LilianaO

Dúvida sobre dívidas fiscais

11 publicações neste tópico

Antes de mais gostaria de referir que sou uma completa leiga em todos os assuntos relacionados com impostos/fiscalidade! Em tantos anos de estudo nunca tive nenhuma disciplina/cadeira que me preparasse para tais assuntos, infelizmente...

Tenho uma questão que gostaria de ver respondida por alguém que perceba destes assuntos... Então aqui vai: Se o meu pai/mãe tiver dívidas ao fisco, as finanças poderão obrigar-me a pagar essas dívidas?

Pergunto isto porque recentemente me disseram que o meu pai, com o qual não tenho contacto há muitos anos, poderá ter uma grande dívida ao fisco e segundo disseram, uma dívida com já alguns anos. Então, poderei ser responsabilizada por essa mesma dívida? Também me disseram que muitas vezes essas dívidas prescrevem, quais são os "critérios" para uma dívida ao fisco prescrever.

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que não tens com que te preocupar - acho que só podes ser chamada a responder pelas dívidas do teu pai se ele morrer entretanto e tu herdares as mesmas.

Penso que as dívidas ao fisco prescrevem ao fim de 8 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paulo,

Muito obrigado pela tua resposta. No entanto, é um pouco assustador pensar que com a morte dele posso vir a ser responsabilizada. Enfim...

Aproveito também para dizer que é de louvar não só o blog e o fórum mas acima de tudo a disponibilidade dispensada pelas pessoas que nele participam em ajudar pessoas que, no fundo, não conhecem de lado algum (o que muitas vezes não acontece nos locais em que os funcionários são pagos para o fazer...)

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tal como se herda o património herdam-se as dividas, algo que nem toda a gente sabe.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tal como se herda o património herdam-se as dividas, algo que nem toda a gente sabe.