Hope

Indemnizações - Segurança Social??

3 publicações neste tópico

Boas,

Pelo que fui informado e de acordo com as minhas pesquisas, qualquer que seja o valor da indemnização (independentemente do tipo desta) atribuída a um colaborador, esta não será alvo de descontos para a Segurança Social, estou certo?

E base legal para isto, alguém sabe?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente à Segurança Social, a totalidade da quantia paga ao trabalhador, em cumprimento de acordo de cessação de contrato de trabalho, não é passível de contribuição por não ser considerado na base de incidência contributiva, conforme disposto na alínea B) do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 140-D/86, de 14 de Junho.

Todavia, o Decreto Regulamentar n.º 14/88, de 30 de Março, estabelece que não são passíveis de contribuição para a Segurança Social as indemnizações por despedimento, mas apenas as que resultem de despedimento sem justa causa, e a cessação antes de findo o prazo convencionado, do contrato de trabalho a prazo.

O Decreto-Lei n.º 140-D/86, de 14 de Junho continua a ser válido, no que concerne a contribuições para a Segurança Social, de indemnizações por cessação do contrato de trabalho por acordo.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead