hakin

IRS

6 publicações neste tópico

Bom dia, tenho uma dúvida, passei um recibo de acto isolado em Dezembro cujo termino com a empresa deu-se em Novembro, mas comecei um estágio profissional na mesma empresa em Agosto, este atraso deu-se devido a acerto de contas. Relativamente ao IRS do ano que vem como devo proceder, ainda estou a estudar e vivo em casa da minha mae.

Grato pela vossa colaboração

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

relativamente ao IRS só tens um procedimento a ter : declarar aquilo que recebeste - não interessa se é acto isolado ou não.

relativamente a viveres com a tua mãe isso quer dizer que ainda és dependente dela (se tiveres menos que 25 anos) , ou seja a tua mãe deve declarar-te como tal na declaração de IRS dela e meter lá os teus rendimentos que irão agregar aos restantes rendimentos da família.

o estágio não tem nada a ver com isto pois tu começaste-o em Agosto do ano seguinte - só terás que declarar o que te pagam (se for pago) quando efectuares a entrega da declaração desse ano .

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O acto isolado foi passado este mês relativo ao mes de Novembro, quanto ao estagio comecei por volta de Agosto.

A nivel de entrega de declaração do IRS não me vai trazer problemas? (Dado que estou em estagio profissional)

É verdade o estágio é isento de descontos.

Grato pela atenção

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não percebo bem se começaste o estágio em Agosto do mesmo ano em que passaste o acto isolado ou em agosto do ano seguinte, fico na dúvida pois a tua redacção nesse ponto não é muito clara, mas deduzi que foi no ano seguinte.

no entanto eu acho que isso não te traz problema nenhum : no irs declaras o que recebes e o que já entregaste ao Estado por via de retenção na fonte: se o estágio está isento de descontos isso quer dizer que não retiveste nada na fonte portanto não tens nada a declarar nesse item. Provavelmente se assim é acabas até por não pagar irs dessa quantia.

agora se queres dizer que o teu estágio implica como condição não poderes ter qualquer outro tipo de rendimento, mesmo que seja um acto isolado, isso não sei, só tu sabes a condição em que aceitaste o estágio, mas à partida não vejo que possa trazer-te problemas. O estágio é num organismo público ou numa empresa privada ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O estagio e numa empresa privada e é financiado pelo iefp.

Se bem entendi então neste caso só terei a declarar o acto isolado no ano 2010 dado que não fiz retenção no estagio profissional?

Agradeço novamente a brevidade da resposta.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim, acho que sim : se tiveste um acto isolado deves declará-lo juntamente com as retenções feitas e constantes do recibo que passaste.

se o acto isolado foi prestado durante 2010 deve ser declarado na declaração relativa a 2010 que vais entregar agora em 2011.

relativamente ao estágio eu não sei exactamente as condições de financiamento do iefp, mas se estás isento de retenções é porque das duas uma: ou a quantia recebida é tão baixa que nada te tem que ser retido e também está isento de retenção para a segurança social, e , nesse caso, provavelmente nem irás pagar irs dessa quantia.   

Mas penso que de qualquer forma deverás ter que declará-la ao Fisco.

o momento dessa declaração depende: se iniciaste o estágio em Agosto 2010 deves declarar esses rendimentos na mesma declaração do acto isolado pois são rendimentos do mesmo ano fiscal. 

noto que dado que vives com a tua mãe vocês terão que definir se ainda deves ou não ser incluído como dependente dela: se tens mais que 25 anos deves entregar uma declaração apenas tua, se tens menos que 25 anos ela pode incluir-te como dependente mas convém ver o que é mais vantajoso para vocês no aspecto fiscal fazendo uma simulação do valor final a pagar em conjunto e comparando com a soma dos valores se as declarações forem individuais pois também o poderão fazer dessa forma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor