CarlosA

Dúvida sobre IRS a pagar

8 publicações neste tópico

Olá a todos,

Pauloaguia, se puderes gostaria que me ajudasses...

Tenho lido os teus post's sobre a importância de ir poupando alguns € para pagar o IRS. É isso que tenho feito. Contudo, tenho muitas dúvidas sobre o montante que terei de pagar de IRS. Sou um jovem licenciado e neste momento estou a fazer um estágio profissional no âmbito do programa estágios profissionais do IEFP, com a duração de 9 meses. O meu vencimento é de 814,82€ + 3,62€ subsídeo de alimentação/dia + 22€ de subsídeo de transporte. Faço retenção na fonte de 0,6% (48€/mês).

Estes serão os meus rendimentos do ano de 2008. Como não percebo rigorosamente nada destes assuntos, será que alguém me poderá dizer um valor aproximado do que terei de pagar de IRS? É que assim, estarei mais preparado quando chegar a altura de pagar...

Nota: Vou apresentar a declaração de IRS independente dos meus pais e, embora tenha algumas despesas de saúde a apresentar, gostaria qe me dissessem um valor aproximado sem incluir despesas.

Desde já muito obrigado a quem possa ajudar.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No site das Finanças ( http://www.e-financas.gov.pt - tens que ter senha para aceder ao site, podes ir já tratando disso se não tiveres). Dizia eu, no site das Finanças há simuladores de IRS dos anos anteriores (ainda não há nenhum para o IRS de 2008) que podes usar para ficar com uma ideia aproximada. Basicamente fazes de conta que vais preencher o IRS e no fim da página, quando escolhes o tipo de formulário, encontras um link para fazer download da aplicação offline:

As regras mudam ligeiramente de uns anos para os outros e não sei se há já alguma coisa com as regras deste ano mas, se o que queres é ficar com uma ideia, deve ser suficiente.

Acho também que os subsídios de alimentação e transporte estão isentos de IRS. Os teus recibos de vencimento devem trazer isso esclarecido, indicando qual a base de incidência quer do IRS quer da SS (não sei se descontas para a SS).

Já agora, a tua retenção na fonte é de 6% e não 0,6% ;)

Não te preocupes, com um rendimento relativamente baixo não deves ter muito a pagar. Os adiantamentos de 48€ por mês que vais fazendo devem chegar para cobrir a maior parte. Seja como for, no fim do simulador acho que são apresentadas as várias parcelas e indicada a fórmula de cálculo...

E, já agora, os meus parabéns por te preocupares com isto antecipadamente...

(e gostava que parassem com essa história de me pedir ajuda especificamente a mim... há aqui gente que percebe destas coisas muito mais do que eu ;))

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais obrigado pela resposta, vou procurar seguir os passos que me indicaste!

Tens razão, a retenção na fonte é 6%. Fiz confusão porque 0,6% é o valor da quota da associação em que estou a fazer o estágio profissional, daí a confusão!

Bem, já tenho deixado algum dinheiro de parte para cobrir essa despesa! No entanto, tenho um colega que ganha pouco mais do que o salário mínimo nacional e tem de pagar, este ano, quase 200€ de IRS o que, para uma pessoa que ganha o SMN me parece uma quantia avultada...

Bem-haja a todos e parabéns pelo excelente fórum e blog (isto é quase serviço público ;))

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Carlos é melhor esperares pelo orçamento de estado que sai a 15 de Outubro (penso eu), já que haverá como sempre alterações a nível de limites nas despesas etc, depois sim se poderá fazer uma simulação mais aproximada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Posso ser ainda mais específico lol:

Rendimento bruto de cada categoria

-

Deduções específicas de cada categoria

=

Rendimento global líquido

-

Abatimentos

=

Rendimento colectável

/

Quociente conjugal

=

Rendimento colectável corrigido

*

Taxa de imposto

-

Parcela a abater

=

Apuramento

*

Quociente conjugal

=

Colecta total

-

Deduções à colecta

=

Imposto liquidado

-

Retenções e pagamentos por conta

=

Valor apurado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Já fiz a simulação do IRS! Contudo surgiram algumas dúvidas (como disse não sou muito "afecto" a estas questões). Para não maçar muito ;) fico-me por uma: após colocar o rendimento bruto, o programa faz umas deduções (penso que são as deduções específicas), e o rendimento global líquido passa para quase metade do valor de rendimento bruto (é normal?! - é que fiquei admirado). Depois é apurado o rendimento colectável e é sobre esse rendimento (colectável) que é aplicada a taxa de imposto certo?

Parece que a minha taxa de imposto será de 10,5%...é que pensei que iria ser de 23...% (já não me lembro do valor exacto)

Estas perguntas devem parecer muito parvas mas realmente só agora começo a familiarizar-me com estes assuntos.

Muito obrigado a todos,

Carlos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

após colocar o rendimento bruto, o programa faz umas deduções (penso que são as deduções específicas), e o rendimento global líquido passa para quase metade do valor de rendimento bruto (é normal?! - é que fiquei admirado).

Com um rendimento relativamente baixo e, ainda por cima, que nem sequer cobre o ano todo, sim, é normal. Para o ano já não te vai reduzir tanto ;)

Depois é apurado o rendimento colectável e é sobre esse rendimento (colectável) que é aplicada a taxa de imposto certo?

Certo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead