RicardoR

Acto isolado ou recibos verdes? Qual a melhor opção?

17 publicações neste tópico

Boas a todos,

Gostaria de obter uma ajuda aqui no fórum, se possível, para ver qual a melhor solução no meu caso.

Passo a explicar, por pontos:

• Sou estudante do ensino superior (Eng. Civil), não sou bolseiro, tenho curso de formação nível III de Desenho e Projecto da Construção Civil (Setembro 2009);

• Estou desde o início do mês a trabalhar a part-time num atelier de arquitectura, horário das 09.30 às 13.00 horas de sexta a segunda;

• Vou auferir 50% do ordenado mínimo;

O que questiono:

• Qual a melhor solução para o meu caso? Efectuar um acto isolado ou recibos verdes?

• Em ambos os casos, terei que efectuar descontos para a Segurança Social?

Nota: O trabalho é por tempo indefinido, mas julgo que não passará além de Março ou Abril.

A quem deseje ajudar, o meu muito obrigado.

Cumprimentos,

Ricardo

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E isso não devia ter sido definido antes de começares a trabalhar?

- Com o acto isolado não há descontos para a SS. Mas tens de cobrar IVA.

- Enquanto trabalhador independente estás isento de fazer descontos para a SS no primeiro ano (mas ao fim de 12 meses, ou se entretanto encerrares actividade e abrires novamente já tens de fazer descontos).

Mas se o trabalho é para durar uns meses, e partindo do princípio que não te vão pagar só no fim, pode ser difícil justificar a opção pelo acto isolado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E isso não devia ter sido definido antes de começares a trabalhar?

- Com o acto isolado não há descontos para a SS. Mas tens de cobrar IVA.

- Enquanto trabalhador independente estás isento de fazer descontos para a SS no primeiro ano (mas ao fim de 12 meses, ou se entretanto encerrares actividade e abrires novamente já tens de fazer descontos).