MF

Casamento com cidadão estrangeiro

3 publicações neste tópico

Boa tarde a todos,

Na esperança de que possam ajudar-me, vinha colocar-vos uma questão que anda a preocupar-me.

Sou recém-casada com um cidadão estrangeiro e não faço ideia do que devo fazer em relação à minha declaração fiscal deste ano. Casámos em Portugal e o meu marido está a viver comigo, mas não trabalha, nem faz quaisquer contribuições cá. Está a estudar online numa universidade estrangeira e, enquanto ex-militar, recebe um apoio monetário do seu país de origem para poder terminar o curso universitário.

Neste contexto, será possível apresentar a minha declaração de IRS como casada, mas independente? Ou tenho mesmo que obter um número fiscal para o meu marido e passar a inclui-lo na minha declaração? Tenho receio de ir pagar bastante mais IRS se o fizer...

Como estou completamente às escuras sobre esta matéria, todas as dicas são bem-vindas!

Obrigada,

MF

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Julgo que para se meter a declaração como casado é sempre preciso indicar os dois NIFs.

Assumindo que a maior parte do rendimento do agregado familiar é o teu, só tens vantagem em fazer a declaração conjunta, uma vez que o rendimento per capita fica mais baixo, logo o imposto a pagar diminui bastante...

Claro que a certeza, só mesmo de posse de valores concretos - faz uma simulação dos dois cenários e vê a diferença.

A minha única dúvida é se o tal apoio para o curso universitário é considerado rendimento sujeito a IRS. É provável que não mas não há como colocar a questão nas Finanças para confirmar - perguntar não custa nada ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia Paulo,

Obrigada pela ajuda e bom ano! Vamos hoje às finanças tratar deste assunto e há-de correr tudo bem.

Best,

Magda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor