Visitante goncaloribeiro

Alteração de spread depois da aprovação do crédito

65 publicações neste tópico

Bom dia.

Fiz um crédito habitação no BBVA que foi já aprovado pelo banco. Assinamos os contratos dos seguros e estamos na fase de aguardar marcação para a escritura.

Durante esta fase fomos contactados pelo banco que nos disse que afinal o spread não seria o que foi acordado durante a fase de aprovação mas que iria ser alterado, subindo 0,35%. Justificação: a aprovação do credito tem prazo de 30 dias pelo que, como não foi ainda feita a escritura, os spreads são actualizados às novas tabelas em vigor.

Pergunto eu se isto é legal? Pergunto tambem se aquando da aprovação do crédito o banco não é obrigado a passar um documento que indique as condições da aprovação para que não haja alterações por vontade do banco?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

A mim aconteceu praticamente o mesmo com o BBVA. Depois de aprovado o crédito da 3 de Dezembro ligaram-me dia 17 de Dezembro a dizer que se não escriturasse até ao fim do ano o spread subiria 0.35%. Quando os questionei quanto ás cartas de aprovação disseram que não podiam dar e que as condições aprovadas só eram válidas por 30 dias. Acho que isto é desonesto e pouco sério ainda para mais quando eu desde o inicio lhes disse que as escrituras apenas seriam em 2011.

Perante isto fui ao DBK e consegui em menos de uma semana a aprovação do crédito que apesar de ter um spread mais alto tem uma TAER ainda mais baixa que o BBVA porque não exige nada mais associado do que os seguros de vida e do imovel que por sinal são muito mais baratos que no BBVA.

Com o BBVA não quero mais nada. Hoje recebi a noticia da aprovação no DBK e por isso ainda esta semana devo ir ao BBVA fechar a conta e desistir de todo processo (irei ter que pagar a avaliação do imovel). Para além disso vou deixar a situação no livro de reclamações e vou enviar uma carta a descrever a situação ao banco de portugal. Tenho conhecimento de mais clientes que já o fizeram e acho que se todos os que fomos afectados o fizermos talvez o banco de portugal analise esta situação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Infelizmente está acontecer e ainda vai acontecer a mais gente...

Mas o livrinho amarelo tem de funcionar!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pergunto eu se isto é legal?

Pergunto tambem se aquando da aprovação do crédito o banco não é obrigado a passar um documento que indique as condições da aprovação para que não haja alterações por vontade do banco?

Deveria ter recebido a carta de aprovação onde se menciona valores, taxas, spread, prazos,...

Como não recebeu, o banco tomou a "liberdade" de dispor!...  :-X

Ao contrário do que diz o CFinanceiro (livrinho amarelo é mais para hospitais, finanças, conservatórias, câmaras municipais e outros serviços da administração pública ou para ser enviado via net!...), eu iria mais para o livro de reclamações do próprio banco, onde indicaria os dados mais relevantes de todo o processo (nome dos envolvidos, valores, datas!...).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste caso não vale de nada porque as ordens vieram de cima...

Deveria ter recebido a carta de aprovação onde se menciona valores, taxas, spread, prazos,...

Como não recebeu, o banco tomou a "liberdade" de dispor!...  :-X

Ao contrário do que diz o CFinanceiro (livrinho amarelo é mais para hospitais, finanças, conservatórias, câmaras municipais e outros serviços da administração pública ou para ser enviado via net!...), eu iria mais para o livro de reclamações do próprio banco, onde indicaria os dados mais relevantes de todo o processo (nome dos envolvidos, valores, datas!...).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

também estou com a mesma situação, o crédito foi aprovado com spread 1.4 dia 16 de Dezembro no BBVA e fizemos os seguros todos dia 31 de Dezembro e o processo foi enviado para aguardar autorização para a escritura, altura em que nos disseram que se a escritura não fosse feita até 16 de Janeiro que o spread subiria pois a tabela de spreads deles iria mudar dia 2 de Janeiro...e assim foi, hoje contactei o banco para saber se a marcação de escritura estaria para breve e se seria até dia 16, ao que me disseram que provavelmente não e que o spread iria subir para 1.5.....isto é mesmo assim??também ninguém me deu carta de aprovação nem coisa nenhuma, nem eu a pedi pois é a primeira vez nisto de créditos e não sei bem como se processa tudo....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...e assim foi, hoje contactei o banco para saber se a marcação de escritura estaria para breve e se seria até dia 16, ao que me disseram que provavelmente não e que o spread iria subir para 1.5.....isto é mesmo assim??também ninguém me deu carta de aprovação nem coisa nenhuma, nem eu a pedi pois é a primeira vez nisto de créditos e não sei bem como se processa tudo....

Quando assim é, dificilmente se consegue contrariar as ordens superiores, como disse o CFinanceiro umas mensagens atrás!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O BBVA tem por politica não dar cartas de aprovação. Eu pedi-a e não me foi dada. Assim podem fazer o que bem lhes apetece sem que o cliente possa fazer nada em contrario. Do que conheço deste banco acho que é pouco honesto.... não aconselho a ninguém...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção: Não vão na conversa do BBVA. Se já tinham aprovação de crédito anterior à última alteração de spread, façam uma reclamação ao banco de portugal. Eles tentam ao máximo enganar as pessoas a dizer que não fale a pena reclamar, para que aceitem o spread mais alto. Eu fiz reclamação ao BdP, e o BBVA recebeu uma carta a obrigar o banco a aceitar as condições inicialmente contratadas. Aqui vai o link do Banco de portugal:

http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Reclamacoes/Paginas/Formulariodenovareclamacao.aspx

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E façam reclamação na Deco tambem para alertar todas as pessoas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado pela sugestão,vou mesmo fazer reclamação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim aconteceu precisamente o mesmo e vou desistir de tudo...

Agora pergunto...

Nao pedi avaliação nenhuma porque estava lá uma igual.Foi feita uma avaliação sem me avisarem de nada, sou obrigada a pagá-la?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nao pedi avaliação nenhuma porque estava lá uma igual.

Foi feita uma avaliação sem me avisarem de nada, sou obrigada a pagá-la?

Tem conta corrente no banco?

Se tiver, o mais natural é que eles façam uma transferência do valor.

Aconselhava-a a  pedir o livro de reclamações e expor pormenorizadamente, com datas e nomes dos intervenientes, toda a sua situação.

Já deu para perceber que este não é caso único!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho conta corrente no banco, sou cliente CGD.

a imobiliária disse quando foi feita a avaliação (7 dias depois) que eram 180€ que iam ser adicionados ao processo mas agora com isto tudo vou desistir.

Tenho de pagar os 180€?? 180€ ainda é dinheiro e nao lhes quero dar nada, ate porque a gerente foi mal-educada ao telefone comigo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

no bbva foi me dito que estava td aprovado e quando disse para avançar para a avaliação recebi um mail curso e grosso

Lamentamos informar o facto de a operação de crédito que nos propos não ter sido autorizada.

Gostaríamos de saber se podemos destruir a documentação em nossa posse ou se precisa de algum dos documentos.

e atençao que sei de mais 2 casos semelhantes

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas mandou avançar logo após aprovação ou demorou?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho conta corrente no banco, sou cliente CGD.

a imobiliária disse quando foi feita a avaliação (7 dias depois) que eram 180€ que iam ser adicionados ao processo mas agora com isto tudo vou desistir.

Tenho de pagar os 180€?? 180€ ainda é dinheiro e nao lhes quero dar nada, ate porque a gerente foi mal-educada ao telefone comigo...

Esse valor não será para a imobiliária, visto que eles é que foram os verdadeiros intermediários?

Se não tem conta no dito banco, não paga nada. Agora, se foi por intermédio da imobiliária e estabeleceu um contrato com eles, é provável que o tenha de cumprir!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tem, porque as imobiliárias não podem fazer intermediação financeira! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu disse à imobiliária que se fosse pelo spread que tinham combinado, eu avançava, se não fosse, ficava tudo cancelado.

Se eles não conseguirem o spread (que é a situação mais provável) de certeza que vão vir com a conversa de pagar a avaliação mas eu nao pago nada proque nao pedi nada, não fui informada de avaliação nenhuma nem sabia de nada...

Pagava se o banco tivesse sido sério e tivesse mantido as condições do credito, não manteve e ainda foi fazer uma avaliação sem avisar o cliente, não pago nada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda por cima voltaram a subir spreads...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há poucos minutos ;-)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E quais são as alterações?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde, tenho aqui uma duvida, fui tambem ao BBVA e deparei-me também com essa situação do spread.fui contratado um spread de 0,55% em que foi a aprovaçao por esse spread. Hoje ligaram-me que se a escritura não fosse efectuada até 20 de Fevereiro o spread subiria para 1,3% spread. Já paguei a avaliação e a empresa de avaliação irá amanhã avaliar a casa. Agora a minha dúvida é a seguinte, o que eu poderei fazer ou exigir para que o spread de 0,55% seja aceite?O próprio BBVA não irá de propósito atrasar o processo para que a escritura seja depois de dia 20 de Fevereiro? o que posso eu fazer? será que reclamar só vai atrasar o processo?agradecia que alguém me esclarecesse,obrigado.quanto tempo demorará a escritura?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

fui tambem ao BBVA e deparei-me também com essa situação do spread.

fui contratado um spread de 0,55% em que foi a aprovaçao por esse spread.

Hoje ligaram-me que se a escritura não fosse efectuada até 20 de Fevereiro o spread subiria para 1,3% spread. Já paguei a avaliação e a empresa de avaliação irá amanhã avaliar a casa.

Agora a minha dúvida é a seguinte, o que eu poderei fazer ou exigir para que o spread de 0,55% seja aceite?O próprio BBVA não irá de propósito atrasar o processo para que a escritura seja depois de dia 20 de Fevereiro? o que posso eu fazer? será que reclamar só vai atrasar o processo?agradecia que alguém me esclarecesse,obrigado.quanto tempo demorará a escritura?

Ali o CFinanceiro é capaz de responder em duas linhas. Eu fico admirado como é que pagou antecipadamente por um serviço que ainda não usufruiu e depois já quer reclamar porque suspeita que o banco lhe vai atrasar o processo!...

É capaz de dizer datas?

Fui ao BBVA. Quando?

É cliente do BBVA?

Pagou a avaliação, quando? Um dia, dois dias,..., depois de ter ido ao BBVA?

Hoje ligaram-lhe. Portanto, daqui por menos de 30 dias, ou tem a escritura feita ou sobem-lhe o spread!...

Acha que consegue marcar a escritura antes de 20 de Fevereiro?

Tem algum documento, onde lhe é dito que o seu spread é de 0,55% até à data X?

Sugestão: se tiver vagar, vá a um notário e procure saber se lhe podem fazer a escritura antes de 20 de Fevereiro e que documentos precisa de entregar. Ou então ao serviço casa pronta que é menos burocrático e mais expedito.

Parece-me que houve alguma precipitação no desenrolar do processo, pois deveria ter pelo menos 60 dias!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead