona esta situação e será que é vantajoso fazer operação?

Obrigado desde já

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha pergunta é: será possível eu resgatar os certificados de 25 de Agosto e fazer nova aplicação em Fevereiro....a 25 de Fevereiro passaram 6 meses.

Teras que te informar previamente sobre o processo de resgate. Parece-me um bocado apertado para (re)subscrever ainda em Fevereiro, dado que o mes termina a 28.

Quanto a perceber se e' vantajoso, caso pretendas investir por 5 ou 10 anos poderas calcular o ganho da seguinte forma:

((taxa de Fevereiro - taxa de Agosto) x (numero de anos)) - (taxa do primeiro ano de Agosto / 2)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Subscrevi certificados do tesouro a 25 de Agosto de 2010 e a taxa era de 5.35%. Reparei que a taxa de Fevereiro 2011 é de 6.44 %.

Obrigado desde já

É possível e vantajoso! Assim:

1-Pede resgate a 25;

2-Tem o €€ disponivel a 28, nessa mesma data faz nova subscrição.

Apertado mas possível!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e no dia 28 saem as novas taxas para o mes de março, e ate te pode ser vantajoso esperar mais um dia, ja que como isto esta, elas devem subir ainda mais!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e no dia 28 saem as novas taxas para o mes de março, e ate te pode ser vantajoso esperar mais um dia, ja que como isto esta, elas devem subir ainda mais!

as taxas de março saem no dia 24 de fevereiro

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Acabei agora de pedir um resgate de 50.000€ certificados do tesouro para voltar a reenvestir á taxa actual.

Recebi agora uma oferta de 5% DP banif 6 meses para o mesmo montante.

Creio que não vou precisar deste dinheiro nos proximos 5 anos.

Pergunta; qual das 2 hipoteses me aconselham?

Obrigado

Um abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pediste o resgate nos CTT ou no aforronet? Deram-te indicacao de quanto vai demorar ate' o dinheiro estar na tua conta?

Se de facto nao tens planos para utilizar o dinheiro nos proximos 5 anos, penso que 5,80% a 5 anos e' preferivel a 5% a 6 meses. Isto porque acho pouco provavel que apos esses 6 meses o Banif (ou outro banco nacional) te consiga continuar a oferecer taxas semelhantes nos 4 anos e meio seguintes.

Caso optes pelos CTs, aconselho-te a esperar pelo dia 24 para saber as condicoes dos Certificados de Tesouro em Marco e ai' decides se subscreves logo, no mes seguinte ou (caso a taxa tenha aumentado) se continuas a esperar. Dado o elevado montante, se tiveres alguma conta poupanca ou equivalente onde o possas por a render (mesmo que pouco) enquanto esperas, seria conveniente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Jordão

Pedi no aforronet-não tenho qualquer indicação de quando possa estar disponivel

Quanto á evolução das taxas nos dp tambem fiz agora mesmo essa pergunta no balcão do banif e as previsões que eles têm é que poderão (sem certezas) chegar aos 8% já no final do proximo ano.

Isto está ao rubro

Um abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto á evolução das taxas nos dp tambem fiz agora mesmo essa pergunta no balcão do banif e as previsões que eles têm é que poderão (sem certezas) chegar aos 8% já no final do proximo ano.

8%? Sinceramente, nao acredito. :D

Mas mesmo que no final do ano os DPs oferecam mais que os CTs a 5 anos, o resgate dos CTs feitos agora no inicio de 2011 sera' sempre possivel...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É preciso ter cuidado com essas taxas... e depois onde é que o banco vai conseguir negócios que rendam ainda mais do que isso? (sem risco de perdas avultadas, claro está).

O BPN oferecia um pouco menos do que isso e faliu (embora haja mais variáveis, claro está)

Das duas uma: ou o banco está a ficar desesperado para arranjar clientes, ou isso é conversa de vendedor para que o cliente para lá vá agora... e depois vê-se :P

Ou então as taxas de juro (créditos inclusive) vão subir generalizadamente e isso não é bom sinal para ninguém... veja-se o que aconteceu há 2 ou 3 anos!

Mas mesmo que no final do ano os DPs oferecam mais que os CTs a 5 anos, o resgate dos CTs feitos agora no inicio de 2011 sera' sempre possivel...

Realmente o Estado arranjou aqui um produto em condições - ninguém quer juros, nos últimos dias só tenho ouvido falar em resgates antecipados para aproveitar as novas taxas. Entretanto o Estado já esteve com o dinheiro do lado dele durante vários meses sem ter que pagar por isso ou pagando a taxa miserável dos Certificados de Aforro.

Faz lembrar mais ou menos o que se passa com a dívida internacional - o que interessa é que renda cada vez mais, não interessa se o valor é ou não sustentável, nessa altura haverá de aparecer alguém a por a mão por baixo para os investidores não falirem... ou não!  :-\

Não é que não seja legítima esta forma de pensar (e realmente, matematicamente, a rendibilidade é maior), mas há sempre um outro lado rolleyes.gif

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead