nprosado

Cartão citibank

70 publicações neste tópico

Bom dia.

Aderi recentemente a um cartão citibank, numa banca de um hipermercado (depois de ouvir meia hora de conversa fiada). è claro que li todas as condições e esclareci muitas duvidas.

Gostava de saber quem tem este cartão de credito se encontra satisfeito, ou se tem surgido problemas.

Eu só vou usar o cartão para compras on-line e penso sempre pagar a despesa dentro do prazo de 50 dias (logo sem juros).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o problema do citibank é a sua política agressiva de publicidade e a falta de qualidade no suporte humano

estive a ver no site deles e o cartão deles tem características mto vantajosas até, mas uma que me despertou a atenção foi de o desconto em compras ser exclusivo de "adesões online"

se estiver a planear estar sempre em cima dele é um bom produto sem dúvida.

mas para compras online tem o mbnet q pode sediar ao seu banco de eleição

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nprosado

Também aderi ao cartão Citi, há cerca de dois meses, mais ou menos. Já o utilizei, mas ainda não me foi descontado o crédito utilizado. Escolhi o pagamento total da importância utilizada para não ter que pagar juros. É o primeiro cartão de crédito que possuo e faço uso dele com muito medo. Sempre quero ver se não me cobram juros. Assim que fizerem o primeiro desconto na minha conta verei se é mesmo verdade que não se pagam juros durante 50 dias. Depois virei contar aqui o que acontecer. Seria bom que todos fizessem o mesmo. Para já estou satisfeito... :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho o cartão Citi há já vários anos porque foi dos primeiros que não tinha anuidade.

Não tenho problemas com o cartão e é mesmo assim que funcionam - tens um prazo (entre um e dois meses - desde a compra até ao pagamento do extracto correspondente) durante o qual não te cobram juros. A partir daí será a doer mas nunca deixei que isso acontecesse.

Deu-me muito jeito nestas férias porque tive que alugar um carro e eles pedem sempre um cartão de crédito.

Vais apanhar é com alguma publicidade... tipo umas cartas por correio e umas chamadas telefónicas para aí cada um ou dois meses a "apresentarem-te" o serviço de cash advance e a perguntar se precisas de dinheiro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Outra questão...

Eu quando aderi tive de dar o NIB, pelo que fiquei com a opção de debito directo activada, mas não escolhi nenhuma modalidade de pagamento, quero escolher a 100%, como faço isso? (pela net, ou quando for activar o cartão).

Quando é feito o debito directo? Aconselham-me antes usar o pagamento por Multibanco? será mais seguro? não vão eles se "esquecerem" de retirar o dinheiro e depois fico a pagar juros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu tenho á alguns meses e até agora não tive problema nenhum, e também não fui bombardeada com publicidade, eles que não me ouçam dizer isto  :)

pauloaguia, desde que tens o cartão quantas vezes já te aumentaram a linha de crédito? Eu tenho á uns 6 ou 7 meses e já me aumentaram se eu pedir nada, não é que faça muita diferença é apenas uma forma de me incentivar a gastar mais, coisa que não penso fazer  :)

nprosado não te preocupes que eles não se esquecem  :) debitam penso que é no penúltimo dia util antes do final do prazo para pagamento.

eu faço o pagamento a 100% por multibanco, não gosto muito de débitos directos  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também não gosto muito de debitos directos... Então se eu optar por pagamento por multibanco, como posso alterar isso? ligando para lá, ou mesmo pela net?e nesse caso posso cancelar a autorização de débito directo no meu banco? e os codigos para o pagamento MB aparecem na factura? A factura pode ser consultada on-line?

(peço desculpa pela quantidade de perguntas)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia, desde que tens o cartão quantas vezes já te aumentaram a linha de crédito?

Acho que me aumentaram no primeiro ou segundo ano. Na altura em que o pedi atribuiram-me uma linha de crédito de sensivelmente 2 salários. Fiquei sem perceber se o aumento foi para compensar os aumentos salariais que tinha tido entretanto ou se foi simplesmente porque sim. Também, não me faz grande diferença...

eu faço o pagamento a 100% por multibanco, não gosto muito de débitos directos  ;D

eu pensava o mesmo até que a companhia do gás começou a mandar as facturas mesmo em cima do prazo. Além disso, posso ir de férias mais tempo e mais descansado, sei que a ocnta é paga sozinha, não preciso de andar a dar ordens de pagamento.

Seja como for, nos débitos directos podes sempre definir um montante máximo, data de validade e mesmo cancelá-los unilateralmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então se eu optar por pagamento por multibanco, como posso alterar isso?

Mas já optaste pelo dábito directo e queres activar agora ou vice versa? Se tens débito directo activado podes à mesma pagar por multibanco. Tem é que ser uns dias antes do prazop que é para não darem a ordem de pagamento ao banco. Mesmo que, por acaso, pagues a conta duas vezes, fica como crédito até à próxima, não perdes o dinheiro (perdes é a vantagem de pagar depois - pagas antes de fazeres as compras :P)

ligando para lá, ou mesmo pela net?

Penso que podes alterar a forma de pagamento pela net.

e nesse caso posso cancelar a autorização de débito directo no meu banco?

Sim, podes. Aliás, podes cancelar a autorização de débito directo no banco em qualquer altura (a maior parte dos bancos deixa fazer isso pelo site). Tens é que garantir que a conta é paga na mesma, caso contrário cobram-te uma taxa por atraso no pagamento. E claro, convém alterar a forma de pagamento do cartão de crédito que é para não correres esse risco.

e os codigos para o pagamento MB aparecem na factura?

Sim, ao contrário do que acontece com outras entidades, mesmo com débito directo activado surgem as referências multibanco no extracto mensal.

A factura pode ser consultada on-line?

Depois de activares o extracto online deixam de to enviar por correio e passas a consultá-lo no site. Antes disso não sei se fica disponível online.

Tens disponíveis os extractos dos últimos 12 meses.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

há uns tempos contaram-me um caso de uma pessoa que foi tendo aumentos sucessivos de linha de credito até chegar aos 3000€ o que correspondia quase a 6 x o salário da pessoa, cujo salário era cerca de 500€ mensais, a pessoa entusiasmou-se com o dinheiro que tinha disponível e foi gastando, o resultado foi não conseguir pagar o que devia e ver o salário penhorado. Por isso é que tão importante controlar os gastos e lembrar sempre que não há nada de borla.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...e lembrar sempre que não há nada de borla.

Por enquanto ainda não se pagam os conselhos neste fórum ;)

Mas sim, os cartões de crédito são úteis desde que bem usados. Há uma regra muito simples para não cair em desgraça - se não se tem o dinheiro (nem que seja num depósito a prazo, algures), não se compra. Claro que isso implica ter uma ideia rigorosa do dinheiro que se tem disponível, mas é justamente por isso que se deve fazer o orçamento lá em casa regularmente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Outra questão...

Eu quando aderi tive de dar o NIB, pelo que fiquei com a opção de debito directo activada, mas não escolhi nenhuma modalidade de pagamento, quero escolher a 100%, como faço isso? (pela net, ou quando for activar o cartão).

Quando é feito o debito directo? Aconselham-me antes usar o pagamento por Multibanco? será mais seguro? não vão eles se "esquecerem" de retirar o dinheiro e depois fico a pagar juros.

Quando receberes o cartão tens que ligar para o Citi para activar o cartão, nessa altura solicitas o pagamento por completo (100%). Aí defines também se pretendes o plano de protecção financeira, por norma oferecem-no por 30 dias. Depois pagas uma taxa de 0,68% mensal sobre o montante em divida.

Depois também te podes registar no site e aceder aos dados do cartão de crédito. Aí podes fazer as alterações que pretenderes.

Uma coisa que não te deves admirar é a de fazeres, por exemplo hoje, uma compra e ela não aparecer logo mencionada nos movimentos do cartão. Só vês esse movimento passado 2 ou 3 dias.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desculpa, mas não percebi essa historia da taxa de 0,68% do saldo em divida... Se fizer uma compra de 100€ e pagar os 100% dentro do periodo sem juros (50 dias..acho que) tenho que pagar mais alguma coisa? e se houver meses que não faça qualquer compra?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vai a http://www.citibank.pt/consumer/portuguese/comparativo.html onde podes constatar que em todos os cartões no penultimo item consta "Protecção Financeira". Esta protecção é um seguro que garante o pagamento do capital em divida ou parte, em caso de demprego. Não é de adesão obriatória. Mas o que o Citi por norma faz é oferecer este plano durante 30 dias. depois desses 30 dias e se pretenderes ter esse plano de protecção pagas 0,68% sobre o capital em divida nesse mês. Imagina que sõa € 100,00 de capital em divida durante esse mês. Contas feitas vais pagar € 100,00 X 1,0068% = € 100,68.

Por último como facilmente constatas não se tarta de juros.

http://www.citibank.pt/consumer/portuguese/proteccao_financeira.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela informação.. Já estou esclarecido em relação a esse assunto.

Só tenho mais 1 questão. Ao fazer pagamentos, coloca-se o PIN ou carrega-se duas vezes no verde e depois assina-se?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só tenho mais 1 questão. Ao fazer pagamentos, coloca-se o PIN ou carrega-se duas vezes no verde e depois assina-se?

Se colocares o PIN não precisas de assinar.

Se carregares 2 vezes OK tens que assinar o talão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso quer dizer que qualquer das maneiras é valida....

Obrigado por toda a informação

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu uso sempre PIN. No entanto, penso que ambos os métodos são válidos (sem certeza).

Já agora, se pagares sem o PIN (se tal for possível) e o vendedor não te pedir identificação para confirmar a assinatura reclama. É por essas atitudes que há quem se safe a usar o cartão de crédito dos outros...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ambos os métodos são válidos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu uso sempre PIN. No entanto, penso que ambos os métodos são válidos (sem certeza).

Já agora, se pagares sem o PIN (se tal for possível) e o vendedor não te pedir identificação para confirmar a assinatura reclama. É por essas atitudes que há quem se safe a usar o cartão de crédito dos outros...

O que é mais seguro, ter o cartão assinado ou por assinar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu aderi à pouco tempo, e "aproveitei" a campanha da oferta da máquina de café.

Curiosamente, a máquina chegou ainda antes de pagar o primeiro extrato.

Estranho foi o facto de o pagamento ser até dia 10 e ter saído no dia 8. Isto já aconteceu a alguém?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

penso que é assinado, pelo que me lembro sempre que recebi um cartão na carta que o acompanhava dizia para o assinar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estranho foi o facto de o pagamento ser até dia 10 e ter saído no dia 8. Isto já aconteceu a alguém?

no mês passado recebi o extracto dia 9

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

no mês passado recebi o extracto dia 9

Há vários periodos... No meu caso o extrato é emitido no dia 21 e o pagamento deveria ser dia 10.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas o extrato tem que sair antes da data de pagamento, para quem quiser pagar 100% n tenha que pagar juros... Se for extrato on-line tb custuma haver esses atrasos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor