kiduxa

tenho alguma hipotese d haver ja uma divisao d heranças

3 publicações neste tópico

A minha mae sendo filha unica herdou agora td dos meus avós. ta casada com o meu pai em comunhao d bens adquiridos e tenho mais um irmao tb maior d idade.

Ha alguma hipotese d receber o q tenho direito d heranças ja sem q os meus pais tenham falecido ou tenho q esperar q tal aconteça.

Corro o risco d ser excluida d receber seja o q for num testamento q a minha mae venha a fazer uma vez q é uma pessoa mentalmente instavel.

é d salientar q ela ja tem um neto da minha parte.

ajudem-me por favor :-[

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O art.º 2029.º do Código Civil admite a partilha em vida.

A partilha em vida é uma forma dos herdeiros começarem a usufruir da herança mais cedo, nada impedindo que alguém proceda à divisão do seu património enquanto seja viva, embora seja conveniente, quanto a bens imóveis, reservar para si o respectivo usufruto vitalício, mediante escritura pública.

Na prática, a partilha em vida é efectivada através de doações a todas as pessoas com quem se pretenda que a "herança" seja dividida. Porém, tal disposição não pode pôr em causa o direito que determinados parentes (os herdeiros legitimários, cônjuge e descendentes) têm relativamente à herança - a chamada legítima ou quota indisponível (2/3 do acervo hereditário), sob pena de se for violada tal "quota" operar-se a redução de liberalidades, através da qual pode ser necessária a devolução de bens já atribuídos (ou o seu valor) para que seja completada a quota dos herdeiros legitimários.

O melhor que tem a fazer é contratar um advogado para lhe tratar de todos os procedimentos jurídico-legais.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É impossível receberes o que supostamente tens direito sem a vontade nesse sentido dos teus pais.

Não há volta nenhuma a dar à questão.

Os teus pais tb não te podem deserdar com um testamento. Apenas podem deixar uma parte em testamento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead