Rapid_Eraser

É preciso declarar as finanças?

7 publicações neste tópico

Boas,

tenho uma questão que não sei se será permitida, mas aqui fica:

O meu pai infelizmente faleceu a uma semana e pouco e eu tinha com ele nos certificados de aforro (em meu nome e como secundário o meu pai) e no Barclays (um deposito a prazo em nome do meu pai, mãe e meu por esta ordem) uns trocos (coisa "pouca", não passava nem de perto os 4 digitos "xxxx€") na agência funerária aconselharam a levantar o dinheiro o mais rápido possível para evitar que as finanças congelassem as contas (!?) por lá ter o nome dele nas contas para eu não ficar agarrado (já agora apesar de ter o nome dos três o dinheiro era meu!).

A minha pergunta é eu conheço varias pessoas que na minha situação levantaram certificados de aforro sem problemas e não declararam as finanças e não tiveram problema nenhum, o problema é com o Barclays que para fechar a conta (o dinheiro já saiu de lá) precisa da assinatura dos 3 titulares (neste caso a certidão de óbito do meu pai) a minha pergunta é o Barclays vai comunicar ao estado que fechei a conta com uma certidão de óbito? (e sendo assim eu sou obrigado a declarar o meu dinheiro como dele e tendo que pagar uma cota sobre esse dinheiro?) ou estou protegido pelo sigilo bancário ou será que como o dinheiro também era meu e da minha mãe (titulares) não tenho por isso que o declarar as finanças...

Ajudem-me sff, não me basta o que aconteceu ainda tenho que andar preocupado com estes problemas.  :'(

Desde já um muito obrigado!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me uma questão muito pertinente. A maioria das pessoas não faz a mínima ideia do que é preciso fazer quando alguém morre e, quando se vê confrontada com a situação fica meio perdida.

O imposto sucessório já acabou há uns anos. Penso que não há lugar a pagamento de qualquer imposto, logo não vejo porque as finanças haviam de congelar as contas. A menos que ele tenha dívidas para pagar. Aí é diferente.

Quando forem feitas as partilhas tem que ser apurado o património dele. E, dependendo do titpo de titular que ele era nessas contas, uma parte do dinheiro é considerada como dele (1/3 do saldo da conta; não sei bem como é no caso dos certificados de aforro porque não sei o significado de titular secundário). Se tu e a tua mãe fordes as únicas herdeiras não há problema. Se houver mais herdeiros ou credores, vai-lhes tocar uma quota parte desse 1/3 também.

O melhor mesmo é perguntares nos correios e no banco. Assim como assim vais ter que alterar as titularidades para retirar o nome do teu pai.

Há momentos bons e momentos menos bons na vida. Espero que este menos bom passe por ti depressa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado :)

O meu pai felizmente não tinha dividas de nenhum tipo, eu tenho mais um irmão mas não estamos a pensar em fazer partilhas nenhumas, ou seja, fica tudo para a minha mãe.

Assim sendo não vou declarar a conta do Barclays as finanças, quanto ao certificado de aforro aquilo só pode lá ter dois titulares e ambos têm totais poderes sobre o certificado (não sei é se ter o nome em primeiro ou em segundo fazia alguma diferença nas finanças) claro que se os dois morrem o dinheiro fica para o estado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... claro que se os dois morrem o dinheiro fica para o estado.

Isso é que era bom...  :o :o :o ficar para o Estado....

Não fica... está aqui como fazer

_http://www.igcp.pt/gca/?id=69

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não preciso no meu caso, mas excelente dica mesmo!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segundo me disse um gerente de um banco, num caso desses o banco congela a conta assim que souber do falecimento (não sei como), ficando à espera pelas partilhas. Se não há partilhas, a conta fica livre.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo menos até agora ainda não foi congelada a conta a ordem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead