Nuno Cardoso

O meu crédito habitaçao...

5 publicações neste tópico

Desde ha muito tempo que acompanho este forum e tenho vindo a colocar algumas questao assim com respostas, finalmente a casa esta escolhida, contrato promessa compra e venda assinado, credito aprovado e escritura dentro de 10-15 dias.

Quero aqui deixar os dados do credito assim como despesas com a aquisiçao para aqueles que por aqui passem precisem de ajuda.

Valor de aquisiçao - 132.500€

Valor de escritura - 117.500€

Valor do emprestimo - 107.500€

Banco Millennium BCP - Spread 0.40%

Rendimento - 2400.00€

Despesas:

Avaliaçao: 195.00€

Registos: 500.00€

Certidao Teor: 32.50€

Tenho agora algumas duvidas que gostaria que alguem me ajuda-se:

Qual o valor de IMI a pagar? nao tenho bem a certeza das contas a fazer...

Qual o valor de imposto de selo na escritura?

Ontem quando a vendedora me entregou os registos reparei que estava la que o imovel me seria vendido por 110.000€... valor este que quando fomos a conservatoria nao estava escrito em lado nenhum e que aparece agora vindo do nada... alem de que o combinado foram 117.500€... ja lhe pedi para ir mudar os valores... que devo fazer mais para acabar com esta situaçao?

cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual o valor de IMI a pagar? nao tenho bem a certeza das contas a fazer...

Qual o valor de imposto de selo na escritura?

Sobre impostos relacionados com a casa, o Millennium tem uma página onde explica tudo: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/index.jhtml inclui alguns simuladores também.

Basicamente o IMI depende do concelho onde te encontras mas é capaz de ser cedo para tre preocupares com isso. Provavelmente podes pedir isenção durante os primeiros anos. Não estarás a pensar no IMT? Esse é que tem que ser pago até à escritura.

Seja como for, está tudo ali. Se tiveres mais dúvidas pergunta...

Ontem quando a vendedora me entregou os registos reparei que estava la que o imovel me seria vendido por 110.000€... valor este que quando fomos a conservatoria nao estava escrito em lado nenhum e que aparece agora vindo do nada... alem de que o combinado foram 117.500€... ja lhe pedi para ir mudar os valores... que devo fazer mais para acabar com esta situaçao?

E tu não aproveitaste a oportunidade para poupar 7500€? Ainda há gente decente neste mundo  :D

Agora a sério, provavelmente era uma forma da vendedora tentar cortar às mais valias e pagar menos IRS para o ano. Quanto a ti seria uma forma de pagares menos IMT (partindo do princípio que a avaliação das Finanças vai ser ainda menor).

À primeira vista ambas as partes ficam a ganhar até ao momento em que as Finanças decidam fazer uma inspeção. E olhem que eu tenho um colega meu a quem as Finanças foram fazer perguntas 4 anos depois de comprar a casa(!). No caso dele até estava tudo direito mas teve que andar a pedir segundas vias de extractos no banco e tudo para comprovar que tinha gasto só aquele valor efectivamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sobre impostos relacionados com a casa, o Millennium tem uma página onde explica tudo: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/index.jhtml inclui alguns simuladores também.

Basicamente o IMI depende do concelho onde te encontras mas é capaz de ser cedo para tre preocupares com isso. Provavelmente podes pedir isenção durante os primeiros anos. Não estarás a pensar no IMT? Esse é que tem que ser pago até à escritura.

Seja como for, está tudo ali. Se tiveres mais dúvidas pergunta...

Sim queria dizer IMT e troquei tudo....;) Obrigado

E tu não aproveitaste a oportunidade para poupar 7500€? Ainda há gente decente neste mundo  :D

Agora a sério, provavelmente era uma forma da vendedora tentar cortar às mais valias e pagar menos IRS para o ano. Quanto a ti seria uma forma de pagares menos IMT (partindo do princípio que a avaliação das Finanças vai ser ainda menor).

À primeira vista ambas as partes ficam a ganhar até ao momento em que as Finanças decidam fazer uma inspeção. E olhem que eu tenho um colega meu a quem as Finanças foram fazer perguntas 4 anos depois de comprar a casa(!). No caso dele até estava tudo direito mas teve que andar a pedir segundas vias de extractos no banco e tudo para comprovar que tinha gasto só aquele valor efectivamente.

A questao aqui é que ja lhe estou a apagar por baixo de mao 15.000€ e se a escritura fica-se pelos 110.000€ estaria a encher-lhe os bolsos a ela com 22.500€... a diferença tambem no IMT nao sera muita por 7.500€ alem disso um dia mais tarde teria que pagar mais valias avultadas se quise-se vender...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Utilizando o simulador do Millennium para calcular o IMT da 600€ para uma escritura de 117.500€...alguem sabe a formula deste calculo? Porque li em alguem lado que seria 117.500 * 0.008 e neste caso o valor seria 940.00€... que grande confusao...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Utilizando o simulador do Millennium para calcular o IMT da 600€ para uma escritura de 117.500€...alguem sabe a formula deste calculo? Porque li em alguem lado que seria 117.500 * 0.008 e neste caso o valor seria 940.00€... que grande confusao...

O IMT é um imposto progressivo, a taxa aplicada varia de acordo com o montante. E é aplicada em escalões: os primeiros 87 500€ estão isentos, depois até 119 700€ aplica-se uma taxa de 2%, etc até chegar aos 8% para a parcela entre 272 000,01€ até 521 700€. Se o imóvel valer mais de 521 700€ aplica-se uma taxa sobre o valor total de 6%.

Normalmente usa-se uma tabela com intervalos de valores, aos quais se aplica a taxa e depois se abate um determinado valor (que corresponde à taxa aplicada aos intervalos inferiores).

Está explicado em http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6040/604020/article.jhtml?articleID=2367

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor