JLo

Perdi documentos irs

6 publicações neste tópico

Bom dia,

Recebi uma carta a pedir-me para apresentar nas finanças os documentos de 2008 referentes ao irs. Acontece que com a mudança de casa esses documentos foram para o lixo.

E agora?

Cmpts

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agora pagas o que eles quiserem, além da multa respectiva.

se porventura apresentaste deduções (saúde, educação, amortizações casa, ppr, etc) e não tens comprovantes disso eles não vão, evidentemente, acreditar (e mesmo que acreditem não podem fazer nada...) e vão corrigir a tua declaração e fazer-te pagar.

os documentos do irs devem estar durante 5 anos numa pasta todos arquivados: quando se muda de casa leva-se a pasta. Se os tens soltos numa gaveta aproveita a oportunidade para te tornares um pouco mais organizado.

mas deixa estar, vê isso como um donativo: olha, eu ontem fiz um donativo para a Ajuda de Berço - tu estás a fazer para o défice público, vê o lado positivo e vai beber uma cervejola de comemoração que é a única coisa que podes fazer !

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Bom dia,

Recebi uma carta a pedir-me para apresentar nas finanças os documentos de 2008 referentes ao irs. Acontece que com a mudança de casa esses documentos foram para o lixo.

E agora?

Cmpts

O que tens de fazer é arranjar o máximo de documentos comprovativos possível. Sugiro que faças o seguinte:

1 - Arranja a tua declaração de IRS de 2008 e vê quais foram os rendimentos declarados e as despesas

2 - Contacta as entidades que seja possível para te passarem 2ªs vias dos documentos perdidos

3 - Para os que não conseguires arranjar segundas vias, tenta pelo menos arranjar um extracto bancário a comprovar que pagaste a despesa.

É quase certo que sairás penalizado desta história toda, mas podes fazer o que te digo e evitar que o tombo seja maior.

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é uma vergonha a necessidade de ter os documentos 5 anos, não bastava ter no maximo dois anos ? ou será que estão á espera que se perca os documentos para "sacar"  mais aos contribuintes que trabalham para terceiros, deixando empresários pouco escrupolosos a pagarem menos do que os funcionários que trabalham para as suas empresas.

Quqrem nomes? provoquem-me........

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não há para aí uma arrecadação velha? se há põe lá uns papeis quaiquer e mais umas tábuas, arranja maneira daquilo arder, chama os bombeiros para apagar e GNR para fazer um auto desconfias que foi alguma beata  que tu ou um familiar que deixaram lá cair sem querer.

Pode ser que a coisa passe, não é garantido, mas se não houver grandes descrepancias em relação ao ano anterior deve passar.

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Não pode ser tanto assim.

Se a pessoa tem despesas óbviamente normais como filhos a estudar e rendas de casa e normais despesas de saúde que se podem confirmar ao longo dos anos, não acredito que o fisco possa passar pano tudo isso e fazer de conta que o contribuinte não teve despesas nenhuma!

Que fazer então em casos de catástrofe como um tornado, um incendio , roubo ou furto ou como o que aconteceu na Madeira?

Ou será que um contribuinte poderá ser roubado duas vezes?

Apesar de tudo quero acreditar que o fisco não se comportaria como um orgão saqueador que se aproveite da desgraça alheia para sacar mais umas massas extra.

Penso que o fisco tem meios para avaliar e aclarar essas situações!

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