MaCabrita

Leasing - Amortização antecipada

15 publicações neste tópico

Boas.

Tive conhecimento á relativamente pouco tempo deste magnifico site/forum. Continuem com o bom trabalho.

O que me leva a colocar este tópico é o facto de saber até que ponto é vantajoso efectuar uma amortização antecipada do meu contrato de leasing de uma viatura que possuo. Será que compensa? Poderei utilizar a "formula" que usam no tópico de amortização do emprestimo para a a casa? Os bancos cobram penalizações ou já não? ... Uma série de duvidas aos mais experientes na matéria.

Cumprimentos

Marco

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É certamente vantajoso, excepto se tiveres o dinheiro investido a uma taxa superior à do crédito. Em princípio a fórmula utilizada para o caso do crédito habitação continua a ser válida, com a excepção de que não sei qual é o valor da penalização que te será aplicada. Mas isso deverá estar escrito no contrato que assinaste, não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

A duvida prende-se com o facto de fazer amortizações parciais 1500€ a 2000€ ... será que compensa? Tenho esse dinheiro disponivel ... devo amortizar ou aplicar o dinheiro.

Cumps.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual é a taxa do teu crédito? Qual é a taxa expectável a que vais investir o dinheiro? O dinheiro, de forma previsível, faz-te falta (alguma despesa significativa que prevejas vir a fazer face nos próximos tempos)?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A taxa de penalização normalmente é de 2% mas o melhor é ler o contrato. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda nao vi o contrato (guardei tão religiosamente q nem me lembro onde  ::) ::) ). Esse valor de 2% é para qualquer valor de amortização? Estava a pensar amortizar cerca de 1500€ a 2000€.

Que correspondem a menos de 10% do capital em divida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse valor de 2% é para qualquer valor de amortização? Estava a pensar amortizar cerca de 1500€ a 2000€.

Que correspondem a menos de 10% do capital em divida.

Sendo um valor percentual aplica-se a qualquer valor da amortização. Mas é calculado sobre o valor da amortização, não sobre o capital em dívida. Ou seja, quanto mais amortizares, mais pagas de penalização (mas menos ficas a pagar depois de juros, claro).

Mas eu não percebo nada de leasing (mas vou aprendendo :D)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelos esclarecimentos.

Entretanto mais uma ... quando comprei a viatura (02 de 2006) já se falava no aumento das taxas de juro entao como medida de protecção obtei por juros decrescentes e um valor residual de 1040€ no final do contrato. Nesse sentido e segundo o que li no forum vai haver uma altura em que não vai compensar as amortizações antecipadas correcto?

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...como medida de protecção obtei por juros decrescentes e um valor residual de 1040€ no final do contrato. Nesse sentido e segundo o que li no forum vai haver uma altura em que não vai compensar as amortizações antecipadas correcto?

O que leste que te levou a essa conclusão?

É verdade que com uma penalização por amortização na casa dos 2% pode compensar mais por o dinheiro a render do que amortizar a dívida. Mas é uma questão de fazer as contas ao que ganhas de juros num depósio a prazo ao fim de, suponhamos, 3 meses e quanto poupas na prestação nesse espaço de tempo se optares pela amortização...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pauloaguia ... na altura só se falava em aumentos da taxa de juro e como já vinha subindo foi essa a opção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas isso deverá estar escrito no contrato que assinaste, não?

Engraçado, lembro-me de se ter falado nisso quando fiz o Leasing auto e até era uma formula relativamente complexa (tipo, a penalização só era baixa no último ano e só nessa altura parecia compensar). Agora estava aqui a arrumar umas coisas e parece-me que não há nenhuma cláusula sobre isso... tenho de reler  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois atenção tenho tido muitas situações em que as coisas muitas vezes ficam só de boca e depois o gestor muda de banco e a coisa complica se :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Serginh0 ... relativamente á amortização antecipada ainda me deparo com essa situação ... não avancei porque me informaram no banco que os contratos de Leasing geridos pela Besleasing vai passar a ser gerido pelos respectivos balcoes no inicio do ano. A ver se agora em Janeiro aperto com eles.

Anteriormente contactei a Besleasing e iriam-me cobrar 3% pela amortização antecipada mais uma despesa de 90 e poucos euros de um registo qualquer .. nao me recordo porque foi falado por telefone. Pedi a simulação e ficaria a pagar cerca de menos 40 euros amortizando 2000€ dos 10000€ que faltam.

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas tens alguma clausula no contrato que fale nisso? É que comigo foi só de boca mesmo...nem nas condições gerais nem nas particulares. Tb não quero arranjar confusão com o banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois eu também não. Esse valor foi-me dito por telefone após alguma insistência.

Entretanto recebi hoje uma carta do Besleasing a informar que os contratos vão passar a ser geridos pelos balcoes.

Penso que assim sou capaz de me safar falando com o gestor de conta.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead