Visitante Filipe Nascimento

Certificados do Tesouro vs Certificados de Aforro

11 publicações neste tópico

Bom dia,

Venho pedirvos ajuda e um conselho mais esclarecido para uma tomada de decisão importante...

Tenho cerca de 150 000 euros investidos em certificados de aforro já bastante antigos daqueles que não terminam... a uma taxa de cerca de 2% líquidos.

Será vantajoso levantar esses certificados de aforro e investir nesta série de certificados de tesouro?

Tenho ideia que o risco envolvido será o mesmo, pois é tudo do estado... será bem assim?

Muito obrigado desde já pela ajuda.

Cumprimentos,

Filipe Nascimento

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo que o nível de risco é idêntico. Actualmente eu diria que vale a pena, embora a taxa dos CAs não vá ficar sempre ao nível a que está hoje (salvo erro mesmo as séries mais antigas estão indexadas à Euribor, certo?) enquanto que a taxa que for subscrita hoje nos CTs certamente não mudará. De qualquer forma, não sei se é muito provável que a Euribor suba assim tanto nos próximos anos que permita compensar a diferença...

Em termos de risco há apenas uma diferença - se se desconfiasse que o Estado ia entrar em incumprimento na próxima semana, ou se, devido a uma emergência se precisasse desse dinheiro, os CAs poderiam ser levantados agora; os CTs só podem ser levantados depois dos primeiros 6 meses após a subscrição.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois há ainda a questão do re-investimento após os 10 Anos. Os CT's que subscreva agora têm o prazo máximo de 10 anos e admitindo que os leva até à maturidade nessa altura terá de procurar novas alternativas de investimento nessa altura não estarão disponíveis nem CA's "dos antigos" nem CT's a 6.50 (em principio). Ao decidir agora substituir CA's por CT's está também a abrir este "risco de re-investimento" de aqui a 10 anos.

De qualquer modo, pesados os pros e contras (ainda que desconheça em profundidade as regras dos CA's), na minha opinião faz sentido subscrever os CT's. O risco é de facto o mesmo e creio mesmo que é uma oportunidade que em principio nenhum de nós vai voltar a encontrar no resto da nossa vida futura.

Agora todos ponderamos a possibilidade do estado defaultar, da zona euro se desintegrar, do euro deixar de existir, mas ainda há uns meses atrás ninguem ponderaria essas hipóteses e na minha opinião dentro de um par de anos ninguem as vai voltar a considerar prováveis.

(Por outro lado caso o pais defaulte tudo isto é indiferente, pois sejam CA's, CT's ou Dp's nos bancos será dificil considerar o nosso dinheiro como seguro.)

cumprimentos,

sinbad

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito Obrigado desde já pelas respostas.

Devo avançar com a mobilização para certificados de tesouro...pelas minhas contas a diferença dos juros é abismal... coisa que mesmo que não hajam produtos tão bons daqui a 10 anos , seriam necessários muitos mais para tapar o gap de rentabilidade obtido nestes 10...

Um abraço

Filipe Nascimento

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Devo avançar com a mobilização para certificados de tesouro...pelas minhas contas a diferença dos juros é abismal...

Sem dúvida. Investindo este mês ficarás com uma taxa média líquida de 5,10% ao longo dos 10 anos, em comparação com os teus cerca de 2% actuais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também troquei CA serie B por certificados do Tesouro. Pretendo conservá-los durante 10 anos.

:)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas noites, não querendo eu dizer mal dos CT porque estou seriamente a pensar em investir ,tenho uma duvida .

o FMI com toda a certeza ira "entrar" em portugal, sera que condicionará os rendimentos dos CT? e estes serão assegurados?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia a todos:

Alguém tem ideia de qual será a taxa dos CT para Fevereiro?

Será que se mantém nos 6,40%?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A taxa media das OTs a 10 anos foi um pouco superior 'a de Dezembro, por isso talvez haja uma ligeira subida. O melhor mesmo e' esperares pela afixacao da nova taxa amanha 'a tarde.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas noites, não querendo eu dizer mal dos CT porque estou seriamente a pensar em investir ,tenho uma duvida .

o FMI com toda a certeza ira "entrar" em portugal, sera que condicionará os rendimentos dos CT? e estes serão assegurados?

Também gostaria de saber se o FMI vier o que sucederá aos CT e aos CA.  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor