Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Micos

Abater no emprestimo ou certificados do tesouro?

4 publicações neste tópico

Tenho uma folga de +/- 2000€ e estou na duvida entre abater no emprestimo ou aplicar em certificados do tesouro.

A questão é mais intrincada, pois o emprestimo é de uma habitação alugada que arrisquei para ganhar liquidez, e ganhei alguma. Portanto o emprestimo vai sendo pago por outrem, indirectamente.

A minha ideia com esta liquidez era aplicar de forma a poder ganhar outra segurança. E os certificados do tesouro a 10 anos, que podem ser levantados em qq altura, seriam considerados como a poupança dos meus filhos.

Esses 2000€ rendem mais no abate (a muito longo prazo) ou nos certificados do Tesouro ou até aforro (longo prazo mas com liquidez imediata se necessário)?

O emprestimo é de 150000 a 46 anos, sendo que ja passou 15 meses.

Pelo que vi "http://www.pedropais.com/quando-nao-vale-a-pena-amortizar-o-credito-habitacao-551.html", fiquei inclinado para os certificados do tesouro do mes de Dezembro e considerando que serão para os filhos, a nao ser em caso de emergencia, bem poderao la ficar os 10 anos.

O que acham?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A regra simples é: se se consegue investir o dinheiro a uma taxa maior do que a taxa nominal do crédito, compensa mais investir; senão compensa mais amortizar.

Dito desta forma, e sabendo que as taxas dos empréstimos estão em valores relativamente baixos (não sei bem qual é a taxa concreta, mas suponho que não ande acima dos 2%-3%) parece compensar mais investir nos CTs. As Euribor estão com uma tendência de subida a longo prazo mas não sei se subirão assim tanto que compensem a diferença para a taxa dos CTs.

Apenas uma chamada de atenção - se existe a possibilidade de ter que vir a resgatar os CTs antes dos 10 anos é preciso ter em consideração que a taxa aplicada será mais baixa. Nomeadamente, se o resgate ocorrer antes dos 5 anos é capaz de compensar mais amortizar no empréstimo, quando consideradas apenas essas duas alternativas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em principio investir nos CT será a melhor hipotese. Mas se fosse possivel diz qual é a tua de spread e qual é a euribor que utilizas no emprestimo, para fazer uma simulação para determinar a melhor solução.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O spread é 0.75 e euribor 6 meses, a normal.

É que me parece que daqui a 5 anos, "prazo minimo" para compensar os CT, mesmo a 5,40% nao prevejo nada a compensar, parece-me.

Claro a não ser que seja necessário o dinheiro antes, mas ai se for preciso, paciencia, neste momento tambem pouco mais rende do que a taxa de 1.5%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0