Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
mano

INDECISÂO CONSTANTE!

4 publicações neste tópico

Boas pessoal!

Estou a deixar este topico com o intuito de obter alguma ajuda num campo no qual sou um zero à esquerda. Vou tentar explicar o melhor possivel.

Eu sou solteiro, não tenho filhos e trabalho numa empresa na qual estou a contrato e recebo 750eur mês (este valor já inclui descontos SS, IRS).

E a minha indecisão é a seguinte:

Eu trabalhando por conta propria no mesmo ramo consigo uma média de 1200-1300eur mês ou seja 14400-15600eur ano. Só que não sei que descontos de SS, IRS, etc. é que tenho de fazer, ou seja não consigo saber o lucro que terei no final dos descontos para saber se vale a pena arriscar em deixar a empresa onde trabalho e aventurar-me num negócio meu. Porque uma coisa é certa, 'trabalhar para os outros' não dá com nada :P

Se alguém me puder elucidar um pouco agradecia.

Cumpriementos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar deves comparar valores brutos com brutos... Se ganhas 750€/mês depois dos descontos (11% SS + 6%? IRS) deves ganhar cerca de 900€ brutos. A diferença já não parece tão grande...

Enquanto trabalhador independente tens de descontar também para a SS (embora a uma taxa de mais de 20%) e como passas os 10.000€/ano deverás fazer retenção na fonte (21,5%). No primeiro ano, no entanto, estás isento de descontar para a SS.

A retenção na fonte pode parecer muito maior, no entanto, o mais provável, é que ao entregar a declaração de IRS venhas a ter um reembolso muito superior ao que terias enquanto trabalhador independente.

Quanto à SS o motivo da diferença é que enquanto trabalhador independente a empresa para a qual trabalhas já faz uma parte dos descontos por ti (que nem chegam a aparecer no recibo de vencimento). No entanto, a protecção concedida aos trabalhadores por conta de outrem é muito maior (trabalhadores independentes podem não ter acesso ao subsídio de desemprego, por exemplo).

Seja como for, isto depende também do tipo de negócio, e eu confirmava estes valores junto da SS e das Finanças... até porque no caso da SS vem aí o novo código contributivo e podem-me estar a escapar algumas das mudanças...

À primeira vista não parece muito prometedor optar por seguir a via independente. No entanto, enquanto trabalhador por conta de outrem é mais difícil evoluir, enquanto que como trabalhador por conta própria só depende da nossa capacidade de conseguir levar o negócio para a frente (pode correr muito melhor; pode correr muito mal também).

Nada te impede, no entanto, de conjugares as duas coisas (a menos que o teu contrato actual não o permita, claro). Podes tentar começar um negócio aos poucos, acrescentando algum rendimento ao teu salário actual; e quando tiveres a certeza que a coisa tem pernas para andar, deixar o teu emprego e ficar por conta própria.

Enquanto a maior parte dos teus rendimentos provier do trabalho por conta de outrem ficas isento de descontar para a SS enquanto trabalhador independente.

Seja como for, recomendo novamente que consultes as entidades em causa para esclarecer tudo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Mas a a diferença que eu me esqueci de referir é que ganho os 1300 em media apenas em 4h por dia, provavelmente conseguindo ter trabalho durante mais 2h ou 3h ja deve compensar. Mas lá está, é uma questão de arriscar ou não. Só mais uma questãozinha, se não ultrapassar os 10000eur ano quanto será a retenção que terei de fazer?

Cumprimentos e mais uma vez muito obrigado pela disponbilidade!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só mais uma questãozinha, se não ultrapassar os 10000eur ano quanto será a retenção que terei de fazer?

A taxa é a mesma mas nesse caso podes optar entre fazer retenção na fonte ou não.

Já agora, este é também o limite a partir do qual és obrigado a cobrar IVA. Até lá podes optar entre estar ou não no regime de IVA.

Mas se for para fazer menos de 10.000€ brutos por ano, mais vale deixares-te como estás porque estás a ganhar mais do que isso por conta de outrem...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0