aft41

Recibos Verdes????

2 publicações neste tópico

Olá a todos,

Tenho uma pequena empresa de construção civil, actualmente cessei a actividade, devido à crise só tenho tido prejuízo.

Pensei em colectar-me nos recibos verdes (prestação de serviços), será que tenho alguma vantagem uma vez que só os passarei quando tiver trabalhos?

No primeiro ano obtenho isenção na Segurança Social, não é assim? Como serão os seguintes? E em relação ao IVA, como funciona? Quais os valores em causa tanto na Segurança Social como nas finanças?

Como funciona a contabilidade organizada? Quais os valores anuais mínimos exigidos?

Cumprimentos e até breve.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No primeiro ano, caso nunca tenhas aberto actividade em nome individual antes, tens isenção da SS, sim.

A partir daí, descontas para a SS todos os meses, mesmo naqueles em que não recebas (no caso de rendimentos baixos, inferiores a 6xIAS, salvo erro, é possível fazer um requerimento à SS para descontar menos... informa-te bem sobre isso, até porque com a entrada em vigor do novo código contributivo há várias coisas que vão mudar).

Quanto ao IVA, se fizeres menos de 10.000€ por ano podes não cobrar IVA. A partir do momento em que passes os 10.000€ / ano tens de começar a cobrar IVA nesse ano e nos anos seguintes. Idem aspas para a retenção de IRS na fonte.

Não há um mínimo para ter contabilidade organizada. Se tiveres um volume de negócios superior a 150.000€ / ano é que és obrigado a isso tê-la. Abaixo disso podes optar livremente entre a contabilidade organizada ou o regime simplificado (sendo que a opção que tomes implica que se permaneça nesse regime durante alguns anos, a menos que o limite seja ultrapassado, altura em que é obrigatório passar para contabilidade organizada).

Há duas diferenças principais entre a contabilidade organizada e o regime simplificado: por um lado pagas a um contabilista para te tratar da contabilidade e assinar por baixo o que declaras às Finanças; por outro podes declarar todos os custos com a acvtividade enquanto que no regime simplificado o fico considera que esses custos são 30% do teu rendimento (80% no caso de vendas). Ou seja, se tiveres custos bastante superiores a esses 30%, é provável que compense a opção pela contabilidade organizada pois é a única que te permite deduzi-los na totalidade.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor