Paulo M

Dúvida sobre TANB

13 publicações neste tópico

Saudações

Quando determinado Banco anuncia,por exemplo,uma taxa de juro de 4% (TANB) para um depósito a prazo, de 6 meses,isso significa que o capital investido rende 4% no fim desse prazo,ou é feita a média anual e o capital só rende 2% em juros. A minha confusão reside em virtude da palavra TANB (Taxa Anual Nominal Bruta).

Obrigado e cumps,

Paulo M

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

como o nome diz, uma Taxa Anual Bruta é a percentagem que rende ao fim de 12 meses. Se o dinheiro apenas lá ficar metade do tempo então o juro que irá obter é metade do juro que iria ter se o capital estivesse lá os 12 meses. A taxa é 4% por ano ou 2% por 6 meses.

Bastava fazer uma regra de 3 simples ;)

Abraço.

Saudações

Quando determinado Banco anuncia,por exemplo,uma taxa de juro de 4% (TANB) para um depósito a prazo, de 6 meses,isso significa que o capital investido rende 4% no fim desse prazo,ou é feita a média anual e o capital só rende 2% em juros. A minha confusão reside em virtude da palavra TANB (Taxa Anual Nominal Bruta).

Obrigado e cumps,

Paulo M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Marker

Nem são precisas regras de 3 simples mas sim,compreender o Português ;)

O que me confundiu foi que tenho um depósito a prazo no meu Banco,em que no primeiro semestre rendeu 1% TANB e os juros que me foram depositados,foram mesmo 1% do capital e não 0,5,como o Português indica.No segundo semestre (que acaba em Janeiro),a taxa será de 1,5% TANB,logo,à semelhança do 1º semestre,espero receber um juro de 1.5 e não de 0,75. Engano do Banco,má interpretação do Português,hummm não me parece .Daí a minha pergunta e não por não saber fazer regras de 3 simples ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nem são precisas regras de 3 simples mas sim,compreender o Português ;)

O que me confundiu foi que tenho um depósito a prazo no meu Banco,em que no primeiro semestre rendeu 1% TANB e os juros que me foram depositados,foram mesmo 1% do capital e não 0,5,como o Português indica.

No segundo semestre (que acaba em Janeiro),a taxa será de 1,5% TANB,logo,à semelhança do 1º semestre,espero receber um juro de 1.5 e não de 0,75.

Engano do Banco,má interpretação do Português,hummm não me parece .

Daí a minha pergunta e não por não saber fazer regras de 3 simples ;)

Deve-lhe estar a escapar algo!...  ???

Tem algum link para o produto em si? Não havendo link (normalmente eles lançam vários produtos e nem os funcionários os conseguem acompanhar!...) como se designava o produto?

Aquilo que recebe sempre é a TANL. Se formos ver a Euribor, eles ainda ficaram a ganhar!...  :o

Normalmente, a taxa anual nominal líquida (TANL) já incorpora retenção de impostos (21,5% caso não haja regime especial) efectuada pela instituição, pelo que a TANB é maior do que a TANL.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aqui está o link para o folheto do produto (Aforro Extra Millennium)

http://millenniumbcp.pt/multimedia/archive/00429/FIN_Aforro_Extra_429809a.pdf

Investi 12000€,ao fim de 180 dias creditaram-me 120€ de juros (1%) e debitaram-me 25,80€ de Imposto s/ o Rendimento (21,5%),ficando com um saldo final em juros de 94,20€.

Se houve algo que me escapou ou se estou a ver mal a coisa (pois tenho poucos conhecimentos sobre Finanças),agradeço que me corrijam e me elucidem ;)

Obrigado e cumps,

Paulo M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Investi 12000€,ao fim de 180 dias creditaram-me 120€ de juros (1%) e debitaram-me 25,80€ de Imposto s/ o Rendimento (21,5%),ficando com um saldo final em juros de 94,20€.

Capital inicial: 12000€

TANB: 1% = 120€

TANL: 0,785% = 94,20€

Logo, TANB > TANL

Agora, algo me está a escapar (deve ser o avançado da hora), pois o produto vence semestralmente (180 dias) e pagam-lhe dividendos anuais (360 dias)?...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois é, e devido a isto é que fiz a pergunta no post inicial pois não percebo porque me pagam juros que vencem semestralmente com os dividendos anuais.Se a si lhe está a escapar qualquer coisa,então a mim esta a escapar-me tudo.

A verdadeira prova dos 9 vai ser dia 5 de Janeiro,quando se vencerem os próximos juros semestrais.Se me pagarem outra vez dividendos anuais...esta confusão não se dissipa. Mas espero que paguem :D

Cumps,

Paulo M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paulo, e tem a certeza que de facto lhe creditaram o equivalente a 1 ano? É muito raro esse tipo de enganos acontecer, mas a verificar-se deverá contactar o banco para corrigir a situação, uma vez que se trato de um caso de enriquecimento sem justa causa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Saudações Pedro

Com tão poucas economias,até dou por um depósito ou cobrança de uns cêntimos e asseguro que me depositaram 120 € e me retiraram 25,80€ de imposto.

Como disse,vou esperar pelo próximo e último vencimento a 5 de Janeiro (depois disso é à taxa da Euribor há coisas melhores),para tirar a prova dos 9. Óbviamente,por uma questão de integridade moral em relação à minha pessoa (gosto de olhar para dentro e gostar do que vejo),alertarei o Banco sobre esta peculiar situação.

Cumps,

Paulo M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead